Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

É hoje!

14 de setembro de 2015 0

Hoje é um grande dia para essa blogueira. Depois de dois anos de trabalho com um profissional que admiro muito, João de Lima, colaborador deste Mundo dos Negócios, está sendo lançado  “GESTÃO e CULTURA DE RESULTADOSO Modelo para Gerir e Liderar Pessoas Realizadas e Empresas Vencedoras“.

Capa do livro- divulgação

Capa do livro- divulgação

O livro foi escrito a partir da experiência do Lima, de mais de 40 anos, em Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional, na Gerdau e na Magnesita/GP Investments, e de pesquisas sobre as estratégias e as melhores práticas de empresas de referência mundial. Ele aborda os caminhos para a construção da tão sonhada Cultura de Resultados, razão de sucesso dessas empresas em seus processos de turnarounds e de transformação organizacional, através do Modelo Fractal de Gestão®.

triangulo2

A sinergia resultante da integração dos elementos — Estratégia do Negócio, Sistema de Gestão, Gestão de Pessoas e Liderança – pode alavancar de maneira exponencial os resultados das empresas.

Ronaldo Iabrudi, presidente do Grupo Pão de Açúcar, escreveu o prefácio do livro e também contribuiu no seu conteúdo, junto com Jorge Gerdau e André Johannpeter, Chairman do Conselho Consultivo e CEO da Gerdau, respectivamente, Fersen Lamas Lambranho, Chairman do GP Investments e Otto Levy, VP de Operações da Magnesita.

Esses grandes empresários e executivos comentam todos temas abordados. Esses comentários foram extraídos de entrevistas realizadas pelo Lima e por mim.

João de Lima teve como um dos principais desafios, na Gerdau e no GP, levar a cultura dessas empresas para as unidades que elas adquiriam no exterior, ou para novas unidades adquiridas de outras empresas no Brasil. Depois de errar algumas vezes, ele se dedicou ao tema e acabou criando o triângulo acima que apresenta o Modelo Fractal de Gestão, diferente dos modelos tradicionais, porque os 4 elementos principais (estratégia, sistema de gestão, gestão de pessoas e liderança) estão integrados e são interdependentes.

Para ele, não adianta fazer qualquer mudança em qualquer empresa apenas pelo Sistema de Gestão (como faz a maioria das consultorias hoje). Nesses casos, a gestão de pessoas se encerra na meritocracia.

Para Lima, a meritocracia como mola propulsora de desempenho,  é essencial,  entretanto, principalmente nos dias de hoje, é preciso ir além disso. A empresa tem que possibilitar às pessoas um ambiente onde elas se realizem, se sintam parte do todo e também sejam felizes e por isso se comprometam.

Ele acha que as empresas precisam fazer das pessoas co-sócias, para que elas tenham o sentimento de pertencimento. Por exemplo, se o orçamento é feito por todos, eles se sentem donos e responsáveis por ele. E mais, a missão das empresas, deve também se tornar o propósito das pessoas e dar-lhes sentido à vida. Os seus valores têm que ser os mesmos. Hoje, elas não querem somente dinheiro. Querem um ambiente que as faça felizes.

Pessoas realizadas são pessoas comprometidas. O comprometimento é o grande alavancador do desempenho das pessoas, fator potencializador dos resultados, gerando aí um circulo virtuoso de sucesso, das pessoas e das empresas.
* João de Lima
Profissional com mais 40 anos de experiência como Vice-Presidente de Recursos Humanos e de Desenvolvimento Organizacional em empresas de grande porte, como Grupo Gerdau e Magnesita/GP Investments, com atuação no Brasil e no Exterior.
Palestrante em Empresas e Universidades brasileiras e do Exterior sobre os temas “Virando O Jogo -Como Construir a Cultura de Resultados”, “Gestão Estratégica de Pessoas em Novos Tempos”, “Liderança Transformadora em Tempos de Criise”, “Relações Construtivas no Trabalho” e “Sucessão em Empresas Familiares”. Consultor em Gestão de Negócios, Gestão Estratégica de Pessoas, Desenvolvimento Organizacional, Coaching Pessoal e Profissional, Processos de Sucessão Familiar e Desenvolvimento de Lideres. É Sócio-fundador da Fractal Resultados – Consultoria de Gestão

Haverá três eventos de lançamento:

- Porto Alegre – 14 de setembro – a partir das 19 horas – no Instituto Ling – R. João Caetano, 440 – Três Figueiras
Este evento, que tem apoio do Instituto de Estudos Empresariais, IEE, contará com a participação do jornalista e economista André Lahóz, diretor da revista Exame, que fará um bate-papo com o autor, seguido de sessão de autógrafos e coquetel. Também estão confirmadas as presenças de Jorge e André Gerdau Johannpeter.

- São Paulo – 23 de setembro – a partir das 19 horas – Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista
Nesta oportunidade, Ronaldo Iabrudi também estará presente para receber os convidados.

-Belo Horizonte – 06 de outubro – a partir das 19h00, no Auditório do Edifício Premier, sede da Kienbaum – Consultoria Empresarial, na Alameda Oscar Niemeyer, 119 – Vila Nova Serra – Nova Lima – - Belo Horizonte
Desta vez, o convidado é Otto Levy, vice-presidente da Magnesita, do Grupo GP Investments.

Envie seu Comentário