Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2014

Muitas atividades no ultimo dia do mes

31 de janeiro de 2014 0

Viamão poderá sediar a FECARS em maio

           Na tarde do dia 31 de janeiro, entre tantas atividades, o Presidente Manoelito Carlos Savaris reuniu-se junto com parte de sua diretoria com a secretaria de cultura de Viamão e o vice-prefeito e, prefeito em exercício da cidade, André Pacheco, acompanhado da Secretaria de Cultura, Gilmara Postiglioni. Presentes na reunião, também,  os vice-presidentes do MTG, de administração, Nairioli Callegaro e, de Eventos, José Roberto Fischborn. O diretor de Esportes Martin Damasco, o diretor campeiro da 1ªRT, Paulo Belarmino, e o coordenador da 1ªRT, Marcus Vinicius Falcão. Representando o presidente da UTV (União Tradicionalista Viamonense), Gilberto Azambuja, o sr. Edmar.

A prefeitura está disposta a sediar a Festa Campeira do Rio Grande do Sul, FECARS, no mês de maio (01 a 04/05) no parque de eventos Sindicato Rural de Viamão. Savaris lembrou que Viamão tem toda uma importância no cenário histórico do RS, mas tem tido uma participação pequena, lembrando que o único grande evento foi o acendimento da Chama Crioula em 2005. Paulo Belarmino lembrou que na semana anterior á data proposta da FECARS, estará acontecendo o rodeio da ETA (Escola Técnica Agrícola) e que isso poderá aumentar a participação no rodeio.
O presidente Manoelito convidou o prefeito em exercício e a secretaria de cultura para participarem da reunião no sábado, dia 01 de fevereiro, na sede da 1ª região, onde estarão apresentando a proposta da FECARS ser sediada nesta data e em Viamão.

Roque Jacoby visita o MTG

Esteve em visita à sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho o Secretario Municipal de Cultura de Porto Alegre, Roque Jacoby. Ele que também é Conselheiro Honorário do MTG.
Manoelito Savaris apresentou sua equipe de trabalho e colocou-a a disposição da secretaria. Estiveram presentes na reunião o vice-presidente de administração do MTG, Nairioli Callegaro, Celso Guimarães, Martin Gutierres damasco, diretor de esportes, Gustavo Bierhals, Vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha, e o coordenador de tradição e folclore da prefeitura, Giovani Osório Tubino.
Foram tratados diversos assuntos, entre eles, o acampamento especial da Copa de 2014 e acampamento farroupilha, de setembro. Jacoby mostrou-se solícito aos anseios dos tradicionalistas. Confirmou a parceria que já existe desde quando era secretario de estado da cultura (2003/2006).


Quem é Roque Jacoby

Roque Jacoby nasceu em Tangará, SC, em 10 de janeiro de 1948. Estudou filosofia e sociologia, formou-se em ciência econômicas na PUCRS e pós-graduou-se em estratégia empresarial na UNISINOS. No setor editorial, passou por todos os níveis, iniciando como tradutor e revisor em São Paulo, onde foi supervisor geral da editora Ática. Dirigiu a editora Mercado Aberto, em Porto Alegre, de 1977 até 2003, e suas livrarias de 1986 a 1995. Presidiu a Câmara Rio-Grandense do Livro no biênio de 1982/83 e de 1990 a 1993, o Clube dos Editores de Rio Grande do Sul no biênio 1994/95, o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul no biênio 1998/99 e também o Fórum Permanente dos Conselhos Estaduais de Cultura do Brasil, atual União Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (CONECTA) entre 1998/99. Foi secretário da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul de 2003 a 2006. Hoje é secretário da Cultura de Porto Alegre e membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul.

ATENÇÂO para entrar em contato com o MTG dia 29/01

24 de janeiro de 2014 0

No dia 29/01/2014 o expediente do Movimento Tradicionalista Gaúcho das 17hs às 18hs se dará na sede do MTG através dos telefones 51 8281-3800 e 8281-3738 e na sede da FCG através do telefone 51 8594-9844.

Somente atendimento ao telefone, pois irão estar fazendo uma medição na rede elétrica e estarão sem luz.

Segue a maratona de posses

22 de janeiro de 2014 0

RT

DATA

HORA

LOCAL DA POSSE

CIDADE

20

24/1

20:00

 Humaitá

6

25/1

09:00

CTG Rodeio dos Palmares

Sta Vitoria Palmar

4

26/1

09:00

Patrulha do Oeste

Uruguaiana

2

28/1

20:00

Davi Canabarro

Arroio dos Ratos

11

31/1

08:00

Querência do Prata

Nova Prata

18

2/2

09:30

CTG Sentinela do Pago

Santana do Livramento

12

03/02

20:00

CTG Independencia Gaucha

Esteio

17

3/2

21:00

Sinuelo da Querência

Palmeira das Missões

3

9/2

21:00

CTG Porteira das Missões

Cerro Largo

1

11/2

20:00

Sede da 1ª RT

Porto Alegre

23

11/2

20:30

CTG Estância da Serra

 Osório

24

11/2

20:00

Giuseppe Garibaldi

 Encantado

22

20/2

20:00

CTG Fogão Gaúcho

 Taquara

Segundo presidente, Manoelito Savaris, algumas medidas estão sendo tomadas pela diretoria e divulgadas nas regiões:

        “Estamos adotando medidas imediatas para desburocratizar o sistema e eliminar todas as coisas que não sejam essenciais.  Duas medidas foram adotadas de imediato:

1.A Ata de eleição de patrão fica na RT. Ao MTG somente a informação do coordenador regional, se o coordenador informa, vamos acreditar nele.

2.Os cartões novos (de CPF que não tinha cartão) e nas renovações simples (dentro da entidade), o sistema validará automaticamente o que for digitado na RT. Somente trocas de entidades requererão validação do MTG.” – disse Savaris

                   Outras medidas estão em estudo, tais como integrar todos os cartões administrativos ao sistema e a duplicidade de cartão para que tiver cartão administrativo, ou seja, o cartão de tradicionalista continuará com validade, mesmo que aquela pessoa tenha um cartão de patrão ou de capataz.

          Nesta terça-feira chegou ao MTG, Wilson Porto, especialista em programação, pra verificação e diagnóstico de todo o sistema a fim de implementar melhorias que sejam necessárias.

Posse da 7ª RT é prestigiada pelo Presidente do MTG

17 de janeiro de 2014 0

O evento de posse da coordenadoria da 7ª região tradicionalista aconteceu no Parque da Roselândia, em Passo Fundo. Gilda Galeazzi, reconduzida ao posto de coordenadora da região agradeceu aos patrões, que lhe ajudaram a administrar durante o ano de 2013, deixando um saldo financeiro positivo, superior a R$70.000,00. “O fato de ter chegado ao final do exercicio de forma positiva se deve ao trabalho de cada entidade, de cada município que compõe a região” – disse Gilda.

Após a prestação de contas aos patrões, e com a chegada do Prefeito, Luciano Azevedo, o cerimonial, comandado por Paulo Dutra (CIOFF), nominou as autoridades que prestigiaram a posse da 7ª região.

O prefeito municipal, Luciano Azevedo, o Presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, os Conselheiros Alessandro Gradaschi, Arcival Vieira, Carlos Melo, representantes das prefeituras de Marau, Carazinho e Ernestina, a 1ª Prenda Juvenil do RS, Paloma Drum Schacht, o Coordenador da 19ªRT, Ramon do Prado e o presidente da FUNZOCTUR, Daniel Bengnú Lé.

Em seu pronunciamento, Gilda fez uma breve prestação de contas de sua gestão e do rodeio internacional de Passo Fundo, que terminou com resultado positivo e que será reinvestido no parque e no evento.

Manoelito Savaris, relembrou da importância que a 7ª RT tem em sua vida, até por que ele é natural de Casca, linha 16, de onde muito se orgulha. Agradeceu a dedicação dos patrões que se fizeram presentes no Congresso, pela união, pela organização que tiveram. Relembrou ainda a parceria editada na diretoria do MTG com Carlos Melo, conselheiros benemérito do movimento.

            O prefeito, Luciano Azevedo, disse que ao lado dos tradicionalistas de Passo Fundo está bem costeado de pessoas que ele confia para realização de qualquer evento. Agradeceu a presença do presidente do MTG, o qual conheceu ainda quando era deputado, e que o nome Manoelito Savaris era sinônimo, na Assembléia Legislativa de conhecimento e referencia quando se tratava de tradições do nosso estado. Ao final Gilda entregou uma placa de homenagem ao prefeito municipal de Passo Fundo

Presidente do MTG participa da posse da 30ªRT

17 de janeiro de 2014 0

Na noite de 15 de janeiro de 2014, a coordenadoria da 30ª região tradicionalista reuniu-se com os patrões de sua área de abrangência para a tomar posse. O evento aconteceu na cidade de Lindolfo Collor, no CTG Capivarense. Além da posse, o grupo regional apresentou o projeto da gestão para prendas e peões das entidades.

            Estiveram presentes os patrões das entidades, prendas regionais, peões regionais, membros da coordenadoria para a posse, o Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Manoelito Carlos Savaris, o vice-presidente de finanças do MTG, Gerson Ludwig, o tesoureiro da CBTG, João Hermenegildo Pereira, o coordenador da 2ª RT, Ivan Botelho, e o coordenador da 15ª RT, Pedro Angeli.

MTG e RBS reafirmam parceira em 2014

15 de janeiro de 2014 0

Em reunião na sede da RBSTV, o Presidente Manoleito Carlos Savaris e o vice-presidente de administração, Nairo Callegaro, reafirmaram a parceria do MTG com a empresa de comunicação quanto à cobertura dos eventos oficiais do tradicionalismo gaúcho. Alice Urbim, gerente de programação, José Pedro Villalobos, Coordenador de produto da TVCom, e Hilda Haubert, da TVCom estiveram presentes e falaram sobre os eventos cobertos em 2013, além de relembrar velhas parcerias, como em 2002, dos campeões do ENART. Em 2014 RBS e MTG estarão juntos novamente e com novidades.

Presidente Manoleito Savaris presente na posse da 25ªRT

15 de janeiro de 2014 0

Na noite de segunda-feira, dia 14 de janeiro, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Manoelito Carlos Savaris, esteve na sede da 25ªRT, para a posse da coordenadoria, liderada pelo coordenador Jô Arse. Esteve, também presente, o Prefeito de Caxias, Alceu Barbosa Velho, e o vice-presidente de eventos do MTG, José Roberto Fischborn.

Foto Facebbok - Creicee Arsee
DTG Herança da Tradição, de Flores da Cunha, presente na posse