Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2013

Manifestação de Pesar

28 de janeiro de 2013 0

Senhores (as) Coordenadores (as) Regionais e Patrões,

Do momento de tristeza pela tragédia ocorrida no domingo, dia 27 do corrente mês, na cidade de Santa Maria, devemos tirar lições desse lamentável episódio de dor para que casos como esse sejam relegados ao passado, muito embora o vazio e o sentimento de angústia jamais serão esquecidos.
Por isso, devemos cuidar muito mais da segurança dos nossos Galpões e o tipo de eventos que queremos realizar.
Vamos nesses dias de decretado luto (bandeiras a meio mastro), fazer um minuto de silêncio e de orações no início das atividades, principalmente para que os familiares e amigos tenham força para suportar o doloroso acontecimento com nossos inesquecíveis tradicionalistas abaixo:

Allana Willers – 9º RT – CTG Clube Farroupilha
Ana Carolini Rodrigues – 8ª RT – CTG Pioneiro do Laço
Andrise Farias Nicoletti – 13 RT – CTG Sincero Lemes
Augusto Malezan de Almeida Gomes – 13 RT – AT Estância do Minuano
Cássio Garcez Biscaino – 10RT – PN Caudilhos Vianense
Felipe Vieira – 7 RT – GR Tebanos do Igaí
Jose Manuel Rosa da Cruz – 13 RT – DT Querencia das Dores
Leonardo Lemos Karsburg – 13 RT – DTG Noel Guarany
Luiz Felipe Balest Piovesan – 9ª RT – CTG Tropeiro Velho
Maicon Douglas Moreira Iensen – 13 RT – CTG Querencia do Pinhal
Matheus Pacheco Brondani – 18 RT – PL Jalmengo Azevedo
Vinicius Pinton Greff – 13 RT – CPF Piá do sul

Atenciosamente,

Erival Bertolini
Presidente do MTG

Nota de Luto do Movimento Tradicionalista Gaúcho

27 de janeiro de 2013 0

Em deslocamento para Santa Maria, o Presidente do MTG, Erival Bertolini, que nasceu em Espumoso, mas que fez da cidade coração do Rio Grande, sua querência, mal conseguiu falar ao telefone, tamanha a emoção, para solicitar uma nota oficial do movimento tradicionalista.

Bertolini, ainda chocado com a notícia, solicitou a publicação:

“O Movimento Tradicionalista Gaúcho, do Rio grande do Sul, se solidariza com familiares e amigos das vítimas. Manifestamos nossos sentimentos de tristeza e rezamos pela paz dessas famílias e do povo de Santa Maria, que precisará de muita solidariedade para superar essa tragédia.”

Nota de Luto do MTG/MS

27 de janeiro de 2013 0

Campo Grande, 27 de janeiro de 2013.

O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS), em nome de toda a comunidade gaúcha do Estado lamenta profundamente o falecimento das vítimas do acidente ocorrido em uma casa noturna nesta madrugada na cidade de Santa Maria/RS.

A tragédia aconteceu na Boate Kiss e segundo informações um incêndio causou a morte de quase 230 pessoas. “Neste momento muito triste manifestamos nossa solidariedade aos familiares pela dolorosa perda”, lamentou Natal José Marchioro, Presidente em Exercício do MTG/MS.

O Conselheiro de Ética da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), João Ermelino de Mello, comentou que está consternado com a perda desses jovens. “Externamos nosso pesar, prestamos solidariedade e pedimos a ajuda dos amigos e tradicionalistas residentes em Santa Maria para doação de sangue àqueles que estão internados”, disse João Ermelino de Mello.

Tragédia em Santa Maria. Nota do MTG

27 de janeiro de 2013 0

A boate Kiss, na Rua dos Andradas, em Santa Maria, foi palco de uma tragédia na madrugada de sábado para domingo. Um incêndio, que teria começado por volta das 2h deste domingo, causou a morte de mais de 230 pessoas. O fogo teria iniciado quando uma pessoa soltou um sinalizador dentro da boate.

O Presidente do MTG se manifestou sobre o acontecido:

“O Movimento Tradicionalista Gaúcho se solidariza com as famílias dos jovens que vieram a falecer na tragédia que ocorreu na Boate “Kiss”, em Santa Maria, e solicita às entidades tradicionalistas, da cidade, que se coloquem a disposição para ajudar as autoridades e os familiares para os atos fúnebres. Em um momento difícil como este, pede aos tradicionalistas que doem sangue para ajudar aqueles que ainda estão internados. “

Convocação para reunião dia 26/01

17 de janeiro de 2013 0

Estamos convocando os Senhores (as) Coordenadores (as) e seus Diretores dos departamentos Campeiro, Esporte e Cultural, para a reunião, no dia 26 de janeiro de 2013, no CTG Guapos do Itapuí, próximo ao Parque do Trabalhador, Campo Bom, RS, onde se realizará a 25ª FECARS, com a seguinte programação:
8h00min – Recepção
9h00min – Reunião Coordenadores Regionais e Diretores.
Presidente – Considerações Gerais
Vice Presidência de Administração
Vice Presidência de Eventos   – Inter Regionais   -  FECARS 2013
Vice Presidência de Cultura
Vice Presidência de Finanças
Vice Presidência da FCG
Assuntos gerais
13h00min – Almoço
14h00min – Visita ao Parque

Vem ai o 1º Cfor do ano

14 de janeiro de 2013 0

Cfor Básico Porto Alegre

23/03/2013 – 9h

Sede do MTG

 Inscrições abertas. R$ 35,00

Faleceu Ubirajara Rafo Constant

10 de janeiro de 2013 0

Faleceu nesta quarta-feira,dia 09 de janeiro, na cidade de Uruguaiana, onde nasceu, o poeta, escritor e radialista Ubirajara Rafo Constant. Ele tinha 74 anos e foi vítima de insuficiência respiratória. Constant era autor da poesia épica “Retorno Bravo”.

– “Retorno Bravo” é uma das poesias mais lindas do Rio Grande do Sul – afirma o cantor regionalista Luiz Carlos Borges. Ele também descreve Ubirajara como “um grande amigo de Festivais da Barranca, de Califórnias. Uma figura humana maravilhosa e um cara muito inteligente”.

Como compositor, Ubirajara escreveu letras premiadas nas Califórnias da Canção, como Ave Maria Pampeana e Mocito.

O corpo de Ubirajara será velado até as 15h de quinta-feira (10/01), na Biblioteca Prado Veppo, quando ocorre o enterro, no Cemitério Municipal Senhora Santana. O compositor deixa os filhos Felipe e Rafael, frutos de seu casamento com Maria Teresa Moreira.

Fonte: Clic RBS
Zero Hora.com
 

Congresso definiu os rumos do tradicionalismo para 2013

08 de janeiro de 2013 0

Santa Maria recebeu o Rio Grande tradicionalista nos dias 4, 5 e 6 de janeiro, no ginásio municipal de esportes para a realização do 60º Congresso Tradicionalista Gaúcho. O calor intenso foi amenizado com a chuva que caiu no sábado, aliviando para os mais de mil congressistas inscritos para o conclave.

Na sexta feira, na parte da tarde chegou a chama crioula, vinda a casco de cavalo, da cidade de Pelotas, onde aconteceu o congresso anterior. Depois foi dado sequencia às sessões plenárias, sob a presidência de Ilva maria Borba Goulart, coordenadora da 4ª RT, escolhida para presidir os trabalhos. Na relatoria geral teve o apoio de Nairoli Calegaro e na secretaria de atas Paulo Roberto de Fraga Cirne e Claudiane Vieira. O vice Presidente foi José Adair da Silva.

Música Tema do Congresso

De autoria de José Aldomar de Castro, Conselheiro Benemérito do MTG,  que sugeriu a composição “Grito de Alerta”, letra de Salvador Ferrando Lamberty e música de Valdomiro Maicá, por  considerar que neste congresso estavam presentes representantes de todo o Estado do Rio Grande do Sul e entendeu ser uma bela oportunidade para um tema que aponta providências a serem tomadas para entregarmos às futuras gerações, um pampa compatível com a industrialização agrária e perfeita sustentabilidade. Com a relatoria do músico Cláudio Vargas que deu seu parecer favorável, a música foi aprovada por unanimidade.

Objetivo anual do MTG para 2013

As prendas, Taynara Hella Moraes Ouriques, 1ª Prenda e Aline Rigão de Vargas, do Departamento Cultural, ambas da 13ª Região, propuseram, e foi aceito por unanimidade, como objetivo anual, o tema “MTG em defesa da saúde e bem estar do tradicionalista”. Destacaram  as autoras que a saúde é uma das questões fundamentais da sociedade e, por ser um dos grandes deveres do estado, o tradicionalismo serve como ferramenta agregadora social, tornando-se de fundamental importância que a saúde também esteja entre as questões e atenção especial do Movimento Tradicionalista Gaúcho.


 

Tema dos festejos farroupilhas

  Com o tema, já apresentado em 2012, “O RS no imaginário social”, Rogério Bastos enfatiza que, se o gaúcho nasce deste imaginário onde se encontram os mitos, lendas, contos e histórias, vê-se abrir uma janela para a recuperação das formas de ver, sentir e expressar o real dos tempos passados.

O imaginário é um sistema produtor de ideias e imagens que suporta as duas formas de compreensão do mundo: a forma racional e conceitual, que produz o conhecimento científico, e a das sensibilidades e emoções, que correspondem ao conhecimento popular.

Aprovada por unanimidade, depois de relatada por Marilane Mendes, a proposição teve três comentários favoráveis: Rui Rodrigues, José Aldomar de Castro e Maria Izabel Trindade de Moura. Será formado um grupo de estudos para confecção do livro dos festejos e para as palestras durante o ano.


Chama Crioula 2013.

Com a retirada da proposta da 8ª região tradicionalista, General Câmara não teve concorrência, mas foi votada pela plenária, com relatoria de José Gelso Miola. A vila de Santo Amaro do Sul, distrito de general Camara, foi elevada a categoria de freguesia em 1773, para em 1809 ser incorporada ao recém criado município de Triunfo e, em 1849, ao de Taquari. Em 1881 chegou a categoria de município. Em 1971 serviu de sede par as gravações de “Um certo Capitão Rodrigo”, dirigido por Anselmo Duarte. Perto do Balneário do Coqueiro, está o sobrado que pertenceu ao maior inimigo dos farroupilhas, Chico Pedro, O Moringue.


Congresso Tradicionalista 2014

Porto Alegre não sediará somente a Copa do Mundo. Por decisão do Congresso, realizado em Santa Maria, a capital de todos os gaúchos será a sede do maior acampamento da história dos Congressos, em 2014. Nairoli Calegaro foi o autor da proposta, que teve o aval da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e o apoio de Elomir Malta, Erival Bertolini e Paulo Roberto de Fraga Cirne, como manifestações favoráveis à proposta.

A Diretoria do MTG propôs que, para este Congresso, seja organizado um grande acampamento de avaliação da atuação de todos as áreas e  setores do tradicionalismo, através de grupos específicos para cada segmento.


Identificação de locais históricos

Zeno Dias Chaves, conselheiro benemérito, propôs que o MTG recomende aos coordenadores regionais e conselheiros, ligados às regiões de origem, departamentos culturais, com a ajuda de historiadores e, a parceria da secretaria de cultura do estado, que pesquisem locais históricos e as respectivas identificações. Pois com este trabalho, diz o autor, estaremos cumprindo com um dos principais objetivos do tradicionalismo e ajudando a resgatar identidade cultural.