Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2016

Quais são os riscos do poder?

29 de novembro de 2016 0

O 8º Colóquio do Fórum da Liberdade, promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), reuniu empresários, lideranças e autoridades para debater o tema “Riscos do Poder”, na noite da segunda-feira (28), no Hotel Sheraton, em Porto Alegre/RS. O encontro contou com a presença do empresário, José Renato Hopf, CEO da 4All, do senador Ricardo Ferraço e do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé.

IEE
Para o presidente do IEE, Rodrigo Tellechea, a busca pelo poder acompanha o ser humano desde suas origens. “A existência de uma relação promíscua entre poder político e poder econômico, cujo objetivo maior é a perpetuação de comando e não promoção do crescimento e do desenvolvimento da sociedade a partir da liberdade e do livre mercado, é uma das grandes ameaças à democracia”, diz Tellechea.

O senador Ricardo Ferraço chamou de ‘praga instituída no País a falta de fronteiras entre o interesse público e o privado. “Atualmente, o que mais me chama a atenção no perímetro do poder é que a ficha não caiu para quem detêm o comando”, diz. Para Ferraço, o governo do presidente da República, Michel Temer, é constitucional, porém precisa se legitimar para reorientar o Brasil com atitudes, valores e conceitos. “O governo pode cometer erros novos, porém cometer os mesmos erros – gravíssimos – que nos trouxeram a mais profunda crise moral, política e econômica – é inconcebível”.

O empresário José Renato Hopf, fundador da GetNet e da 4all, falou sobre a relação dos empreendedores com o Estado. “O empresário do novo mundo necessita adotar uma agenda moderna, que seja próxima ao Estado, mas não promíscua. E isto se dá por meio da desburocratização de processos, leis mais claras e positivas, suporte ao empreendedorismo com acesso e menos intervenção”, explica. Hopf, que é especialista na área de tecnologia, acredita que a inovação é um vetor fundamental para transformar a sociedade. “Nossa sociedade espera do governo ações rápidas, com agenda positiva, mas com um novo modelo. São as pessoas e as lideranças preparadas que farão a diferença”.

Para o  filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé  ‘nossa democracia é instável, irritada e inquieta’. “O momento é propício para investir em jovens de 25 anos que pensem o Brasil. Não podemos perder esta condição histórica de tornar o país um verdadeiro motor de ideias. Não basta discutir economia, temos que debater questões culturais. Precisamos nos apropriar deste repertório cultural, pois parte do que acontece no mundo é decorrente de como as ideias são articuladas”.

Cerca de 150 convidados, entre empresários e lideranças, prestigiaram o debate, além da audiência e transmissão ao vivo pelo Facebook.

Sobre o IEE

O Instituto de Estudos Empresariais foi fundado em Porto Alegre há 30 anos. A entidade tem como objetivo a formação de jovens lideranças empresariais que se comprometam com um modelo de organização social e política para o Brasil baseado no ideal democrático voltado para a defesa das liberdades individuais, da economia de mercado e da livre-iniciativa. Desde 1988, o IEE promove anualmente o Fórum da Liberdade – consagrado nacionalmente e considerado o maior evento liberal da América Latina.

Espaços compartilhados e sustentabilidade são tendência em novas obras

28 de novembro de 2016 0

Especializada em espaços comerciais, a Allgayer Engenharia tem quase 1.000 obras executadas na capital gaúcha. A tradicional construtora, reconhecida por obras comerciais em todo o país, tem no currículo gaúcho desde a tradicional e extinta Livraria do Globo, na Rua da Praia, até as recentes “Renner da Padre Chagas” e “Coco Bambu do Iguatemi”.

Agora, a construtora entra no mercado de incorporação residencial, lançando um projeto arrojado de studios com infraestrutura completa, sustentável e moderna. Situado na avenida Ipiranga, a alguns metros do complexo universitário e hospitalar da PUCRS e com fácil acesso ao Campus do Vale da UFRGS, o Fly Design Studios foi projetado para otimizar espaços e valorizar a oferta de opções de lazer e de serviços nas áreas comuns do prédio, como bicicletário e horta urbana.

algayer2

Divulgação

O Fly Design Studios oferece 71 apartamentos com três diferentes opções de plantas. As unidades contam com áreas privativas de 37m2 a 44m2 e alguns studios tem churrasqueira interna. O empreendimento buscou facilitar o dia a dia de seus moradores e oferece, além de piscina. e fitness center, lavanderia nas áreas comuns do prédio, salão de jogos e até oficina para bikes, junto ao bicicletário.

Os apartamentos são automatizados, para proporcionar facilidades como controlar o ar condicionado, a televisão, as luzes ou as cortinas com alguns cliques no seu smartphone, ou ainda programar a temperatura que deve estar o apartamento ao chegar em casa.

Divulgação

Fachada do novo empreendimento – Divulgação

A obra também é focada em economia e sustentabilidade. Em um único comando, o proprietário pode desligar à distância todos os equipamentos e iluminação utilizadas. “Quando desenvolvemos a concepção do empreendimento com a Allgayer Engenharia, procuramos atender aos valores atuais de sustentabilidade, conforto e facilidades”, diz Patrícia Longhi sócia-diretora da 2Day Gestão de Lançamentos e Estoques, empresa responsável pelo desenvolvimento do produto imobiliário e seu lançamento.

Além da parte condominial, o empreendimento terá quatro lojas térreas. “Projetamos um prédio inteligente e que oferecesse conforto e serviços aos moradores. Vale ressaltar que essa região de Porto Alegre está em pleno desenvolvimento e valorização, por isso, o Fly Design Studios está localizado nessa área”, destaca Maurício Allgayer, diretor de Engenharia da Allgayer.

Recentemente, o blog mostrou outros lançamentos imobiliários que focam nessa tendência de uso compartilhado de espaços e também na sustentabilidade tanto em obras residências como comerciais. Relembre os casos do antigo Cine Teatro Presidente e do Medplex.

 

 

 

As ideias movem a propaganda

27 de novembro de 2016 0

Inspirada no tema “O que mudou e o que nunca vai mudar, a tradicional Semana ARP acontece, excepecionalmente, entre os dias 05 e 08 de dezembro. As discussões vão girar em torno das ideias,  elemento-chave para conectar as pessoas e gerar impacto na sociedade. Isso é o que não muda nunca. O que muda, a todo instante, são as formas de comunicar as ideias.

O conceito define também a campanha da Semana ARP Especial 60 Anos, assinada pela agência AMA, que inclui peças de mídia impressa e digital, comerciais de TV e spots de rádio.  arp11

O tradicional evento da comunicação gaúcha, em sua  13ª edição, marca os 60 anos da Associação Riograndense de Propaganda. A Semana terá início no dia 05, com um coquetel para convidados, na Casa Destemperados. Na terça-feira, 06, a ARP convida para palestras e workshops com grupos do mercado, no auditório do Edifício The Place (Rua Tobias da Silva, 120). No dia 07, acontece o ARP Meeting, que reunirá palestrantes nacionais e internacionais para falar sobre mercado, inovação, comportamento e negócios. O encontro será no Centro de Eventos do BarraShoppingSul.

Simon Tunstill, Diretor de Comunicação da Thinkbox; Carla Mayumi, da TalK; Felipe Diniz, Diretor da área de Estratégia da Deloitte Brasil; e Maurício Benvenutti, que falará diretamente do Vale do Silício sobre startups, são alguns nomes confirmados.

Os ingressos devem ser adquiridos em https://www.sympla.com.br/arp-meeting__103313. Os valores variam de R$ 50 (estudante) a R$ 120, sendo que sócios da ARP não pagam. Para isso, é necessário enviar e-mail para arp@arpnet.com.br e solicitar o código cortesia.

 

O Projeto Inspirações, com o publicitário Beto Callage, também segue nesta edição.

Casa NTX será o cenário do tradicional Jantar da Propaganda e da premiação dos vencedores do Salão da Propaganda em 15 categorias, no dia 08, a partir das 20h. Durante o evento, o mercado irá conferir também o Prêmio Origens, uma homenagem a empresas e profissionais que foram fundamentais para a história da propaganda gaúcha e contribuíram para o crescimento da ARP.

Sobre a ARP

Fundada em 1956, a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) tem como objetivo congregar e defender os interesses de agências, veículos de comunicação e fornecedores gráficos, de áudio e de cinema.

Tudo começou no início da década de 1950, quando o mercado publicitário no RS crescia de forma rápida, através do trabalho de Antônio Mafuz. Ele então mobilizou um grupo de lideranças da comunicação do Estado visando fortalecer e propiciar o aumento desse mercado. Entre seus parceiros estavam Maurício Sirotsky (Grupo RBS) e Breno Caldas (Grupo Caldas Júnior).

 

 

 

Será que teremos um cenário econômico melhor em 2017?

24 de novembro de 2016 0

O economista Ivo Chermont Prochnik, da Quantitas Gestora de Recursos, está otimista com o cenário econômico dos próximos três ou quatro anos. “Há uma luz no final do túnel“, diz ele. Mas, sempre tem um ‘mas’, desde que algumas mudanças se confirmem. As previsões do economista foram apresentadas para um grupo de clientes da empresa de investimentos gaúcha num evento esta semana no Instituto Ling. Chermont fez algumas considerações antes de apresentar os números previstos para o final deste ano e para 2017.

Imagem Pixabay

Imagem Pixabay

Trump foi eleito nos Estados Unidos. E agora? Segundo o economista, não é o fim do mundo. A perspectiva que se apresenta é de que, no âmbito internacional, teremos um cenário mais arriscado e incerto. “Ele significa mais aumento de risco do que catástrofe”, diz. Provavelmente, as taxas de juros vão crescer naquele país porque a inflação está dando um pequeno sinal de aceleração. Lá, isso significa sair de um patamar de juros de 0,75% para, no máximo, 2%.  Mas a liquidez não vai desaparecer porque Trump será o presidente. E como a sua eleição afetará o Brasil? Com o câmbio mais desvalorizado. “Não teremos mais a queda esperada para o patamar de 3 reais, mas não passaremos muito dos R$ 3,40″, aposta.

Retomada do crescimento

Para que haja uma retomada do crescimento, devem ser considerados fatores como estabilidade política e retomada da confiança. O economista lembra que teremos eleições em 2018 e que é fundamental que o caminho apontado pela equipe atualmente responsável pela economia, liderada por Henrique Meirelles, seja mantido.

Chermont acredita que os potenciais candidatos à presidência do Brasil serão Ciro Gomes (que, para ele, é muito ‘falastrão’, o que vai prejudicá-lo); Marina Silva (cujo partido- a Rede – não tem capilaridade); Lula (cuja candidatura depende muito dos rumos da operação Lava Jato); e, os do PSDB: José Serra, Aécio Neves e Geraldo Alckmin. Serra e Aécio estão sob a mira da Lava Jato, portanto, para o economista, Alckmin é a bola da vez. “Ele elegeu o João Dória em São Paulo no primeiro turno”, lembra Chermont. Além desses, ele alerta que sempre pode aparecer um ‘Trump, um Roberto Justus, um outsider’.

De qualquer forma, o mais importante, segundo o economista, é que as propostas apresentadas até agora pelo governo de Michel Temer sejam aprovadas e seguidas pelo próximo presidente. “O ajuste fiscal é necessário para atingirmos a confiança que, por sua vez, é fundamental para gerar crescimento”, diz. “O governo acertou ao admitir que o problema é fiscal”.

Chermont lembrou que a questão da Previdência tem que ser olhada com máxima urgência. “O que o Brasil vai envelhecer em 20 anos, é o que a França envelheceu em 60″, diz. “Se continuar assim, ela vai dominar o orçamento que está engessado”. Hoje, os gastos do governo com a Previdência representam 41% do orçamento. Os gastos obrigatórios, 49%. Faça o cálculo do percentual que sobre para investimentos. Por isso, o economista acredita que, sem a aprovação da reforma da Previdência e da PEC 241 , a dívida do país vai crescer, E não podemos esquecer que temos taxas de juros altíssimas. “O Japão, por exemplo, também tem uma dívida absurda, mas lá a taxa de juros é zero”, compara.

De qualquer forma, apenas com a apresentação dessas reformas urgentes, o índice de confiança já melhorou, segundo Chermont. Ele aposta que tudo isso vai refletir numa queda da taxa de juros. Já na semana que vem, deve haver um corte de 0,25% e terminaremos o ano no patamar de 13,75%.

Imagem Pixabay

Imagem Pixabay

No médio e longo prazos, segundo o economista, as medidas em votação vão refletir no aumento de produtividade e de investimentos em infra-estrutura, com participação maior da iniciativa privada. Para 2017, por exemplo, estão previstas as privatizações de 15 rodovias, 14 ferrovias, 4 aeroportos e um porto. E também há previsão de ampliação de investimentos estrangeiros  em setores como o das companhias aéreas. “Quanto mais reformas tivermos, maior será o crescimento”, diz. Quanto ao índice de desemprego, Chermont aposta que ainda haverá um leve crescimento até que ele volte a cair.

PREVISÕES:

2016                            2017

PIB                                      -3,6                               +0,5

Inflação                               6,7%                              5%

Dólar                              R$ 3,30                         R$ 3,40

Tx Juros                          13,75%                          10%

 

É Natal! Conheça as atrações dos shoppings

23 de novembro de 2016 0

Esta é aquela época do ano em que a magia do Natal toma conta dos shopping centers, fazendo com que, pelo menos por alguns momentos, a gente esqueça da crise econômica e dos problemas do dia a dia, enquanto admira as decorações que os centros de compra prepararam especialmente para a data. E também aproveita as promoções e atrações criadas para chamar os consumidores.

Nataltotal

Chegada do Papai Noel no shopping Total em 2015 – Divulgação

O Papai Noel desce pela Chaminé do TOTAL, no dia 25 de novembro, sexta-feira, a partir das 19h30.  São esperadas cerca de 15 mil pessoas para o espetáculo que reunirá diversas atrações no Largo Cultural do Shopping. O evento abre a programação natalina de Porto Alegre, com o Papai Noel sobrevoando pela cidade de helicóptero e descendo a Chaminé em uma tirolesa.

O shopping preparou uma decoração externa, com luzes em todas as fachadas dos prédios históricos e também uma iluminação cênica na Chaminé – estrutura centenária que será o ponto de chegada do bom velinho. Pela primeira vez, o Grupo Anchieta, que este ano comemora seu 50º aniversário, se apresentará no Sonho de Natal TOTAL, em parceria com o Grupo Atmosphera, encantando o público com o sonho do menino Léo. O apresentador Luciano Perico, será o mestre de cerimônias, que chamará dezenas de personagens ao palco para, junto com o público, torcerem pela chegada do Papai Noel. O encerramento será com um grande show de fogos de artifício e votos de feliz natal.

O Natal é uma das datas mais importante do calendário promocional do varejo. Em sintonia com o desejo dos lojistas de movimentar este período, o TOTAL criou uma ação que acontece de 26 de novembro a 24 de dezembro. Nesse período, a cada hora será sorteado um vale-compras de 500 reais. Serão 308 chances de ganhar. Além disso, o Shopping sorteará, no dia 02 de janeiro, uma Ford Ranger com cabine dupla. Todos os cupons sorteados para os vale-compras estarão de volta na urna, para concorrerem ao carro. Também serão aceitos novos cupons para o sorteio do automóvel do dia 26 de dezembro ao dia 31 de dezembro.

Já o Iguatemi, comemora o primeiro final de ano da expansão que inaugurou mais de 100 novas lojas, uma segunda praça de alimentação e muitas opções de entretenimento, com ursos gigantes, uma iluminação que pela primeira vez ganha as ruas, um livro exclusivo e o Desfile de Natal, que garantem o encantamento de crianças e adultos.

Iguatemi

Desfile de Natal Iguatemi – Foto de Christiano Cardoso

A praça Erico Verissimo traz como personagem principal um urso gigante que ultrapassa o segundo piso do shopping e o público pode passear pelo seu interior, onde acontece um espetáculo de luzes e cores. Uma árvore de 15 metros e outros elementos interativos completam o ambiente onde também está o trono do Papai Noel.

E, pela primeira vez, o Iguatemi levou o cenário de Natal para a área externa, com o urso gigante que é tema da decoração e iluminação das árvores da fachada da Av. Nilo Peçanha, valorizando o entorno do Shopping. A interação com a vizinhança prossegue com a entrega de um enfeite para árvore e um convite especial, na casa de cinco mil clientes, para que todos experimentem a expansão do espírito natalino.

Urso Gigante Iguatemi - foto

Urso Gigante Iguatemi – foto Christiano Cardoso

No tradicional Desfile de Natal, 17 artistas que apresentam em Canela os shows “Simplesmente Natal” e “Korvantunturi”, percorrem todo o mall em uma performance que mistura imaginação e realidade num show de alegria, músicas e danças. O desfile acontece toda quarta-feira, às 19h30, desde 09 de novembro, durante seis semanas.

O Natal do Bem, que o Iguatemi realiza pelo terceiro ano consecutivo, este ano toma a forma de Poço dos Desejos e Caixa de Doações (localizada no espaço da troca de notas), para convidar o público a apoiar as instituições Spaan, Casa do Menino Jesus de Praga, Pão dos Pobres e Escola de Educação Infantil Jardim Ipiranga.

Outra novidade é o livro “O Maior Segredo do Mundo”, uma coletânea de frases inspiracionais que perpetuam as emoções e os sentimentos deste período, que é oferecido a todos os clientes que trocam notas que somem o valor mínimo de R$ 400,00.  A cada troca, o cliente é presenteado com um exemplar do livro e recebe um cupom para concorrer ao sorteio de três vale-compras no valor de R$ 50 mil cada, a partir do dia 10 de novembro. Os sorteios serão realizados nos dias 24/11, 15/12 e 28/12/16 e as trocas de notas realizadas nas segundas e terças dão direito a cupons em dobro. A promoção vai até 27 de dezembro.

Praia

Portais Mágicos no Praia de Belas

O Praia de Belas está investindo em uma campanha interativa neste Natal, na qual os clientes podem mergulhar no universo mágico do Papai Noel de diversas maneiras. Através dos Portais Mágicos, por exemplo, eles têm acesso à Terra da Magia.  É a primeira ação de realidade aumentada feita pelo shopping. A experiência digital permite que as crianças embarquem numa busca itinerante nos corredores do shopping por Lipe, Babi, Renê, Godofredo e Mestra. Os participantes poderão interagir com cada um deles no mundo virtual e colecionar cards online, no APP do Praia de Belas.

A ação natalina permite fazer fotos com os personagens virtuais, mirando a câmera em alvos posicionados em pontos estratégicos do shopping. Ao fazer isso, surgirá na tela do celular um dos personagens em 3D, como se ele estivesse, de verdade, em um dos corredores do Praia de Belas. A brincadeira acompanha benefícios e oportunidades em parceria com lojistas, disponíveis numa área exclusiva do aplicativo do shopping. A CI&T, especialista global em soluções digitais, é uma das parceiras da empresa no projeto e, além de participar do processo criativo, foi responsável pelo desenvolvimento da ação digital.

A temporada de Natal começou em 14 de novembro com o cenário ‘Magia de Natal do Praia de Belas’  que abriga um campanário com seis grandes sinos. O prédio de cinco andares no estilo neoclássico será uma atração especial para encantar o público visitante. O ambiente é assinado pela especialista em arranjos natalinos Cecília Dale. O local conta com a Oficina de Cartinhas para o Papai Noel e personagens dos Portais Mágicos para colorir.

A promoção de Natal do centro de compras vai sortear dois automóveis Tracker LT zero quilômetro entre os clientes. Notas fiscais de compras no valor de R$ 400,00 e seus múltiplos darão direito a troca por cupons para concorrer aos carros. Os clientes que efetuarem o pagamento de suas compras com cartões Visa Platinum ou Visa Infinite receberão cupons em dobro. Serão aceitas notas fiscais emitidas nas lojas participantes no período de 17 de novembro a 24 de dezembro. O sorteio dos cupons será no dia 26 de dezembro, às 16h, no 3º piso do shopping, quando serão divulgados os ganhadores dos Tracker LT zero quilômetro.

Além do sorteio dos dois carros, o Praia de Belas realiza ainda a ação ‘Compre e Ganhe Natal 2016’, que presenteia os clientes com um Panettone Especial Bauducco, de 500 gramas, mediante a troca de notas fiscais quem somem R$ 400,00. O brinde exclusivo é limitado a uma unidade por CPF cadastrado durante todo o período da promoção.

Fundado há 25 anos, o Praia de Belas tem três pisos, possui 235 lojas, seis restaurantes e seis salas do GNC Cinemas. Recebe uma média de 40 mil pessoas ao mês e oferece 2 mil e 500 vagas de estacionamento.

ursos2

Bourbon Shopping – Foto de Renan Constantin

“Aventuras na floresta com os ursos” é o tema do Natal do Bourbon Shopping Wallig, Country,  Ipiranga, Assis Brasil e Novo Hamburgo, com  cenários que simulam uma floresta repleta de ursos de pelúcia e ursos animatrônicos em tamanho natural. A decoração tem ainda árvores de até 12 metros de altura iluminadas com LED, centenas de pacotes de presentes e enfeites coloridos. As aventuras das crianças também ficarão por conta de playgrounds com escorregadores, casas de madeira, pontes e pirâmides de escalada com tocas, montados nas áreas junto à decoração.

A cenografia faz uma referência ao tema da floresta com a presença de árvores que imitam plantas frutíferas. Cascatas de luz, guirlandas e o tradicional trenó fazem parte da decoração, e o Papai Noel recebe as crianças para fotos entre 17 de novembro e 24 de dezembro, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; nos domingos, das 14h às 20h, e no feriado do dia 24 de dezembro, em dois turnos, 10h às 14h e das 15h às 18h.

O Bourbon Shopping, o Moinhos Shopping e o Porto Alegre CenterLar, todos do Grupo Zaffari, realizam a campanha Desejos de Natal. Mais de um milhão de reais serão entregues em sorteios diários de R$ 1 mil e R$ 2 mil para que os vencedores possam realizar os seus sonhos natalinos. Nas unidades do Bourbon Shopping e no Porto Alegre CenterLar, os sorteios serão de R$ 1 mil ao dia e, no Moinhos Shopping, de R$ 2 mil ao dia. Os sorteios totalizarão 1.120 oportunidades para os clientes receberem os prêmios. Para participar da ação na rede Bourbon Shopping, no Bourbon Canoas, Bourbon Passo Fundo e Porto Alegre CenterLar, basta trocar R$ 400,00 em notas fiscais de compras realizadas em qualquer um dos empreendimentos por um cupom. No Moinhos Shopping, as notas fiscais válidas são somente as de compras feitas no shopping e o valor de troca é de R$ 500,00 por um cupom.

As unidades da rede Bourbon Shopping, Moinhos Shopping e shopping Porto Alegre CenterLar são administradas pelo Grupo Zaffari.
(*) Bourbon Shopping Assis Brasil | Bourbon Shopping Ipiranga | Bourbon Shopping Country | Bourbon Shopping Wallig | Bourbon Shopping São Leopoldo | Bourbon Shopping Novo Hamburgo | Bourbon Shopping São Paulo. Bourbon Canoas e Bourbon Passo Fundo.

Moinhos

Natal das Rosas – Moinhos Shopping – Foto Renan Constantin

O BarraShoppingSul preparou seu Natal 2016 para encantar Porto Alegre e receber seus visitantes. O começo foi com um grande evento gratuito ao ar livre no dia 27 de outubro que marcou a chegada do Papai Noel e a inauguração da Incrível Árvore Iluminada do Barra, árvore natalina externa com 30 metros de altura.

O BarraShoppingSul convidou o projeto uruguaio da Orquestra Juvenil del Sodre para tocar ao lado da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, acompanhados pelo Coral do Pão dos Pobres. Foi um repertório mesclando música popular brasileira, tangos sinfônicos, sambas, composições gaúchas e as tradicionais músicas de Natal. Para encerrar a noite, o Papai Noel acendeu A Incrível Árvore Iluminada do Barra ao lado das crianças da Casa de Nazaré, convidadas pelo shopping para participar deste momento especial e houve show de fogos de artifício.

Próximo à Árvore Iluminada, será inaugurada em dezembro uma grande roda-gigante, com 30 metros de altura, para que as pessoas possam aproveitar ainda mais o espaço ao ar livre à frente do Guaíba.

Além das atrações externas, para celebrar o Natal 2016, a praça Rosa dos Ventos será transformada em um lindo jardim, inspirada no Vale do Loire, no sul da França – região que, assim como a Serra gaúcha, é conhecida por seus vinhedos e por sua rota do vinho. A decoração colorida tem ao centro um gazebo com o trono do Papai Noel ao lado de uma bela árvore de Natal com 4 metros de altura, decorada em uma composição de tons de dourado, verde, lavanda, cobre e vinho. Para completar, um grande carrossel para divertir e estimular o lado lúdico de crianças e adultos.

O BarraShoppingSul conta com novas operações a partir deste mês, como a In Store, rede de moda de marcas conhecidas como Richards, 2and Floor, Tommy Hilfilger, Bobstore, VR Kids entre outras, TeaShop, loja internacional de chás gourmet, a Bagaggio, especializada em malas, e Champanharia Natalício, espaço ideal para descansar das compras e fazer um happy hour.

A promoção especial para premiar os consumidores, entre os dias 27 de outubro e 31 de dezembro, vai sortear duas SUV Nissan Kicks e 20 vales-presente no valor de  20 mil reais.  A cada R$ 300,00 em compras nas lojas participantes, os clientes poderão trocar suas notas fiscais por um cupom. Os sorteios serão realizados nos dias 28 de novembro, 05, 12 e 19 de dezembro (4 vales-presentes por sorteio) e, para encerrar, no dia 02 de janeiro, (2 carros + 4 vales-presentes).

Barra

Árvore Iluminada Barrashopping Sul – Foto de Alessandra Pavanel

O Rua da Praia Shopping  também está em clima de Natal.  Guirlandas, luzes coloridas, árvores natalinas e Papai Noel aparecem na decoração especial do shopping, assinada pelo arquiteto Claudio Paiva.  A novidade deste ano é a promoção “Sou o Rua do Melhor Presente”, em que os clientes concorrem a uma viagem para Cancun (México), com acompanhante. A cada R$ 300 em compras realizadas (notas cumulativas) entre os dias 21/11 e 24/12 nas lojas participantes, o cliente ganha uma caneca personalizada do shopping e um cupom para concorrer ao prêmio.

O pacote turístico inclui passagens aéreas, seis noites de hospedagem em hotel, translado em Cancun e seguro viagem. Os clientes que participaram da promoção de Natal em 2015 têm mais chances de ganhar, pois ganham cupons em dobro. O sorteio do prêmio ocorrerá no mesmo local, no dia 5 de janeiro, às 14h.

Inaugurado em 1990, o Rua da Praia Shopping é um dos mais tradicionais shoppings de Porto Alegre. Empreendimento do Grupo Isdra, o Shopping conta atualmente com mais de 70 operações distribuídas em 3 pavimentos, junto à Praça da Alfândega. Nos últimos anos, o Rua da Praia vem promovendo uma gradativa qualificação de seu mix de lojas, buscando atender às expectativas de seus clientes e do público de mais de 45 mil pessoas que circulam diariamente pelo Shopping. O supermercado Nacional e a Lojas Americanas são as âncoras do empreendimento.

Rua da Praia Shopping - Foto Paula Placido

Rua da Praia Shopping – Foto Paula Placido

O ‘Jardim Encantado de Natal’ leva magia ao I Fashion Outlet Novo Hamburgo. O clima natalino inicia já na entrada do outlet, onde um grande laço vermelho iluminado dá as boas-vindas aos visitantes. O grande destaque da decoração é uma casinha em estilo rústico, ornamentada com flores, bolas e folhagens, que vai abrigar o Bom Velhinho. Através das portas e janelas, as crianças podem espiar e acompanhar os afazeres diários do Papai Noel. A estrutura conta com o auxílio da tecnologia, reproduzindo sons e sombras.

A decoração conta com luminárias montadas com guirlandas, pedestais rústicos com corda de vime e, à noite, lâmpadas de LED são o diferencial da iluminação cênica no jardim. O ‘Jardim Encantado’ tem ainda a presença de quatro grandes esculturas em topiarias: um urso, um cachorro, um esquilo e uma rena, todos com aproximadamente 1,30 metro de altura. Enquanto os pequenos se divertem em quatro playgrounds espalhados pelo cenário, os pais podem descansar em bancos estilo ‘namoradeira’ localizados em meio à decoração ornamentada por pinheiros.

As crianças também podem  escrever suas cartinhas com pedidos para o Papai Noel e postae no Correio de Natal. A praça de alimentação do shopping ganha uma cortina de LED e rama verde e, em uma ilha interna, os visitantes encontram uma árvore natalina de 3 metros. Esse cenário é composto ainda por personagens como gnomos e um Papai Noel animatrônico, remetendo a um clima de piquenique. Outra ilha com bonecos está em frente ao restaurante Mamma Mia com a presença da Mamãe Noel.

O projeto no I Fashion Outlet Novo Hamburgo foi idealizado e executado pela Top Luz, empresa de Novo Hamburgo especializada em inovações tecnológicas em cenários e produções para entretenimento. Durante o período das festas natalinas, o I Fashion Outlet também terá apresentações de corais de escolas da cidade e região.

O I Fashion Outlet Novo Hamburgo, localizado no Km 236 da BR-116, é o primeiro outlet premium do Rio Grande do Sul. O empreendimento da Iguatemi Empresa de Shopping Centers (IESC) completou, em setembro, três anos de operação. Atualmente, conta com mais de 80 lojas e locações temporárias que comercializam aproximadamente 150 grifes nacionais e internacionais com descontos de até 70%. Possui praça de alimentação, restaurante, serviços para clientes e estacionamento gratuito com capacidade para 1.300 carros.

Ifashion

Casinha do papai Noel – I Fashion Novo Hamburgo – Divulgação

Para impulsionar as vendas, a promoção de Natal do Canoas Shopping sorteia uma Lifan X60 Talent zero quilômetro. Basta trocar por cupons as notas fiscais de compras totalizando 200 reais realizadas no Canoas Shopping durante o período da promoção.  A promoção de Natal do Canoas Shopping iniciou no dia 10 de novembro e os cupons podem ser trocados até 26 de dezembro. O sorteio acontece no dia 27 de dezembro, às 17h, na Praça das Palmeiras, no segundo piso do Canoas Shopping.

Além do sorteio, o shopping exibe o Jardim Encantado do Canoas Shopping, pocket shows exclusivos de Natal e brinquedos gratuitos para as crianças.

Os pocket shows têm roteiros e personagens desenvolvidos exclusivamente para os espaços do empreendimento pela empresa D’Arte, criadora do Espetáculo Korvatunturi, há quatro anos em cartaz em Gramado e acontecem por todo o Shopping. Eles são apresentados por cinco personagens que fazem interações diárias com o público para levar a magia do Natal a todos os visitantes.

Já o espaço da decoração conta com o Trono do Papai Noel, um trenzinho que atravessa a grande árvore de Natal e um carrossel que podem ser utilizados gratuitamente pelas crianças. O local também possui um labirinto que pode ser percorrido por crianças e adultos, um jardim sensorial e um espaço baby para crianças de até dois anos. Todas as atrações e brinquedos são gratuitos.

Localizado em Canoas, na Grande Porto Alegre, o Canoas Shopping é o maior empreendimento comercial da Região Metropolitana, com mais de 220 lojas, a maior praça de alimentação em número de operações e 1,37 mil vagas de estacionamento coberto. No fluxo médio mensal, registra um milhão de consumidores circulando nas dependências do shopping.

Desde 2006, o Canoas Shopping é administrado pela Mais Valor Planejamento e Gestão de Negócios, de Santo André/SP. Além do Rio Grande do Sul, que representa 30% dos seus negócios, a Mais Valor atua também nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco e no Distrito Federal.

Canoas

Decoração Canoas Shopping – Divulgação

Cervejas da Ambev terão mais cevada gaúcha

22 de novembro de 2016 0
Ambev - Divulgação

Ambev – Divulgação

A safra de cevada que está sendo colhida atualmente no Rio Grande do Sul já é uma das maiores e melhores de todos os tempos, segundo a Ambev, líder no ranking das cervejarias na América Latina. Após alguns anos ruins, a produção de 2016 vai ajudar a aumentar muito a participação do grão colhido no estado na produção de cervejas da companhia em todo o país. Em 2017, do volume total de malte produzido pelas malterias da empresa, mais de 50% será proveniente de cevada plantada no Brasil. Como o país ainda não é auto-suficiente na produção da cevada, principal insumo da cerveja, grande parte é importada de países como a Argentina. Esta dependência está diminuindo e a expectativa da empresa é chegar à auto-suficiência nas duas maltarias próprias que mantém no Brasil – ambas instaladas no Rio Grande do Sul – nos próximos anos. Para isso, está aprimorando seu programa de fomento da cultura junto aos produtores.

cevada

Plantação de cevada – Divulgação Ambev

A região Sul do Brasil, especialmente o RS e o PR, são responsáveis por 95% da área plantada com cevada, uma cultura que se adapta melhor ao clima frio – o plantio se dá no final do outono e a colheita entre outubro e dezembro. A maior concentração de platações está em Passo Fundo, no Planalto gaúcho, berço da cultura no país. Ali, a Ambev  inaugurou, em 2012, uma maltaria moderna de alta tecnologia que processa 122 mil toneladas de malte por ano. Com quase 150 funcionários, a unidade recebeu R$ 2,5 milhões em investimentos em 2015.

A outra maltaria da empresa fica no bairro Navegantes em Porto Alegre e é a mais antiga em funcionamento na América do Sul, processando mais de 90 mil toneladas/ano.

cevada2

Processamento – Divulgação Ambev

Para garantir a qualidade dos ingredientes de suas cervejas, a Ambev mantém, há mais de 30 anos, uma parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), por meio da qual incentiva o cultivo de cevada no Brasil. Ao todo, cerca de dois mil agricultores do Rio Grande do Sul e do Paraná são beneficiados com a distribuição de 270 mil toneladas do grão a cada safra. Graças à parceria, a área de plantio dos produtores que fazem parte do programa de fomento da cervejaria cresce ano a ano e atingiu 56 mil hectares em 2016, um aumento de 10% em relação a 2015.

Com o sucesso da atual safra, a empresa espera atrair novos produtores. “O produtor rural e as cooperativas desenvolvem o trabalho com a nossa supervisão e garantimos o preço e a compra da safra”, diz Caio Batista, especialista agronômico regional da Ambev. A empresa está tão animada que pretende incentivar o plantio também na região Sul do estado, próximo a Bagé e nos Campos de Cima da Serra, cujo clima é bastante apropriado ao cultivo da cevada. Há ainda um plano de transformar em zona de fomento, uma área no Cerrado brasileiro. “Queremos incrementar a área plantada, desenvolver novas variedades e investir em tecnologia”, diz Batista.

cevada3

O grão da cevada – Divulgação Ambev

A Ambev, empresa de capital aberto com sede em São Paulo, tem operações em 19 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Barbados, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent).

Dona de marcas como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev  conta com mais de 32 mil  funcionários somente no Brasil.

Em 2015, o volume de vendas da companhia chegou a quase 170 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de 46,7 bilhões de reais – crescimento de 12% em relação ao ano de 2014.

 

 

Há algo de velho na propaganda?

21 de novembro de 2016 0
Foto: Agência RBS

Foto: Agência RBS

Na semana passada, começaram a ir ao ar os novos comerciais da Havaianas e da Renault, estrelados pela cantora Sandy e pela apresentadora Xuxa Meneghel, respectivamente. Não sei se é má vontade dessa blogueira, mas tive uma sensação de coisa velha e sem graça. Em pleno 2016, recorrer à Xuxa e a uma ‘versão’ de Ilariê (ôooo) para vender carros, nem mesmo se for um modelo para ‘tiozinho’ que era ‘baixinho’ na época em que ambas foram sucesso. E, sinceramente: alguém ainda acha graça em chamar a Sandy de ‘Sandy Júnior’?

Desde a última quinta-feira, Xuxa aparece nos intervalos comerciais para destacar as vantagens da promoção Girou, Ligou, Ganhou, a ação mais importante do ano da Renault. A apresentadora, hoje na Record, protagoniza a campanha que abre as concessionárias para que o público participe da promoção, tentando encontrar a chave que liga um dos automóveis da marca e leve o carro para casa. Veja um dos vídeos de campanha com a apresentadora: https://www.youtube.com/watch?v=RCsdyZgEPuc

Sandy1

Foto:TV Globo, Divulgação

No mesmo dia, a nova campanha de Havaianas com a cantora Sandy foi ao ar. No filme, ela enfrenta com bom humor a ‘velha e já sem graça’ confusão que geralmente acontece com o nome dela e do irmão, Júnior. O comercial tem a participação do mesmo vendedor que da propaganda feita anteirormente com Susana Vieira, na qual ele ‘adivinha’ o número que as mulheres calçam. O filme ainda terá desdobramentos para o meio digital e será veiculado em todo o Brasil, em emissoras de TV abertas e por assinatura.  Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZKvd8IAv2i8

 

 

Gaúcha Fras-Le marca presença em novo autódromo brasileiro

20 de novembro de 2016 0
Frasle

Fras-Le na Stock Car – Divulgação

A gaúcha Fras-le, empresa do Grupo Randon, como fornecedora oficial da pastilha de freio, marca presença no Circuito dos Cristais, o mais novo autódromo brasileiro, empreendimento localizado na cidade de Curvelo, a cerca de 150 quilômetros da capital de Minas Gerais, onde acontece a penúltima etapa do ano da Stock Car, Copa Petrobras de Marcas, Campeonato Brasileiro de Turismo e Mercedes-Benz Challenge.

Circuito dos Cristais conta com uma reta de 800 metros de extensão num traçado de 4.420 metros de pista com curvas e desníveis, o que o transforma numa verdadeira montanha-russa para os pilotos. Esta pista passa a ser a maior de toda temporada, ultrapassando em cerca de 100 metros o tradicional circuito de Interlagos.

circuito

Circuito dos Cristais – Divulgação

Entre as cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le é uma marca reconhecida globalmente. Possui fábricas no Brasil, Estados Unidos e China, centros de distribuição na Argentina e Europa e operações comerciais no Chile, México, África do Sul e Emirados Árabes Unidos, além de uma equipe para atender seus clientes em mais de 100 países onde seus produtos são comercializados.

A Fras-le possui seu próprio Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e tem um portfólio com mais de 12.000 referências para os mercados de reposição e montadoras, com lonas e pastilhas de freio para veículos leves e pesados, sapatas para veículos leves, revestimentos de embreagem, pastilhas e sapatas para motos, pastilhas para aeronaves, lonas moldadas e trançadas, pastilhas e sapatas para trens e metrôs e placas universais para aplicações especiais. Com a recente aquisição da Controil, ampliou seu portfólio de produtos, passando a oferecer também componentes para freios, embreagens e polímeros automotivos.

 

 

 

 

 

 

 

Novo Medical Center ajuda a desenvolver Zona Norte da Capital

18 de novembro de 2016 0
med3

Divulgação

Uma boa ideia deve ser replicada, certo? Pois é isso que a construtora e incorporadora Cyrela Goldsztein está propondo com o lançamento do Medplex Eixo Norte, um complexo de saúde projetado em conformidade com as normas e regulações da RDC 50, da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e que fomenta o desenvolvimento de uma região carente de serviço privado em saúde. Com grande circulação de pessoas, o local escolhido tem um fluxo de 50 mil carros por dia e população de mais de 600 mil pessoas. Fica próximo dos Hospitais Cristo Redentor e Nossa Senhora da Conceição, além do Centro Clínico Gaúcho e Bourbon Shopping Wallig. O local é o eixo de ligação com as principais cidades da região metropolitana.

O projeto que chega agora à Zona Norte da capital gaúcha, também foi replicado em Belo Horizonte e em Curitiba, com planos para Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

Há dois anos, a construtora lançou o primeiro Medplex no coração do eixo hospitalar de Porto Alegre, com acesso rápido a qualquer região da cidade e  inspirado nos melhores medical centers do mundo, com elevadores com capacidade para maca, corredores com 2 metros de largura, área de descarte para lixo hospitalar em todos os andares, entre outras características específicas. A obra do primeiro lançamento do Medplex está na fase final com a previsão de entrega no segundo trimestre de 2017. Ele foi completamente comercializado.

A evolução do conceito

O Medplex Eixo Norte tem algumas novidades, como o conceito de patrimônio produtivo, que combina a valorização imobiliária com a evolução de comportamento atual, incentivando a utilização dos espaços através do time sharing. O espaço pode ser utilizado por diferentes profissionais, alternando os horários e dias de uso, conforme suas agendas. Nesse sistema, existe economia e otimização das despesas, pois os serviços são compartilhados por todos os profissionais que utilizam o espaço. Além de ser um formato de consumo consciente, isso gera oportunidade de negócio, maximizando o potencial de ganho do investidor.

O complexo contará com a gestão da Pro Medical, empresa especializada em gestão da saúde e soluções relacionadas à área técnica, com foco também em manter rentabilização do patrimônio imobiliário. Além disso, a Auxiliadora Predial, responsável pela gestão condominial, desenvolveu uma nova marca, a Auxiliadora Predial Facility Management, para oferecer serviços diferenciados aos condominos do Medplex Eixo Norte. O empreendimento é repleto de conveniências, como salas de reunião, auditório, fitness e coffee lounge.

A Unicred Porto Alegre, instituição financeira cooperativa, auxiliará os profissionais associados com linhas de crédito facilitadas, taxas de juros competitivas, IOF reduzido e prazos alongados.

medplex22

Medplex Eixo Norte – divulgação

No primeiro Medplex, que será entregue em 2017,  pacientes e profissionais vão dispor de clínicas e consultórios integrados com outros profissionais e serviços complementares como: exames laboratoriais e diagnóstico por imagem, entre outros. O empreendimento vai acolher o Hospital de Curta Permanência (HCP), focado em procedimentos cirúrgicos de pequeno e médio porte que demandam internação de curta permanência.

O HCP vai dispor de blocos cirúrgicos capacitados para intervenções vasculares, dermatológicas, ginecológicas, traumatologias, oftalmológicas, estéticas e cirurgias de videolaparoscopia. Ao todo, serão 08 salas de cirurgia, 25 leitos de RPA – recuperação pós-anestésica, 02 leitos de UTI – unidade de terapia intensiva -, 15 leitos para pernoite e 03 suítes vip para internação, incrementando o número de leitos disponíveis na cidade. O estímulo à breve permanência de 24h, a no máximo 72h, permite que o paciente receba atenção e que sua passagem pelo local seja rápida e eficaz. A ideia é que a recuperação aconteça no ambiente familiar, método que traz menor risco de infecção hospitalar. O Medplex receberá também , um bloco cirúrgico de oftalmologia.

med2

Divulgação

 

 

Executivo da Randon é 'Equilibrista 2016'

16 de novembro de 2016 0

 

Num ano muito difícil para a grande maioria das empresas brasileiras, receber o Troféu Equilibrista, conferido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do RS a administradores que se destacam pelas estratégias adotadas para o equilíbrio das finanças da empresa, tem um sabor especial. O diretor financeiro e de relações com investidores da Randon S.A Implementos e Participações, Geraldo Santa Catharina,  “Equilibrista 2016”, sabe bem disso. Diante de uma queda superior a 60% no mercado de veículos comerciais, no qual a companhia atua, o desafio do executivo, juntamente com a diretoria das Empresas Randon, era o da preservação da saúde financeira e dos resultados finais. As medidas, que alcançaram todas as áreas e todos os níveis hierárquicos, envolveram uma profunda reestruturação que envolveu uma rigorosa gestão de custos e de ações como renegociações, reorganização de atividades, venda de ativos, adiamento de projetos, criação do centro de compras e ampliação do centro de serviços compartilhados. “O processo ainda está em andamento, mas já reforçamos nossa estrutura de capital e atingimos o ponto de equilíbrio, o que nos leva a uma empresa mais enxuta e preparada para ganhar espaço na retomada do mercado”,diz Santa Catharina.

Geraldo Santa Catharina - diretor Financeiro e de RI.jpg - crédito foto João Carlos Lazzarotto

Geraldo Santa Catharina – diretor Financeiro e de RI crédito foto João Carlos Lazzarotto

Geraldo Santa Catharina é natural de Caxias do Sul e tem 57 anos. É administrador de empresas, com pós-graduação em Finanças e especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Participou do programa STC Skills da FDC com o Kellogg Institute na North Western University of Ilinois nos EUA. Atua há 37 anos nas áreas de Finanças Corporativas, Planejamento Estratégico, Relações com Investidores, Fusões e Aquisições, Mercado de Capitais e Áreas jurídica e Tributária, em empresas como Eberle, Marcopolo e Randon, onde está desde 1984. Além de ocupar o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Randon S/A Implementos e Participações e de Diretor Comercial do Banco Randon Ltda, também é Vice-presidente da Diretoria Executiva do Instituto Hercílio Randon, formado em parceria com a PUC–RS para o desenvolvimento tecnológico.

O EQUILIBRISTA

TROFEU

Reconhecer os profissionais de finanças com performance diferenciada e carreira sólida é a proposta do Prêmio Troféu O EQUILIBRISTA, concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do RS (IBEF-RS). Na edição 2016, além do Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Randon S.A Implementos e Participações, Geraldo Santa Catharina, o  Executivo de Finanças do Ano, há dois destaques. Marco A. S. Brito, diretor Financeiro do Grupo AGCO do Brasil, e Mauro De Marchi, presidente da Sodexo On-site Brasil.

O “Equilibrista” é o prêmio mais cobiçado do mundo financeiro. Tornou-se âncora do IBEF no Brasil e transformou-se em adjetivo para qualificar o profissional bem-sucedido na área. A escultura de Osni Branco é uma forma de representar e homenagear as atividades do profissional de finanças como um verdadeiro “equilibrista” da moeda de sua empresa.

Nesta edição, a escolha dos nomes pelo conselho do IBEF-RS foi feita a partir da avaliação dos projetos de cada um por uma banca composta por representantes das auditorias Deloitte, KPMG, PwC e Ernst&Young e da Faculdade de Economia da UFRGS. O presidente do IBEF-RS, Ademar Schardong, disse que, entre os três eleitos, há cases distintos de reestruturação econômica e patrimonial, racionalização de custos e expansão. “É um ano muito difícil para quem tem a gestão financeira das empresas. Mas, mesmo assim, esses executivos encontraram soluções inovadoras e corajosas diante do processo de recessão econômica”, diz. A premiação será entregue em cerimônia em jantar no dia 18/11 no Grêmio Náutico União.

equilibrista
Destaques 2016

Os dois destaques são responsáveis por projetos relevantes em suas empresas. Mauro De Marchi é o novo presidente da Sodexo On-site Brasil, desde setembro, reportando-se ao Chairman Global das Regiões, Lorna Donatone. Ele assumiu num momento de reestruturação do modelo de negócio da divisão e tem como objetivo reforçar ainda mais o comprometimento da Sodexo com o crescimento do País, a partir da melhoria no atendimento de clientes. Com a nova estrutura de trabalho, a Sodexo On-site será segmentada por áreas de atuação: Corporativo, Saúde, Educação e Energia e Recursos, garantindo um melhor nível de atendimento, negociação e especificações que cada segmento demanda. Mauro De Marchi é formado em Ciências Contábeis e possui MBA em Administração Financeira com especialização em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Marco A. S. Brito, diretor financeiro do grupo AGCO do Brasil, é responsável pela área contábil IFRS e USGAAP, reporte, tesouraria, câmbio, contas a pagar, comércio exterior (importação e exportação), cadastros, tributos diretos e indiretos para as empresas do Grupo AGCO na América do Sul. Com mais de 25 anos de experiência na área financeira, dos quais 12 anos no Grupo AGCO, ele tem passagem em empresas como Deloitte Touch Tohmatsu, Braga & Marafon, Bridgestone Firestone e Delphi do Brasil. É graduado em Administração de Empresas, Direito, pós-graduado em Direito, Mestrado em Economia Aplicada a Empresas, MBA em Gestão Estratégica Econômico de Negócios pela FGV, cursando Ciências Contábeis, com formação no Programa de Desenvolvimento Gerencial da Dom Cabral e formação em Profissional Coach Certification e Profissional Executive Coach pela Sociedade Latino-Americana de Coaching.