Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Criadores de búfalos do RS querem impulsionar negócios

05 de novembro de 2016 0

Poucos sabem, mas a carne de búfalo é mais magra e mais saudável que a carne bovina. E, apesar de terem sabor semelhante, a de búfalo ainda é pouco consumida no país. Estudos publicados pelo USDA (United States Department of Agriculture), no Hand Book número 8, Composition of Foods, demonstram que a carne de búfalo, em relação aos bovinos, tem 40% menos colesterol, 12 vezes menos gordura; 55% menos calorias; 12% a mais de proteína; e 10% a mais de minerais.

Imagem Pixabay

Imagem Pixabay

Os criadores de búfalos do Rio Grande do Sul estão apostando nas qualidades da carne e também no potencial da mozzarela de búfala para incrementar os negócios. No mundo da alta gastronomia, sabe-se que somente a mozzarela feita exclusivamente com leite de búfala pode usar este nome. No Rio Grande de Sul, a Cooperbúfalo, cooperativa de produtores gaúchos, produz a mozzarela feita exclusivamente com leite de búfalas em fazendas localizadas nas cidades de Tapes e Pantano Grande.

Neste sábado (5/11), em Alegrete, os produtores estão realizando um dia de campo para debater o manejo, instalações, calendário sanitário e o mercado. Organizados pela Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu), eles visitarão a Agropecuária Pontes, de Vitor e Hélio Pontes, e a propriedade de Artur Pacheco. Alegrete é um dos maiores criatórios de búfalos do Estado.

bufalo3

Foto de Roberto Cangussu

O novo presidente da Ascribu, Delfino Beck Barbosa, um dos mais antigos criadores de búfalos do RS – na Fazenda Panorama, em Camaquã – diz que o evento em Alegrete é parte de uma série de encontros práticos que se realizarão em diferentes regiões. A nova diretoria da associação está desencadeando várias medidas para impulsionar e divulgar o búfalo como negócio rentável.

Vantagens da criação de búfalo

O búfalo tem uma grande velocidade de aumento na criação. Com um rodeio de 20 búfalas (85% de parição, 80% de desmame e 2% de mortalidade) pode-se obter, ao fim de 20 anos, uma produção de 5.857 animais. No mesmo espaço de tempo e igual número de vacas bovinas (com 9 anos de vida reprodutiva, 75% de parição, 70% de desmame e 5% de mortalidade) o resultado é uma produção de 1.375 animais.

O búfalo é uma alternativa em pequenas propriedades, próximas a cidades, com uso de cerca elétrica e infestação de Capim Anoni. Considerado uma verdadeira praga, o Capim Anoni é aproveitado pelo búfalo, que mantém sua expansão dominada. O búfalo respeita a cerca convencional, mas também é muito bem contido pela cerca elétrica (em alguns casos de apenas um fio).

Raças

No mundo estão catalogadas 19 raças de búfalos. O búfalo é uma espécie da família dos bovídeos, mas é do gênero bubalus. Nada tem a ver com o búfalo africano ou com o bisão americano. No Brasil existem quatro raças: Murrah, Mediterrânea e Jafarabadi, que são as predominantes, além da raça Carabao, búfalo de pântano, existente basicamente na região Norte.

bufalo4

Foto de Roberto Cangussu

 

 

 

Envie seu Comentário