Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Acordo de cooperação une criadores de búfalos gaúchos e argentinos

03 de abril de 2017 0
Imagem Pixabay

Imagem Pixabay

Nesse momento em que se discute a qualidade da carne produzida no Brasil, acordos como o recém firmado entre criadores gaúchos e argentinos de búfalos são muito bem vindos. A carne de búfalo é uma excelente opção de proteína animal  e tem recebido muito cuidado da cadeia produtora. Poucos sabem, mas a carne de búfalo é mais magra e mais saudável que a carne bovina. E, apesar de terem sabor semelhante, a de búfalo ainda é pouco consumida no país. Estudos publicados pelo USDA (United States Department of Agriculture), demonstram que a carne de búfalo, em relação aos bovinos, tem 40% menos colesterol, 12 vezes menos gordura; 55% menos calorias; 12% a mais de proteína; e 10% a mais de minerais.

bufalo4

Divulgação Ascribu

Nesse contexto favorável à carne de búfalo, criadores gaúchos e argentinos firmaram convênio de cooperação que envolverá integração de produtores e atividades e trocas de informações científicas e comerciais de interesse comum. O acordo foi assinado no sábado (1º/4) pela Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu) e Associação Argentina de Criadores de Búfalos (AACB), por meio do presidente Delfino Beck Barbosa e do diretor Carlos Maria de Llano, respectivamente.

A assinatura ocorreu durante dia de campo da Ascribu em São Borja, na cabanha Santa Bárbara, onde se reuniram cerca de 60 criadores, com a presença de representantes das províncias (estados) argentinas de Corrientes, Formosa e Chaco, diretamente comprometidas com o convênio intitulado Programa Búfalo Gaúcho.

O tema do dia de campo foi “A experiência do campo até o varejo de carnes”, com apresentação do produtor Pedro Costa, que atua em toda a cadeia e chega ao mercado com a marca Búfalo Nobre. O abate na propriedade de Costa gira em torno de 600 novilhos por ano.

Em abril, acontecem o remate com búfalos em Glorinha (dia 6) e a Feira de Búfalos de Corrientes (de 21 a 23). O próximo dia de campo da Ascribu está marcado para 17 de setembro, na Fazenda São João, de João Amantino, em Passo Fundo.

bufalo3

Divulgação Ascribu

 

Envie seu Comentário