Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Febravar começa em Porto Alegre discutindo crise

09 de julho de 2015 0
febravar

Foto: Fabiano Riffatti

No primeiro dia da 3a Feira Brasileira do Varejo, o jornalista, economista e âncora do programa Conta Corrente da Globo News, Dony De Nuccio, mostrou para lojistas de todo país como é possível sair fortalecido diante de um cenário desfavorável, na palestra “Conjuntura econômica: onde estamos e para onde vamos”.“Se mudou o cenário econômico, é necessário o lojista mudar a estratégia para crescer em tempos de crise”, disse De Nuccio.

Além de trazer dicas para os lojistas alavancarem os negócios em meio à crise, o jornalista enfatizou que os empreendedores não podem ficar parados, pois crise é oportunidade. “O desemprego gerado na crise oferece mão de obra qualificada com menor valor”, exemplificou.

Segundo pesquisas citadas pelo jornalista, o Brasil é o terceiro país mais pessimista do mundo, de 33 países em que o empresariado foi questionado. Ele lembrou ainda que o país está na lista dos 30 países com maior carga tributária do mundo e que recebe o menor percentual de retorno para a população.

De acordo com o jornalista, os empreendedores não podem ficar parados, pois não se pode utilizar de uma mesma estratégia de negócio em um cenário econômico diferente. Ele ressaltou que o brasileiro é o povo que mais tem apetite empreendedor, que gosta de ser patrão. “Temos mais empreendedores que nos EUA. 76% preferem criar seu próprio negócio, 74% enxergam no empreendedorismo a base da riqueza e 76% dos que querem investir não tem capital para tal”, explicou.

Dony lembrou que mesmo nos mercados mais saturados, como o da cerveja, o empreendedor brasileiro consegue criar novidades e fazer o setor crescer ainda mais. “Inventa-se a cerveja gourmet, e é um estouro! Em dois anos e meio o ramo cresceu 36% e 120 novas marcas foram criadas nesse período”.

O mundo digital também não deixou de ser citado na palestra. “Em 2017 a proporção é de que cheguemos a um computador por pessoa e, esse impacto alcançará também nos smartphones, que em 2014 chegaram ao número de 55 milhões de aparelhos. 31% dos brasileiros que tem smartphones acessam a internet diariamente. Não dá para ficar de fora do mundo virtual”, afirmou.

Para finalizar, o jornalista deu algumas dicas para os lojistas aplicarem em tempos de crise como ser eficiente, inovar, criar, fazer networking, surpreender, encantar e seduzir o cliente. “É preciso criar uma experiência incrível para o consumidor na hora da compra. Superar a expectativa dele tanto na hora da venda quanto no pós-venda. O preço não pode ser o único ingrediente de atração. O mais importante é a fidelização do cliente”, enfatizou Dony.

Sobre a Febravar

Aproximar lojistas e fornecedores de todo País, oportunizar networking, apontar tendências e expor inovações do setor varejista são alguns dos objetivos da Feira Brasileira do Varejo, promovida pelo Sindilojas Porto Alegre. Paralelo à Feira, acontece o Congresso Brasileiro do Varejo, que reúne especialistas renomados de diferentes áreas para debater as tendências do setor. O evento anual teve sua primeira edição em julho de 2013. Todas as edições tiveram como sede a capital gaúcha. A Febravar acontece até sexta-feira, 10/07, das 10h às 20h, no centro de eventos do BarraShoppingSul de Porto Alegre.

Envie seu Comentário