Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de abril 2013

A primeira execução do Hino Rio-grandense

30 de abril de 2013 0

A 30 de Abril de 1838, os farroupilhas obtiveram uma de suas maiores vitórias em todo o decênio revolucionário: a conquista da vila legalista de Rio Pardo. Em meio à euforia do triunfo, eles se deram conta de que havia sido aprisionada a banda militar do 2º Batalhão Imperial de Caçadores e seu respectivo maestro, Joaquim José Mendanha. Então lhe deram o encargo de compor a música do Hino da República Rio-Grandense. Historiadores afirmam ter acontecido a primeira execução em 5 ou 6 de Maio de 1838.
Apesar da denominação de “Hino Farroupilha”, popularmente é chamado de “Hino Rio-grandense”. Em 1934 o hino sofreu alterações sob a revisão do maestro Antonio Tavares Corte Real, que lhe adaptou aos versos de Francisco Pinto da Fontoura, bem como realizou pequenos reparos de ordem rítmica para acentuar o caráter marcial.

Mais um Cfor. mais um grande sucesso

29 de abril de 2013 0

No dia 27 de abril, no CTG Tropeiros da Amizade, em santa Cruz do Sul, aconteceu mais uma etapa do Cfor, Curso de Formação Tradicionalista, promovido pelo departamento de cursos do MTG. Mais um grande sucesso de público, pois foram 120 inscritos.
Há uma semana do evento haviam 55 inscritos. Em campanha nas redes sociais e com jornalistas e blogueiros da região atingiu-se o objetivo final, que era um numero superior a 100 participantes.
Próximo Cfor será dia 05 de maio na sede do MTG em Porto Alegre.

Gildinho é o patrono dos festejos farroupilhas do RS 2013

25 de abril de 2013 0

Em reunião realizada pela Comissão Estadual, o líder dos Monarcas, foi escolhido Patrono dos Festejos Farroupilhas do RS em 2013.
Nésio Alves Corrêa, mais conhecido por Gildinho, nasceu no interior de Soledade (RS), no dia 18 de janeiro de 1942. Foi criado numa família humilde e numerosa. Morava no campo, ajudando os pais nas lidas campeiras. Muito cedo ficou órfão de pai e aos 15 anos já arranhava uma gaita nos saudosos bailes de candeeiro para onde ia sempre a cavalo. A sua primeira acordeona foi comprada em troca de duas cabeças de gado e uma guaxa.
Em 1961, Nésio deixou a família, a vida no interior de Soledade e foi embora para Erechim (RS) em busca do sonho de se tornar músico profissional. Lá conheceu amigos e iniciou a sua carreira tocando nos programas de rádio, de auditório, como o “Amanhecer no Rio Grande”, pela Rádio Difusão, e mais tarde, o “Assim Canta o Rio Grande”, pela Rádio Erechim. E foi no rádio, devido ao seu favoritismo pelas músicas de Gildo de Freitas, que recebeu o nome artístico de Gildinho. Com a audiência dos programas, Gildinho começou a animar pequenos bailes na região.

Gildinho passou a liderar um dos grupos que se tornaria mais tarde uma referência na música regionalista gaúcha. De ritmo animado, marcante, a música fandangueira do grupo passou a conquistar admiradores e ficar conhecida como “O tranco d´Os Monarcas”. Os Monarcas são um dos poucos conjuntos que preservam a autenticidade da música tradicionalista gaúcha e também de maior longevidade, 40 anos de história.

Além disso, o grupo foi agraciado com cinco discos de ouro e um DVD de ouro; e gravou 36 trabalhos. No entanto, a maior conquista tem sido manter a formação com um grupo sólido e talentoso, com artistas implacáveis. A cada etapa da carreira, a família Os Monarcas aumenta o número dos integrantes e mostra porque está entre os maiores grupos de música tradicionalista gaúcha.

Em maio de 2005 o grupo realizou uma turnê nos Estados Unidos para encontrar gaúchos saudosistas e também mostrar aos norte-americanos a música tradicionalista do Sul do Brasil. Os Monarcas apresentaram-se no Clube Lido, em Revere (Boston) e no CTG Distante da Minha Terra, em Newark (Nova Jersey).

Em 2011, a cidade que adotou Gildinho o presenteou com o convite de ser, junto com o irmão Chiquito, homenageado especial na Feira do Livro. Além disso, teve a satisfação de participar do lançamento do livro “Homens de Sucesso – A história de Chiquito e Gildinho” e no momento vive momentos de emoção acompanhando a finalização do filme “Os Monarcas”, que contará toda a trajetória de sua vida e carreira.

No ano de 2013, a comissão estadual escolheu Gildinho para ser o patrono dos festejos farroupilhas do RS por sua trajetória que honra a musicalidade regionalista do estado, suas atitudes, personalidade e carisma com o público. Gildinho, que já conquistou a Medalha do Mérito Farroupilha, Troféu Guri e indicações a prêmios nacionais, como o Sharp, juntamente com Os Monarcas, também figurou entre os grupos musicais mais lembrados pelos gaúchos, segundo pesquisa da Revista Amanhã. Agora ele se junta ao elenco de homenageados como Luiz Menezes, Paixão Cortes, Nico Fagundes, Wilmar Winck de Souza, Telmo de Lima Freitas, Rodi Borghetti, Alcy Cheuiche e Nilza Lessa.

Campanha Publicitaria dos festejos - Edital

25 de abril de 2013 0

1- Para participar do edital:
1.1- Agência de Publicidade e Propaganda, Agência de Design Gráfico ou Pessoa Física com domicilio no território do Rio Grande do Sul;

2- Características do serviço publicitário
2.1 – Período de inscrição: de 25 abril de 2013 a 30 de maio 2013
2.2 – Inscrições somente pelo e-mail: secretariogeral@mtg.org.br ou secretaria@mtg.org.br
2.3 – Informações: 051-3223-5194 (de 9h às 18h)
2.4 – As inscrições são gratuitas
2.5 – Data do resultado: 05 de Junho 2013
2.6 – O Resultado será informado pelo site do MTG do RS (www.mtg.org.br) , dos Festejos Farroupilhas (www.semanafarroupilha.com.br)
2.7 – O Prêmio da campanha escolhida será de R$2.000,00 (Dois mil reais)

3- Serviços de criação da imagem publicitária (desingn gráfico – criação de um conceito, de uma ideia, através de técnicas que irão dar forma e estruturar o tema:” O RS no imaginário Social”), layout para as peças que irão compor a campanha publicitária dos festejos farroupilhas de 2013 (As imagens deverão ter proporções para as seguintes peças);
3.1 – Cartaz de divulgação (1 modelo: formato: 44 x 64 cm / 4 x 0 cores);
3.2 – Flyer (1 modelo: formato: 10 x 21 cm / 4 x 4 cores) com informações de programação dos festejos ;
3.3 – Folder (1 modelo: formato: 297 x 210 mm / 4 x 4 cores) com informações detalhadas dos festejos ;
3.4 – banner (formato: 0,90 x 1,20m) ;
3.5 – faixa (1 modelo): tamanho: 0,80 x 4,00 m;
3.6 – Fundo de Palco 4m x 2m;
3.7 – Fundo de Palco 8m x 4m;
3.8 – Uma imagem vetorizada para peças de tamanhos variáveis que possam vir a ser produzida pela comissão;
3.9 – No valor da premiação estará incluída a produção fotográfica ou compra de imagem – caso seja necessário de acordo com a criação da Agência ;
3.10- Anúncio para Jornal – colorido 26cm x 18cm / 26cm x 10cm / 26cm x 7cm

4- Para participar do edital de escolha deste tema a Agência/pessoa deverá:
4.1 – Enviar em envelope lacrado identificado com um DVD contendo o material produzido
4.2 – Enviar uma carta de aceite para que sua peça, caso for a escolhida, possa ser usada pela comissão estadual dos festejos farroupilhas para a produção das peças publicitárias do evento de 2013, independente da quantidade de modelos.

Começa hoje o Entrevero de Peões

18 de abril de 2013 0

Desde 1989 somente 12 regiões levaram o “Troféu Farroupilha”. Vinte e cinco anos depois 13, das 30 regiões, disputam este título.

Vinte e cinco anos de história. O concurso de peão farroupilha do RS, neste ano, completa seu jubileu de prata, e é disputado por 13 regiões. Criado para escolher, anualmente, dentre os jovens associados de entidades filiadas ao MTG, representantes da cultura, das artes, do campeirismo e do artesanato, possuidor dos valores tradicionais característicos da identidade cultural do gaúcho, o entrevero cultural de peões, hoje, abrange as categorias adulta e juvenil, mas, ano que vem, terá a categoria mirim, denominado “piá”.

Nestes 25 anos o concurso evoluiu de tal forma, para buscar elevar o nível intelectual da peonada, buscar novas lideranças, aumentar o aprendizado do folclore, da história, da geografia e das tradições do Rio Grande do Sul que algumas regiões, praticamente, se especializaram em buscar este título farroupilha. Com três títulos estaduais de Peão Farroupilha, vem a 9ª RT, 11ª RT, 16ª RT e 23ª RT. Este ano, em busca do quarto título estarão, somente as três primeiras, pois a 16ª e 23ª não inscreveram candidatos.

Buscando seu terceiro troféu Farroupilha, a 3ª RT, a 15ª região, vem com forte apoio da coordenadoria regional, já a 30ª, que tem dois, não disputará este ano. Em busca do segundo título vem a 4ª, 12ª, 13ª, 20ª, 21ª e a 1ª RTs, pois somente estas 13 regiões conseguiram levar o concurso para suas cidades. Portanto, das 13 regiões que estão disputando o “Troféu Farroupilha”, somente 4 delas nunca chegaram ao título máximo, que são: 6ª, 7ª, 18ª e 24ª RTs. Está lançado o desafio.

Programação:

18/04/2013 – Quinta-Feira
16h – Recepção e credenciamento
19h30 -Missa Crioula – Ginásio de Eventos no Parque Municipal
20h30 -Jantar – Salão Farroupilha no Parque Municipal

19/04/2013 – Sexta-Feira
07h – Café – Salão Farroupilha
08h – Hasteamento dos Pavilhões
09h – Prova Escrita – Anfiteatro do SESI
Programação para os pais na sede do Lions Clube
11h30 – Almoço – Salão Farroupilha
13h30 – Início das Provas Artísticas
- Peões – Ginásio de Eventos
- Guris – Anfiteatro do SESI
19h – Jantar – Salão Farroupilha
20h30 – Sessão Solene de Instalação do Entrevero Cultural de Peões – Ginásio de Eventos – Parque Municipal

20/04/2013 – Sábado
07h – Café – Salão Farroupilha
08h30 – Início das Provas Campeiras – Estância de Rodeios Delomar Zimmermann
12h – Almoço – Estância de Rodeios
13h30 – Reinício das Provas Campeiras
20hJantar – Salão Farroupilha
22h30 – Fandango de Divulgação dos Resultados com o Conjunto “OS MATEADORES” – CTG Tropeiro Velho – INGRESSOS – R$ 20,00 -
Obrigatório uso da pilcha.

Precisa-se de sangue

10 de abril de 2013 0

Senhores (as),

Estamos com o Companheiro Edison Debom (Mexicano), Vice Presidente de Finanças do MTG, em recuperação de uma cirurgia e este amigo esta precisando de doadores de sangue. Segue dados do laboratório:

No LABORATORIO MARQUES PEREIRA
Rua Vasco da Gama, 84, Bom Fim, Porto Alegre/RS.
Das 8:00 as 14:00 horas.
Em Nome de EDISON FRANCISCO TAVARES DEBOM

Em nome de nosso grande amigo Debom, desde já agradecemos.

Datas comemorativas do ems de Abril

10 de abril de 2013 0

01 • Dia da Mentira
07 • Dia do Jornalismo
07 • Dia Mundial da Saúde
08 . Domingo de Páscoa
08 • Dia Mundial do Combate ao Câncer
13 . Dia do Hino Nacional -1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831
16 . Dia da Voz
18 • Dia de Monteiro Lobato e do livro infantil
19 • Dia do Índio
19 • Dia do Exército Brasileiro / aniversário de Getúlio Vargas
21 • Tiradentes
22 • Descobrimento do Brasil
23. Dia Nacional da Educação de Surdos
24 . Aniversário do 35 CTG
25 . Aniversário da morte de Borges de Medeiros
28 • Dia da Educação
30 . (1839) Executado pela primeira vez o hino rio-grandense

As datas das Inter-regionais do ENART

09 de abril de 2013 0

10 e 11 de Agosto – Inter-regional do ENART em Esteio
24 e 25 de Agosto – Inter-regional do ENART em Uruguaiana
07 e 08 de Setembro – Inter-regional do ENART em Caxias do Sul
12 e 13 de Outubro – Inter-regional do ENART em São Jerônimo

Saiu edital para música tema dos festejos

03 de abril de 2013 0

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas definiu, em reunião realizada dia 03 de abril, na sede da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), o período para as inscrições do concurso que escolherá a canção tema da Semana Farroupilha 2013. De acordo com o regulamento, serão aceitas inscrições realizadas entre os dias 8 de abril até 8 de maio. A canção vencedora será anunciada no dia 15 de maio.

As músicas deverão ser inéditas, compostas especificamente para o evento, contemplando ritmos consagrados do cancioneiro rio-grandense e enfocando o tema “O Rio Grande do Sul no imaginário social”, que servirá para a divulgação oficial da mesma. Mais informações na sede da FIGTF – Avenida Borges de Medeiros 1501 sala 10, em Porto Alegre. Telefone (51) 3228.1711. E-mail festivais.igtf@gmail.com.

O Jubileu de Prata do Entrevero

02 de abril de 2013 0

Desde 1989 somente 13 regiões levaram o “Troféu Farroupilha”. Vinte e cinco anos depois 13, das 30 regiões, disputam este título.

Vinte e cinco anos de história. O concurso de peão farroupilha do RS, neste no, completa seu jubileu de prata, e é disputado por 16 regiões nas duas categorias. Criado para escolher, anualmente, dentre os jovens associados de entidades filiadas ao MTG, representantes da cultura, das artes e do campeirismo, possuidor dos valores tradicionais característicos da identidade cultural do gaúcho, o entrevero cultural de peões, hoje, abrange as categorias adulta e juvenil, mas, ano que vem, terá, também, a categoria mirim, denominado “piá”.
Nestes 25 anos o concurso evoluiu de tal forma, para buscar elevar o nível intelectual da peonada, buscar novas lideranças, aumentar o aprendizado do
folclore, da história, da geografia e das tradições do Rio Grande do Sul que algumas regiões, praticamente, se especializaram em buscar este título farroupilha.
Com três títulos estaduais de Peão Farroupilha, vem a 9ª RT, 11ª RT, 16ª RT e 23ª RT. Este ano, em busca do quarto título estarão, somente as duas primeiras, pois a 16ª e 23ª não inscreveram candidatos.
Buscando seu terceiro troféu Farroupilha, a 3ª e a 15ª RTs, que vem com forte apoio das coordenadorias regionais, já a 30ª, que tem dois também, não disputará este ano.
Em busca do segundo título vem a 1ª, 4ª, 12ª, 13ª, 20ª e a 21ª RTs, pois somente estas 13 regiões conseguiram levar o concurso para suas cidades. Portanto, das 13 regiões que estão disputando o “Troféu Farroupilha”, somente 4 delas nunca chegaram ao título máximo, que são: 6ª, 7ª, 18ª e 24ª RTs. Está lançado o desafio.