Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2013

Dia 28 encerram-se as inscrições

26 de junho de 2013 0

2º CONCURSO ESTADUAL DE POESIAS 2013

REGULAMENTO

O Movimento Tradicionalista Gaúcho, através de sua Vice-Presidência de Cultura, promove o 2º CONCURSO ESTADUAL DE POESIAS 2013, com o seguinte Regulamento:

Art. 1º – O Concurso tem por finalidade incentivar os poetas tradicionalistas e revelar novos talentos poéticos.

Art. 2º – Poderão participar deste concurso, qualquer tradicionalista, desde que devidamente integrado a uma entidade filiada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, o que deverá ser comprovado através do número do respectivo Cartão Tradicionalista.

Art. 3º – Não poderão concorrer, membros das Diretorias do MTG e da Estância da Poesia Crioula.

Art. 4º – A poesia deve conter no máximo 80 (oitenta) versos rimados ou não, na temática regionalista gaúcha.

Art. 5º – Cada concorrente só poderá participar com 1 (um) poema, não havendo limite de participação por entidade tradicionalista.
Art. 6º – O concorrente deverá remeter seu trabalho em dois arquivos da seguinte forma:
I – no primeiro arquivo, que deve ter como nome o pseudônimo e a palavra “poesia”, deve conter na seguinte ordem: título do concurso; título do poema; pseudônimo do autor e Região Tradicionalista; o poema.
II – no segundo arquivo, que deve ter como nome o pseudônimo e a palavra “identificação”, deve conter na seguinte ordem: título do concurso; título do poema; pseudônimo do autor, mais os seguintes dados:
Nome completo do autor; entidade/cidade e Região Tradicionalista a que pertence; número da Matrícula do Cartão Tradicionalista; profissão; data completa de nascimento e cidade onde nasceu; endereço completo onde reside; e-mail; telefone(s) para contato.

Art. 7º – Será publicado um livro com os 10 (dez) poemas melhores classificados, mais um poema classificado por Região Tradicionalista, independente dos 10 (dez) primeiros colocados.
Art. 8º – Receberão troféus os 5 (cinco) primeiros colocados, mais 4 exemplares do livro, cada um; Receberão Menções Honrosas os próximos 5 (cinco) classificados, mais 3 exemplares do livro, cada um. Os demais integrantes do livro receberão 2 exemplares cada um. Todos os concorrentes não constantes do livro receberão um exemplar.

Art. 9º – Os trabalhos deverão ser remetidos até o dia 28 (vinte e oito) de junho de 2013, e somente através da Internet para fragacirne@bol.com.br, coordenador do concurso, que imediatamente deverá acusar a confirmação correta da inscrição.
Art. 10 – Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão da Estância da Poesia Crioula.

Art. 11 – A proclamação do resultado, entrega da premiação e lançamento do livro será em solenidade a ser realizada no MTG, às 19 horas do dia 27 de setembro de 2013.

Art. 12 – Poderá ser desclassificado o concorrente que desconsiderar o presente Regulamento.

Art. 13 – O tradicionalista ao concorrer, automaticamente autoriza a possível inserção de seu poema no livro a ser publicado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG.

Art. 14 – Os casos omissos serão resolvidos pelo Coordenador do concurso e Diretoria do MTG.

Orientações para os concursos regionais

24 de junho de 2013 0

Contagem de tempo para PROVAS ORAL e ARTÍSTICA

A)A introdução que a prenda ou peão realizam é contada no tempo da prova artística (apresentação, historia da cidade ou entidades, versos e outros…), no momento da liberação do microfone;
B)Quando o concorrente mencionar “falarei sobre o tema sorteado”, o cronometro será reiniciado para a contagem de tempo da prova oral;
C)Quando o concorrente reiniciar a apresentação artística com a declamação, ou canto, ou instrumento e as danças será contado como tempo da prova artística, até a despedida da prenda com o acorde final do musical;
D)A contagem do tempo será feita da seguinte forma:
•Prova Oral até 07 ou 10 min conforme a categoria e regulamento do MTG;
•Prova Artística até 15 min para todas as categorias, incluindo a mais, a introdução feita pelo concorrente a partir da liberação do microfone (A+C).

Descontos conforme o Regulamento:
Art. 24 da Comunicação oral o desconto será de 0,05 por minuto inteiro que exceder;
Art. 25 da Prova Artística parágrafo 2º – até 01 (um) ponto por minuto inteiro, que exceder ao tempo.

Orientações Gerais

1 ― A Ciranda Cultural de Prendas e o Entrevero Cultural de Peões ― Fase Regional ― são organizados sob a responsabilidade da respectiva Coordenadoria Regional, com a assessoria da Vice-Presidência de Cultura, através do seu Departamento de Concursos e de um Conselheiro(a) designado pelo MTG.
2 ― As Provas Escritas desta Fase serão realizadas no dia 29 de junho de 2013, com início às 9 horas, no local previamente definido pela Coordenadoria Regional.
3 ― O envelope lacrado contendo as Provas do Concurso somente deverá ser aberto pelo Conselheiro do MTG, juntamente com o Coordenador(a) Regional e Diretor(a) Cultural, na presença dos participantes.
OBS.: somente até este momento será facultada a tomada de fotografias ou filmagens na sala das provas escritas.

Importante: o sorteio da apresentação das Provas Oral e Artística será feito imediatamente após a entrega da Prova Escrita pelo(a) concorrente.

4 ― A Coordenadoria Regional deverá providenciar com antecedência: (a) Listagem de Concorrentes, por Categoria (três cópias); (b) Planilhas necessárias, já preenchidas com dados de Identificação do Concorrente e (c) Conjunto de Material para a realização do trabalho, tais como calculadoras, canetas, papel, grampeador e demais materiais pertinentes à Secretaria. Caso necessário poderá complementar a relação, um computador, com boa impressora e/ou copiadora.
5 ― Às Comissões Avaliadora e Revisora competem cumprir o que determina o Regulamento, orientações e critérios previamente divulgados pela Vice-Presidência de Cultura/MTG.
6 ― A Comissão Avaliadora, na Fase Regional, será composta por 03 (três) avaliadores tendo 01 (um) avaliador suplente, todos designados por outra Região Tradicionalista (RT).

Importante: Se houver necessidade de mais uma Comissão Avaliadora, em função do número de candidatos, poderá ser designada outra Comissão.
Não poderá haver parentescos de 1º e 2º graus nem cônjuges na mesma Comissão.

7 ― A Comissão Revisora, na Fase Regional, será formada por um integrante designado da Coordenadoria, pelo Conselheiro designado do MTG e por um membro da Comissão Avaliadora.
8 ― A Comissão Revisora tem a função de: (a) fazer a correção das provas escritas e redação; (b) tabular os dados das Planilhas; (c) revisar os resultados e (d) elaborar a Ata, fazendo constar todas as ocorrências.

Importante: Para a correção da Prova de Redação, se na Comissão não houver pessoa com conhecimento específico na área, esta poderá convidar outra pessoa com tais conhecimentos como corretora das redações.

9 ― Os casos omissos serão solucionados pelas Comissões Avaliadora e Revisora.
Importante: No dia das provas (29/06) haverá um Plantão Cultural (51-3223-5194), na sede do MTG, para dirimir as dúvidas que possam surgir durante o evento.
10 ― Como será feita a Contagem de Tempo para Provas Oral e Artística.

Neusa Bonna Secchi
Vice-Presidente de Cultura/MTG

Convocação para Convenção Tradicionalista

18 de junho de 2013 0

CONVOCAÇÃO

Por determinação do Presidente, Erival Bertolini, convocamos os Senhores
Conselheiros, Coordenadores Regionais, membros da Junta Fiscal, Primeira Prenda e Peão
Farroupilha do Rio Grande do Sul, para a 78ª Convenção Ordinária que se realizará na cidade de
Porto Alegre/RS, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia), Av. José
Loureiro da Silva, 255, nos dias 26 a 28 de julho de 2013, com a seguinte programação:

26 de JUNHO/2013 – DATA LIMITE PARA ENTREGA DE PROPOSTAS.

26 de Julho – Sexta Feira:
13h00min – Credenciamento.
14h00min – 1ª Plenaria
17h00min – 2ª Plenaria
20h00min – Janta

27 de Julho – Sábado
09h00min – Abertura Oficial
10h30min – 3ª Plenaria
11h00min – Encerramento Credenciamento
12h00min – Almoço.
13h30min – 4ª Plenaria
15h00min – Espaço Cultural – 190 anos da Imigração Alemã.
Palestrante Silvio Aloysio Rockenbach – Diretor de Comunicação da
Comissão Executiva das Comemorações dos 190 anos da Imigração
Alemã no RS.
Lançamento dos Livros: “A História do Chimarrão”, “Diretrizes da Pilcha Gaúcha, traje atual: Comentada e Ilustrada” e “A Formiga e a Cigarra – uma nova história”.
Sessão de Autógrafos dos Livros: “Manual de Tradicionalismo Gaúcho”, “Ser Patrão”; “Contos
acumulativos Com Fim” e “Pára, Pedro!”
15h45min – 5ª Plenaria (apreciação de recurso ético)
19h00min– Entrega dos Certificados
20h00min- Janta

28 de Julho – Domingo
10h00min – Sessão Solene de Encerramento
11h00min– Continuação da Entrega dos Certificados
11h30min – Almoço

Aos Conselheiros, Coordenadores Regionais, Junta Fiscal e Primeira Prenda e Peão
Farroupilha do RS.