Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Prima Horta traz hortas urbanas a Porto Alegre

20 de abril de 2017 0

 

Imagem Pixabay

Imagem Pixabay

Hoje o blog vai falar de um projeto inédito que está chegando a Porto Alegre e no qual eu tenho a honra de estar envolvida. Somos três sócios nesse novo negócio: eu, a engenheira agrônoma Helena Shanzer, do blog Jardim de Helena, e o publicitário Gustavo Fávero. Empresas, universidades, shopping centers e construtoras que querem tomar a dianteira numa ação de grande impacto ambiental, social e de marketing,  agora podem contar com a ‘PRIMA HORTA’.  Nós desenvolvemos projetos de compostagem e produção de alimentos, dando destino ecologicamente correto ao lixo orgânico, um dos grandes problemas das grandes cidades em todo o mundo. Qual o nosso conceito básico? – definição de um local, com base na produção de lixo; – reciclagem, com aproveitamento dos resíduos orgânicos; – plantio de verduras, hortaliças, temperos, frutas, chás etc; – consumo otimizado de água e energia.

Shopping Eldorado SPO - divulgação

Shopping Eldorado SPO – divulgação

A ‘PRIMA HORTA’ faz projetos inspirados em casos como o do Shopping Eldorado, que existe desde 2012. Ali, é reciclada cerca de 1 tonelada de lixo orgânico gerada diariamente em suas praças de alimentação. As sobras de alimentos são transformadas em adubo usado em uma horta no telhado do empreendimento, onde são produzidos legumes e verduras livres de agrotóxicos e destinados aos próprios colaboradores do Eldorado. A horta, construída na parte superior do shopping, também pretende deixar a temperatura interna do local mais amena, reduzindo assim o desperdício de água utilizada nos equipamentos de refrigeração de ar. No espaço são produzidos legumes e verduras, como berinjela, jiló, cebola, pimentões, pimentas, salsinhas, alfaces, gengibre, tomates, manjericão, morango, pepino e abobrinha. E também há o que eles chamam de ‘Farmácia Viva’, onde são plantadas capim-cidreira, hortelã, erva doce, carquejo, malva, sálvia, alecrim, bálsamo e poejo.

No coração de Tel Aviv, em Israel, uma horta orgânica capaz de produzir cerca de 10 mil maços de folhas verdes por mês, é uma verdadeira fazenda urbana no telhado de um shopping da capital israelense e virou uma das grandes atrações do local. Batizado de Green in the City, a fazenda urbana conta com duas estufas, que somam 750 metros quadrados de áreas de cultivo, onde são plantados 17 tipos diferentes de vegetais e ervas em rotação. O sistema garante que todos os meses a colheita seja de mais de 10 mil “pés”. Todos os alimentos são produzidos de forma orgânica, sem que sejam usados pesticidas ou fertilizantes artificiais. Para garantir a demanda, toda a produção é hidropônica. Apesar da grande quantidade de alimentos produzida, o principal intuito do projeto é a conscientização. O espaço recebe workshops, oficinas educativas e projetos de sensibilização. A maior parte da produção é vendida a restaurantes locais e aos moradores da região, que recebem os alimentos em casa, através de entregas feitas em bicicletas. horta1

Quer saber mais sobre a PRIMA HORTA? Entre em contato através do primahorta@gmail.com.

Imagem Pixabay

Imagem Pixabay

Envie seu Comentário