Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Empresa conquista mercado com ritmo sertanejo

01 de abril de 2017 0
Show de Chitaozinho e Xororó

Show de Chitaozinho e no Wood’s – Divulgação

Hoje o blog conta um ‘case’ de empreendedorismo que ilustra bem como enxergar com antecedência uma tendência de mercado pode fazer diferença na hora de criar um novo negócio. A história do Wood’s Bar, maior rede de casas de shows do país, começou em 2005, na cidade de Curitiba (PR), aproveitando a ascensão da música sertaneja para apostar em uma opção de entretenimento totalmente dedicada ao gênero.

Hoje, o Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior presença do Wood´s. São três casas: uma em Atlântida, no Litoral Norte, e duas em Porto Alegre. Na capital gaúcha, o  grande destaque é o Wood´s Arena, projeto da rede voltado para shows maiores, que teve início justamente aqui no estado.

Você pode gostar ou não, mas tem que admitir que a música sertaneja, seja romântica, universitária ou de raiz, definitivamente invadiu rádios, festas e programas de televisão no Brasil e não pára de crescer. No ano passado, o IBOPE fez um estudo nas principais capitais e regiões metropolitanas do país durante  sete dias. No período, 73% da população havia escutado rádio. Alem de traçar o perfil dos ouvintes brasileiros, o instituto divulgou os ritmos de música que são mais tocados no país. Adivinhe: a música sertaneja ficou em primeiro lugar, com 58% das preferências.

O grupo WDS é um dos maiores exemplos nacionais de estruturação de plano de negócio, difusão de conceito e consolidação de marca. Doze anos depois da inauguração do primeiro Wood’s, a empresa alcançou um feito inédito: é a única rede de casas de shows presente nas cinco regiões brasileiras. São 16  unidades distribuídas em dez estados (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Pará, Espírito Santo e Rio Grande do Norte).

Wood's Curitiba

Wood’s – divulgação

O Wood’s surgiu no mesmo ano em que o sertanejo universitário começava a ganhar força no país, com duplas como César Menotti & Fabiano, João Bosco & Vinícius e Fernando & Sorocaba alcançando os primeiros lugares nas rádios de todo o Brasil. Inspirados por modelos de casas noturnas de sucesso em outros segmentos, a ideia de quatro jovens empresários era investir em uma estrutura inédita que oferecesse conforto, qualidade de atendimento e as melhores opções de consumo aos fãs de música sertaneja.

A rapidez em preencher uma lacuna que acabava de ser criada no mercado do entretenimento, fez a casa se tornar precursora de um formato que seria difundido e reproduzido diversas vezes a partir daquele momento. “O nosso pioneirismo nos transformou em referência. Por muito tempo fomos a única opção de alto padrão dedicada ao gênero sertanejo”, afirma Charles Bonissoni, um dos sócios fundadores do Wood’s Bar.

casa2

Divulgação

Mais do que iniciar o negócio no tempo certo, o sucesso do Wood’s deve ser atribuído também ao cuidadoso processo de planejamento e fortalecimento de marca. Os sócios se preocuparam em fidelizar o público e alcançar resultados efetivos para então iniciar a expansão com a abertura do Wood’s Balneário Camboriú, em Santa Catarina, no ano de 2008.

A última casa, inaugurada em Natal (RN), no final do ano passado, traduziu significativamente a quebra de paradigmas conquistada pelo Wood’s. “A nossa história traça um paralelo com a história do sertanejo universitário, e abrir uma casa no Nordeste mostra não só a força que o gênero conquistou no Brasil todo, mas também que o conceito de balada representado pelo Wood’s Bar ultrapassou barreiras”, diz Bonissoni.

Wood's Natal

Wood’s Natal – divulgação

Atualmente, o grupo WDS, detentor da marca Wood’s Bar, também é responsável pela WS Brazil, casa curitibana dedicada ao samba e pagode. Além disso, o Wood´s Bar possui diversos projetos de eventos realizados fora dos perímetros da casa, como o “Wood’s On Board”, cruzeiro marítimo próprio que leva shows de renomados artistas sertanejos para dentro de um navio luxuoso, e o Wood’s Tour, que promove eventos itinerantes em diferentes estados brasileiros. Recentemente, o Wood´s passou a promover shows de grande porte fora do Brasil, entre eles apresentações de Michel Teló em Punta del Este, no Uruguai; da dupla Chitãozinho & Xororó, na cidade de Orlando, nos Estado Unidos; e de Wesley Safadão em Lisboa, em Portugal, sua primeira apresentação no continente europeu.

 

Envie seu Comentário