Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Sindilojas relembra ícones do comércio gaúcho

29 de janeiro de 2016 0

Calendários e agendas de 2016 produzidos pelo Sindilojas Porto Alegre trazem uma bonita homenagem a ícones do varejo da capital. A maioria já fechou as portas, mas todos fizeram parte da história do comércio local. Tradicionalmente, o Sindilojas aborda temas históricos e artísticos nos calendários e agendas anuais como forma de agregar mais informação e cultura a esses itens utilizados durante 12 meses . “Com o projeto Memórias do Varejo estamos convidando a todos para fazerem uma volta ao passado e conhecerem alguns dos estabelecimentos comerciais que marcaram época e são parte da história da capital”, diz Paulo Kruze, presidente do Sindilojas POA.

calen1

Em 2015, diversos pontos turísticos da cidade estamparam as folhas dos meses do ano, em conjunto com uma breve apresentação sobre cada local. Do mesmo modo,  em 2016, cada imagem traz consigo um texto sobre as lojas. O projeto foi coordenado pela área de Comunicação e Marketing do Sindilojas Porto Alegre e produzido pela Buenas Ideias. Os textos são de Eduardo Bueno – o Peninha, com edição de imagens do fotógrafo Fernando Bueno.

O blog reproduz aqui as fotos e  informações do calendário para dividir com os leitores esse pedaço importante da história do varejo de Porto Alegre. Como diz o texto de apresentação, essas lojas ‘modificaram a fisionomia da cidade, a vida das pessoas e os próprios rumos e ritmos da atividade varejista. (…) ajudaram a transformar não apenas os hábitos de consumo, a moda e o comportamento do público, mas remodelaram também, a própria geografia urbana de Porto Alegre, tal sua influência nas ruas e bairros onde se estabeleceram’.

A primeira delas é uma relíquia. Mostra a grande enchente que ocorreu em Porto Alegre, em maio de 1941, pelas lentes do famoso fotógrafo Sioma Breitman (1903 — 1980), que assinou alguns dos mais famosos retratos de pessoas e cenas cotidianas do Estado entre os anos 1920 e 1950.  Ao fundo, uma loja da Bromberg & CIA.

Clique sobre as fotos para vê-las inteiras e saber mais sobre as lojas homenageadas:

 

calen2

 

calen3

 

calen4

 

calen5

 

calen6

 

calen7

 

calen8

 

calen9

 

calen10

 

calen11

 

calen12

 

calen13

 

calen14

 

 

Envie seu Comentário