Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Conheça 4 programas de TV imperdíveis para inovadores

16 de outubro de 2015 0

Por Maximiliano Carlomagno*

Aproveitando a onda do Masterchef e do Chefe Espião, este último apresentado como um quadro do programa Fantástico, resolvi analisar e reunir os principais reality shows que podem ser utilizados por empreendedores e inovadores corporativos como inspiração. Saiba quais são eles, como funcionam e o que você pode aprender.

Undercover Boss – design thinking na prática

Como funciona?
O Undercover Boss é um programa televisionado em vários países, inclusive no Brasil. O formato do Undercover envolve um executivo sênior (CEO, Diretor ou Gerente Geral) que, por período determinado, trabalha disfarçado entre colegas de diferentes partes da empresa, para investigar oportunidades de melhoria do negócio e identificar talentos. Cada episódio envolve uma empresa e um chefe que passa entre 1 a 2 semanas no campo sem ser notado. Ao final de cada episódio, o chefe se apresenta sem disfarce para as pessoas com quem trabalhou, fazendo um balanço de sua experiência e reconhecendo cada um de acordo com as necessidades e ambições que identificou enquanto estiveram juntos.

Para quê serve?
O Undercover Boss permite perceber a relevância de viver o chão de fábrica, a linha de frente da empresa e como se colocar imerso na realidade dos funcionários é extremamente útil para ter insights sobre novas oportunidades. Também fica evidente como esse tipo de vivência faz com que profissionais da alta gestão possam identificar novos talentos por vezes escondidos na burocracia e política das grandes empresas.

Boss

 

Shark Tank – startups, pitchs e investidores

Como funciona?

O Shark Tank é uma série de game show norte-americano, que mostra empreendedores fazendo o pitch de suas ideias de negócio a potenciais investidores. Em cada episódio, um grupo de empreendedores apresenta a sua ideia de negócio a um painel de cinco investidores, chamados “tubarões”. No final de cada pitch, os tubarões expõem o seu veredito e colocam as questões que considerem relevantes para a tomada de decisão de investir ou não investir naquela ideia. Em seguida, os investidores decidem se retiram-se do projeto ou se entram com uma oferta de investimento ao empreendedor, geralmente em troca de uma percentagem do negócio e/ou royalties sobre as vendas futuras.

Para quê serve?
O Shark Tank é muito útil para compreender a dinâmica de um pitch para investidores experientes, evidenciando que tipo de questionamentos e análise é feita sobre um potencial negócio. Também oferece ótimos aprendizados sobre como se portar numa negociação.

shark

Kitchen’s Nightmare – gestão de crises e turnaround

Como funciona?
O Kitchen’s Nightmare é um dos programas do superchef Gordon Ramsey. No Kitchens, o Chef é chamado a um restaurante em dificuldades para fazer o turnaround do negócio e coloca-lo novamente no caminho do sucesso. A cada episódio, um novo restaurante é transformado. O chef Ramsey inicia fazendo uma experimentação do cardápio e do serviço para, em seguida, proceder uma conversa com os sócios e conhecer a operação. O programa apresenta situações inusitadas como ratos escondidos junto aos estoques ou mesmo alimentos congelados por meses que são utilizados e vendidos como produtos frescos. Depois de identificar os problemas, Gordon faz uma remodelação na estrutura e arquitetura do restaurante e uma mudança no cardápio. Ao final do episódio, os sócios fazem um balanço e, normalmente, agradecem a Gordon pelas mudanças.

Para quê serve?
A abordagem direta de Ramsey e o desafio de lidar tanto com questões mercadológicas (posicionamento, estrutura e cardápio do Restaurante) bem como organizacionais (relacionamento entre sócios e com equipe) é muito interessante. O reality permite entender como funciona uma intervenção intensa, rápida e profunda para transformar um negócio.

kitchens

Masterchef

Como funciona?

O Masterchef é uma competição entre potenciais chefes de cozinha que disputam um grande prêmio em dinheiro. A cada episódio, um novo desafio, uma nova receita e um trabalho em grupo ou individual que define o vencedor da prova e um eliminado. No Brasil, televisionado pela BAND com a participação de 3 chefs de cozinha reconhecidos como jurados, o Masterchef fez enorme sucesso e trouxe interessantes ensinamentos.

Para quê serve?

Apresenta de forma bem objetiva os desafios de captura de um briefing de um novo projeto (receita definida para o episódio) e a gestão desse projeto no tempo, qualidade e especificações apresentadas. É comum os participantes super sofisticarem seus pratos e serem eliminados por não conseguirem concluir suas receitas ou mesmo entregarem alto distinto do que foi demandado. Além disso, traz ótimos ensinamentos sobre liderança e trabalho em equipe.

Compreender um briefing, gerir crises, trabalhar em equipe, vender e negociar uma nova ideia ou mesmo capturar insights no campo são competências fundamentais para empreendedores e inovadores corporativos. Convide sua equipe e colegas para assistir um capítulo, escolhe seu preferido e converse sobre o tema. Tenho certeza que será muito interessante e útil para o desenvolvimento destas habilidades.

 

Até a próxima inovação

Maximiliano Selistre Carlomagno, colaborador do Mundo dos Negócios na área de inovação, dá dicas e conta o que há de novo sobre o tema nas empresas no Brasil e no exterior. Sócio fundador da Innoscience, Consultoria em Gestão da Inovação, é autor do livro Gestão da Inovação na Prática e do e-book A Prática da Inovação. É mentor Endeavor e presidente do Comitê de Inovação da Amcham.

Envie seu Comentário