Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Início de ano também tem boas notícias

11 de janeiro de 2016 0

Depois de mais uma volta tumultuada do litoral — a Freeway estava mais congestionada no início da noite de domingo que no retorno dos feriados de final de ano — , cheguei em casa com o tema deste post definido. Após um final de semana com muitas nuvens, garoa e até neblina no litoral norte, vi muita gente utilizar os acostamentos – nos trechos em que isso era proibido – em alta velocidade e muitos motoqueiros circularem entre os carros por todos os lados, aumentando a probabilidade acidentes que já é grande. Mas, eis que o final da tarde na estrada nos brindou com um pôr do sol como não se via há muito por aqui. As belas imagens (abaixo reproduzo algumas, fotografadas de dentro do carro, que não fazem juz ao que se viu realmente, mas dão uma boa ideia: uma enorme bola de fogo desaparecendo lentamente diante dos nossos olhos) mudaram o meu humor. A irritação com o tempo ruim na praia, a estrada cheia, a viagem lenta e os motoristas sem educação, deram lugar a uma alegria e uma sensação de que as coisas sempre podem melhorar, podem nos surpreender de forma positiva. Tudo isso para dizer que este post traz notícias boas desse início de 2016 para tentar mudar um pouco o estado de espírito das pessoas com o ano que está começando.

sol

Fotos: Thomas Ernesto Steren Pereira

sol2

 

A campanha #VerãocomVagas do Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) inicia nesta segunda-feira, dia 11/01, a sua quinta edição. A ideia é mostrar que a época de férias pode ser um bom período para adolescentes e jovens buscarem a inserção no mundo do trabalho, aproveitando as oportunidades de estágio e aprendizagem. Segundo o Indicador de Vagas do Estágio, divulgado mensalmente pelo CIEE-RS, em janeiro existem 1.768 vagas de estágio para estudantes do Ensino Superior, Ensino Médio e Educação Profissional. Do total de vagas disponíveis no Estado, o Interior tem 636 e a Região Metropolitana concentra 1.132, das quais 771 são para Porto Alegre. Para mais informações é só acessar www.cieers.org.br, facebook.com/cieers.org ou twitter.com/cieers.

A ESPM-Sul está oferecendo mais de 100 cursos de férias, entre eles, 25 novas opções em 10 áreas diferentes. Afinal, as férias também podem ser uma oportunidade para renovar o conhecimento e investir em capacitação. A instituição coloca à disposição programas em Marketing, Gestão e Negócios, Jornalismo, Moda, Digital, Finanças, Comunicação, Design, Softwares e Fotografia.  Entre as 25 novas opções estão: Marketing Turístico: como criar experiências memoráveis para o novo turista; Marketing digital no agronegócio; Web Writing: aprenda a escrever para usuários e buscadores; Youtube para youtubers e empreendedores; Administração do Tempo: como aumentar a produtividade pessoal. E ainda Empreendedorismo Feminino: desenvolvimento de gestoras e líderes; Viabilidade financeira de empresas startup; Gestão de Crise: estratégias de comunicação; Arquitetura Comercial: do ambiente urbano a concepção do espaço físico; Realização do Documentário: do projeto as novas narrativas; e Moda Funcional: uma peça com múltiplas funções.

Os cursos iniciam entre os dias 11 e 25 de janeiro. Mais informações sobre todas opções de cursos de férias podem ser obtidas no site www.espm.br/cursosdeferias, pelo telefone (51) 3218-1400 ou pelo e-mail centralinfo-rs@espm.br.
cieetrabalho
Há empresas que usaram a criatividade para tornar o ano de alguns estudantes melhor. Mais de 130 metros quadrados de lona foram convertidos em 100 pastas escolares pela Paim Comunicação, ao transformar 11 painéis de outdoor em materiais para crianças carentes. A iniciativa foi gerada a partir do 1º Socialdoor do mundo, criado pela agência para a Semana ARP da Comunicação: durante cinco dias, um painel foi afixado no bairro Moinhos de Vento convidando as pessoas a postarem frases criativas e inspiradoras nas redes sociais, com a #socialdoorpaim. A partir do sexto dia, as melhores frases foram reproduzidas em diferentes painéis, sendo, a cada dia, um novo painel impresso.
Foto Divulgação

Foto Divulgação

Mais do que mobilizar o compartilhamento nas redes sociais, a ideia era reforçar o conceito de inovação e colaborativismo nas mídias tradicionais, gerando engajamento em diversas plataformas. “Nossa proposta foi a de reaproveitar um material que seria descartado. Com essa atitude, fortalecemos nosso cuidado com o meio ambiente e presenteamos crianças que necessitam de materiais como esse”, diz Rodrigo Pinto, Diretor de Criação e VP da agência. As 100 pastas escolares foram doadas como presente de Natal para o abrigo Pão dos Pobres, em Porto Alegre.

A Braskem também decidiu apoiar a educação no Rio Grande do Sul e foi a primeira empresa a ingressar no programa do Governo Estadual denominado “Escola Melhor: Sociedade Melhor”, idealizado para retomada de investimentos nas escolas públicas estaduais com apoio da iniciativa privada para que se tornem lugares melhores para formar as crianças. O convênio já conta oito parceiros. A empresa irá investir na reconstrução da Escola Alvarenga Peixoto, localizada na Ilha dos Marinheiros, em Porto Alegre, e que foi destruída pelas enchentes que recentemente atingiram a região. Conforme o secretário da Educação, Carlos Eduardo Vieira da Cunha, a escola terá uma proposta pedagógica diferenciada voltada para a sustentabilidade. “Terá capacidade para mil alunos de primeira à oitava série com o que há de mais moderno” disse o secretário. A questão ambiental será considerada desde a concepção do projeto da escola, idealizada para ter aproveitamento de energia eólica, solar e da chuva. Caberá à Braskem fazer o desenvolvimento do projeto de engenharia da instituição.

Em dezembro, representantes da empresa se reuniram com o secretário Vieira da Cunha, com a Contratec – contratada pela Braskem para elaborar o projeto de engenharia – e com alunos do Mestrado de Arquitetura da UFRGS, que apresentaram três propostas baseadas nos conceitos de sustentabilidade para a construção do novo prédio da escola. “Percebemos como um dever cívico participar de uma iniciativa voltada para a educação. Projetos nessa área devem ser pensados para dar resultados por décadas. De nossa parte também buscaremos estimular mais empresas a participarem da iniciativa”, afirmou João Ruy Freire, diretor de Relações Institucionais da Braskem no RS.

E que tal buscar ideias inspiradoras e de como o varejo norte-americano superou a crise de 2008? Pois uma comitiva da CDL Porto Alegre irá para Nova Iorque (EUA) em uma nova missão à NRF Big Show, maior feira mundial de varejo.  De acordo com o vice-presidente de Marketing e Relações Internacionais da CDL POA, José Roberto Resende, entre os temas que devem inspirar os lojistas brasileiros está o grande exemplo de como o varejo norte-americano conseguiu superar a crise de 2008. “Todo o foco da delegação da CDL POA estará em buscar nas visitas técnicas, workshops e palestras, possíveis estratégias e ações de curto prazo que contribuam para que os lojistas brasileiros possam sair vencedores da crise”, diz. A NRF 2016 ocorre de 17 a 20 de janeiro, sendo que o grupo da CDL POA parte dia 14 e retorna no dia 22 de janeiro. Informações pelo telefone (51) 3017-8216.

NRF

NRF Divulgação

O dólar nas alturas é ruim para um monte de coisas. Mas para alguns exportadores está sendo uma forma de driblar a crise interna. A Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves, por exemplo, começa o ano com exportações para cinco países. As mais de 20 mil garrafas começam a chegar aos destinos ainda este mês. Estão sendo exportados vinhos, espumantes, suco de uva e Keep Cooler. Parte dessas vendas seguiu para dois novos clientes, um deles na Bolívia, que está importando espumantes e vinhos finos da marca Aurora, Saint Germain, sucos de uva e vinhos de mesa, e outro na China – que comprou vinhos da marca Aurora e espumantes Conde de Foucauld. Para os outros destinos, as remessas seguem para distribuidores do portfólio de clientes da vinícola: sucos de uva para Trinidad y Tobago, Chardonnay para Inglaterra e Keep Cooler, suco de uva e vinhos de mesa para o Paraguai. “O fato de a Vinícola Aurora estar, por dois anos consecutivos, na relação TOP 100 do Mundo, abre portas para nossos produtos nos principais mercados internacionais”, diz Rosana Pasini, gerente de exportação e importação da Vinícola Aurora. “Somos uma empresa referência de seriedade e de constância de qualidade em tudo o que produz, referendada pelas mais de 500 premiações internacionais conquistadas nos últimos anos”.  A Aurora está sempre presente nos maiores eventos e feiras internacionais, como a Prowein, na Alemanha, na qual terá nova participação em 2016.

aurora

E já que este será mais um ano difícil para a economia, alguns setores já se movimentam para garatir um esforço maior de vendas. É o caso do comércio da capital gaúcha, que poderá abrir com empregados nos feriados em 2016. Para isso, as lojas devem possuir a declaração de opção pelo trabalho em feriados no estabelecimento. Conforme os termos firmados na Convenção Coletiva de Trabalho 2015/2016, o comércio de Porto Alegre poderá abrir nos feriados de 2016 mediante o preenchimento da declaração de opção pelo trabalho em feriados no site do Sindilojas Porto Alegre. O documento permitirá a abertura das lojas com funcionários em todos os feriados de 2016, exceto os feriados de 1º de maio (Dia do Trabalho) e 25 de dezembro (Natal).A opção poderá ser solicitada até o dia 31 de março, mas para abrir com empregados no feriado de 2 de fevereiro, Nossa Senhora dos Navegantes, os lojistas devem solicitar a declaração até o dia 28 de janeiro e estar com as suas obrigações financeiras de 2015 quitadas junto ao Sindilojas Porto Alegre e ao Sindec. Além disso, as redes de lojas interessadas deverão possuir uma declaração para cada CNPJ, visto que é necessário ter o documento impresso tanto na matriz quanto nas filiais. Mais informações quanto ao prazo para regularizar e emitir as declarações pelo telefone 51 3025.8300.

Envie seu Comentário