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Lojistas se preparam para 'Era Figital'

10 de julho de 2015 0

Tive a oportunidade de experimentar uma série de novidades que começam a pipocar no varejo e que vão revolucionar a forma como compramos e vendemos na 3a Feira Brasileira do Varejo que acontece esta semana em Porto Alegre. Numa imperdível visita a Smart Store, (Loja Inteligente) montada no centro da Febravar e, após uma conversa com a idealizadora do projeto, Regiane Relva Romano, vencedora do prêmio ID People Awards 2012, fui apresentada ao que ela chama de Era Figital, uma mistura da experiência física com a digital.”As inovações que nos permitem comprar virtualmente não vão acabar com a loja física. O que vai ocorrer é que as duas coisas vão convergir e a experiência presencial vai ter cada vez mais recursos tecnológicos”, explicou a CEO da VIP Systems Tecnologia & Inovação.

Segundo ela, ter um ponto físico de relacionamento com o cliente ainda é fundamental, mas esse canal precisa ter cada vez mais interatividade, entretenimento e tecnologias que melhorem a experiência de compra.

A palestra de Regiane, ‘Novas Tecnologias Aplicadas aos Negócios’ foi uma das mais concorridas da Febravar e reuniu mais de 300 pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre as ideias dessa estudiosa que desenvolveu a 1a Loja Inteligente da América Latina. A loja é a materialização da tese de doutorado de Regiane, concluida em 2012, com a montagem da ‘smart store’ da Billabong, em AlphaVille, São Paulo. Inicialmente, ela programou uma loja com 14 tecnologias diferentes. A que está montada na 3a Febravar tem 32 tecnologias aplicadas.

SMART STORE

O projeto tem como objetivo implementar todos os conceitos do Varejo 3.0 em um único ambiente, utilizando o melhor de cada solução tecnológica.

Logo na entrada da loja, um Tapete Interativo mostra um recurso que pode projetar imagens no chão ou na parede da loja, convidando o cliente a interagir com elas. No caso da unidade montada na Febravar, a imagem é de um piano que convida o visitante a ‘tocar’ no teclado virtual. O recurso pode ser usado em campanhas de marketing do próprio estabelecimento.

Fotos: Suzana Naiditch

Fotos: Suzana Naiditch

Um precificador eletrônico pode administrar os preços diretamente na gôndola, remotamente. Se o produto está com pouca saída, por exemplo, e você quer fazer uma promoção, pode mudar o preço automaticamente e a informação é repassada por radiofrequência à prateleira e modificado em todo o sistema da loja.

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A etiqueta de radiofrequência é a alternativa às etiquetas de preço e ao código de barras usados atualmente. Além de evitar furtos, ela ajuda a controlar os estoques. Com ela, você pode fazer o inventário da loja em 40 minutos. Acaba com aquela coisa de ‘fechar para balanço’. Um aparelho ‘escaneia’ as peças que têm a etiqueta e passa um relatório para o computador.

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As informações enviadas por esse sistema permitem ao lojista saber que uma peça tem muita saída, mas que outra é muito retirada da arara para ser experimentada, mas sempre retorna. Imediatamente, ele pode agir. Se a peça é escolhida, mas não é vendida, pode ter um problema de preço ou de qualidade, ou outro qualquer. O importante é que, com informação em tempo real, o lojista pode agir rapidamente para mudar uma situação dentro da loja.

Regiane contou que estuda a tecnologia de radiofrequência, usada desde a Segunda Guerra Mundial, há mais de duas décadas, buscando novos usos para ela. Quando a pela primeira vez, o custo de cada etiqueta era de 150 dólares. Hoje, ela custa 40 centavos de real. Ou seja, as tecnologias estão cada vez mais acessíveis.

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Na loja inteligente, as câmeras de segurança têm outras utilidades. Elas apontam, por exemplo, as zonas frias e quentes do estabelecimento, ou seja, mostram quais áreas da loja atraem mais os clientes e quais ficam mais vazias. Com essa informação em mãos, você pode retirar uma peça da zona fria e colocá-la na zona quente para alavancar suas vendas.

Há outras novidades incríveis. Imagine um Provador Inteligente que, automaticamente, identifica e exibe em um monitor touchscreen as peças que estão com o cliente e ainda permite que ele solicite outros tamanhos e cores. Basta aproximar a peça num dispositivo e especificar o que você quer no monitor que irá disparar um SMS para o celular do atendente e para o estoquista. Quer ficar com aquela peça? Não precisa chamar o vendedor. Apenas reserve a peça no seu carrinho de compras virtual. E você também pode pagar por ela no ‘self check out’.

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Talvez você não quira ir ao provador experimentar a roupa. Não tem problema. O Provador Virtual Interativo oferece outra opção. Ele detecta o usuário, captura a imagem possibilitando a seleção de roupas ou acessórios virtuais que se ajustam ao corpo, virtualmente, sem a necessidade de experimentar as peças fisicamente.

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Mas não é só isso. Um expositor inteligente exibe vídeos relacionados ao produto que você quer comprar. Basta aproximá-lo de uma antena de radiofrquência.

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Na Smart Store você também pode distrair seus filhos enquanto faz as compras, com jogos interativos espalhados pela loja.

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Todas essas tecnologias, e muitas outras, já estão disponíveis. Não há uma loja que utilize todas elas, mas muitas já estão trabalhando com algumas e o número deve crescer muito nos próximos anos. Se você quer ver de perto todas juntas, aproveite e vá até a 3ª Febravar, Feira Brasileira do Varejo, realizada de 8 a 10 de julho, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300), em Porto Alegre. O projeto, montado pela primeira vez no Rio Grande do Sul, contempla todos os conceitos do Varejo 3.0, tudo reunido em um único ambiente, buscando o melhor custo x benefício, viável também para os pequenos e médios varejistas. A Loja com 60 m² utiliza o melhor de cada solução tecnológica para proporcionar a melhoria da gestão para a operação com uma experiência de compra diferenciada.

Além dessas tecnologias poderão ser conferidos: PDV Inteligente, Desativador Inteligente, Prevenção de Perdas Inteligente, Jogos Interativos, Inventário Inteligente, Expositor Inteligente, Gôndola Inteligente, Gestão de Loja e de Franquias, Retaguarda e Etiqueta Eletrônica de Preços.

São dois mil metros quadrados de feira com mais de 40 expositores em 69 estandes com expectativa de obter um aumento de 72% na geração de negócios em relação ao ano anterior. São esperados 6 mil visitantes durante os três dias do evento.

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