Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Quando doar ajuda a mover a economia

24 de fevereiro de 2016 0

Nas férias, tive a oportunidade de observar algumas práticas comuns nos Estados Unidos que seriam muito bem-vindas por aqui. Tenho um irmão que vive em Nova York e ajudei-o a fazer o que eles chamam de ‘spring cleaning’, uma limpeza geral que antecede a primavera, que lá inicia em março. Separamos sacos com roupas, objetos e sapatos. Aqueles que estavam em mau estado, levamos para a reciclagem (nos prédios, há espaço para diversos tipos de descarte: eletrônicos, roupas, papelão, vidro.

Os produtos em bom estado, levamos a uma loja que vende itens doados e, com a renda obtida, ajuda pessoas necessitadas. Tudo que você doa nesses locais, tem um valor estimado que pode ser descontado no Imposto de Renda! Fomos na Angels Street Thrift Shop, que  fica no Chelsea. É uma loja descolada. Nem parece um brechó. Para doar, é preciso fazer uma lista relacionando todos os produtos que você está entregando e especificar se trata-se de algo novo ou usado. Para cada item, é dado um valor médio correspondente. Você soma tudo, e coloca na relação o valor total de sua doação.

Imagem Google Maps

Imagem Google Maps

Fui com meu irmão até a loja, imaginando que perderíamos um tempão, já que alguém deveria conferir se os produtos declarados estavam realmente nas sacolas e em bom estado. “Por quê?” , ele me perguntou. “Se eu coloquei na lista é porque está tudo aí”. Acho que imaginei como seria se estivéssemos no Brasil. A pessoa que recebeu a doação simplesmente pegou a lista e carimbou. Aquele papel tornou-se um documento que ele vai anexar na próxima declaração de IR.

E o que tudo isso tem a ver com a movimentação da economia? Cada cidadão que leva produtos para doar — e não são poucos, acredite – sabe que pagará um pouco menos de imposto. É dinheiro que fica no bolso desse consumidor. E, tendo doado diversos itens que não têm mais serventia, ele vai voltar às compras, vai adquirir novos produtos. Simples, não é? Bons exemplos deveriam ser copiados. Já é mais do que hora de parar de acreditar que aumentar impostos é a panacéia para todos os nossos problemas.

s.

Envie seu Comentário