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Dia Mundial da Água: Ambev lança água mineral para ajudar região da seca

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira, 22 de...

Empresa gaúcha cria jardim sensorial para colaboradores

22 de março de 2017 0

Mais conhecida pelos produtos alimentícios da marca Fritz & Frida, a Fröhlich é uma das maiores distribuidoras atacadistas do sul do Brasil. Sediada na cidade gaúcha de Ivoti, é também detentora das marcas Frily (pet), e Frilar (limpeza e higiene). O portfólio das três marcas somam mais de 350 produtos, presentes em mais de 14 mil pontos de vendas no RS. O grupo movimenta mais de 600 toneladas de mercadorias diariamente e conta com 500 colaboradores.

E é sobre essas pessoas que o blog fala hoje. Investir no bem-estar dos funcionários é um fator importante de motivação e resulta em maior produtividade e melhoria da saúde de todos. Este foi o propósito da Fröhlich ao criar em sua sede, em Ivoti, um jardim sensorial, área especialmente ambientada para descanso e contemplação de seu público interno. Projetado pelo paisagista Maiquel Scherer, o espaço inspirado em jardins orientais e franceses possui 65 m², e conta com deck de madeira, lago artificial com carpas, plantas aromáticas e bancos de madeira estrategicamente localizados sob a sombra de araucárias. O principal dos quatro nichos do ambiente é o espaço zen, inspirado nos jardins japoneses, com pedriscos brancos que podem ser manuseados e desenhados com ancinhos de madeira.

Jardim

Jardim Sensorial – Imagem Renan Costantin

Acreditamos que o convívio com a natureza através da criação de jardins contribui para melhorar a qualidade de vida de seus usuários, auxiliando na comunicação e nas relações interpessoais, despertando sensações positivas e propiciando momentos de reflexão, confraternização e harmonia”, destaca a diretora de Gestão Patrimonial da Fröhlich, Sabrina Fröhlich. O jardim também abriga um obelisco em homenagem aos 60 anos da empresa comemorados em 2015. Ele destaca os quatro elementos da natureza e traz ilustrações em suas quatro faces que marcam a história da companhia. O obelisco foi criado e executado pelo artista plástico gaúcho Ricardo Blauth.

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Obelisco – Imagem Renan Costantin

O jardim conta com ampla variedade de espécies vegetais que proporcionam floradas em diferentes épocas do ano, e, principalmente, que atraem fauna e trazem vida ao local.  Destaque para os aromas de plantas como lavanda, alecrim, gardênia, citronela, lantana branca e tomilho.

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Imagem Renan Costantin

Os bancos do espaço estão dispostos em duas formas: agrupados, próximos ao som da água do lago, para estimular a conversação entre grupos; e isolados, para momentos de reflexão ou conversas reservadas. O lago proporciona vida e movimento ao jardim, com suas carpas ornamentais e os pássaros diversos que bebem a água e banham-se na sua superfície.

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Imagem Renan Costantin

Dia Mundial da Água: Ambev lança água mineral para ajudar região da seca

21 de março de 2017 0

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira, 22 de março, três cidades no interior do Ceará começam a receber água potável por meio de um projeto liderado pela Ambev. A empresa lançou a Água Mineral AMA e está revertendo 100% do lucro das garrafas vendidas para levar acesso à água potável à população do semiárido brasileiro. A AMA já está à venda nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e online pelo Emporio.com. Até o fim do ano, a AMA estará disponível nas redes varejistas de todo o país. “Estamos muito felizes de lançar a AMA. Essa é uma inovação única no mercado brasileiro porque, quando alguém compra uma garrafa de AMA, 100% do lucro vai para projetos que ajudam quem mais precisa de água”, destaca Bernardo Paiva, presidente da Ambev.

Rótulo da Água Mineral AMA - Divulgação

Rótulo da Água Mineral AMA – Divulgação

Três comunidades, que reúnem juntas cerca de 3 mil pessoas no interior do Ceará, estado que atualmente mais sofre com a seca no Brasil, vão inaugurar projetos de acesso à água potável na quarta-feira, Dia Mundial da Água. As comunidades ficam nas cidades de Aiuaba, Jaguaruana e Capistrano. Todas elas se localizam em áreas rurais de grave escassez hídrica.

Os projetos receberam investimentos da AMA para dar andamento a iniciativas locais de abastecimento. A verba investida pela cervejaria viabilizou obras para a perfuração de poços de água e a instalação de micro usinas de energia solar que diminuem consideravelmente o custo de distribuição da água. Depois que os projetos forem inaugurados, eles serão geridos pela própria comunidade.

O parceiro local da Ambev, responsável por administrar a maioria dos sistemas de água rurais do Ceará e que coloca em prática os projetos nas três comunidades, é o SISAR – Sistema Integrado de Saneamento Rural. Equipes técnicas formadas por especialistas em recursos hídricos e assistentes sociais dão a essas comunidades todo o suporte necessário para que as iniciativas se desenvolvam de forma sustentável. O trabalho é reconhecido pelo Banco Mundial como um dos melhores sistemas de gestão de água rural existentes.

Com o apoio da Fundación Avina, ONG que trabalha em prol do desenvolvimento sustentável na América Latina, a Ambev pretende ampliar o programa de apoio para todo o semiárido brasileiro.

Como surgiu a AMA

A AMA começou a nascer no final de 2015, quando o time de sustentabilidade da Ambev  buscava um novo projeto para expandir seus programas de preservação e uso consciente de água. Depois de reunir diversas áreas da empresa e fazer uma parceria com o Yunus Corporate Action Tank, promovido pela Yunus Negócios Sociais, que estimula as empresas a pensarem em negócios que já nascem para resolver um problema social, surgiu a ideia de criar uma água engarrafada que tivesse 100% dos lucros investidos no acesso à água potável.

Com o lançamento da AMA, a cervejaria contribui para que o sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU seja concretizado: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos. A Ambev faz ainda parte do CEO Water Mandate, que reúne empresas comprometidas com o problema da escassez de água e da falta de saneamento em todo o mundo.

A AMA não vai só financiar projetos que aumentem o acesso à água potável, mas vai, também, ser uma forma de conscientizar mais pessoas, de trazer atenção para esse problema, de conectar as pessoas que vivem hoje em um mundo tão polarizado e individualizado”, diz Renato Biava, diretor de sustentabilidade da Ambev.

Todas as etapas do projeto AMA são apresentados por meio de uma plataforma digital (www.aguaama.com.br) com todas as informações do produto, prestação de contas periódicas sobre o lucro obtido com as vendas, investimentos e andamento de cada projeto.

Imagem Pixabay

Imagem Pixabay

A Ambev trabalha para diminuir seu impacto no meio ambiente com ações que também contribuem para a perenidade do negócio. Para recuperar e preservar as principais bacias hidrográficas do Brasil, em 2010, a cervejaria lançou o Projeto Bacias. Em 2015, a Ambev ampliou esse trabalho e anunciou a participação na Coalizão Cidades pela Água, uma iniciativa liderada pela ONG The Nature Conservancy, que pretende aumentar a disponibilidade de água para mais de 60 milhões de brasileiros em 12 regiões metropolitanas do país. Na prática, nos próximos anos, o grupo trabalhará para que a preservação de rios e nascentes seja incorporada na gestão dos recursos hídricos de 243 municípios.

Para compartilhar conhecimento e também ajudar micro e pequenas empresas a economizarem água, a cervejaria lançou recentemente o SAVEhSistema de Autoavaliação de Eficiência Hídrica. Fruto de uma parceria com as ONGs Fundación Avina e Carbon Trust e com o Pacto Global da ONU, o programa é desenvolvido por meio de uma plataforma online totalmente gratuita, na qual qualquer empresa pode ter acesso ao sistema de gerenciamento hídrico da cervejaria.

Com base na realização de um auto-diagnóstico, as empresas cadastradas podem identificar suas lacunas e selecionar ações para evolução das suas práticas, construindo um plano de ação personalizado que pode ser acompanhado mensalmente.
A ferramenta possibilita, ainda, a criação de relatórios customizados pelas empresas para acompanhamento dos indicadores e divulgação dos resultados para o público interno, clientes, fornecedores, entre outros.

Desenvolvido com base na ampla experiência e conhecimento acumulados pela Ambev nas últimas décadas, o SAVEh alia a reconhecida gestão da companhia a boas práticas operacionais amplamente testadas e implementadas nas suas centenas de cervejarias, no Brasil e no mundo. Para se ter uma ideia, o sistema de gestão utilizado internamente pela Ambev contribuiu, nos últimos 13 anos, para uma redução de mais de 40% no consumo de água da cervejaria.“Estamos alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para garantir a gestão sustentável da água. Ela só é possível por meio da união de parceiros em um trabalho em rede, por isso, reunimos esforços dentro e fora dos nossos muros”, diz Renato Biava, diretor de relações corporativas da Ambev.

Imagem Pixabay

Imagem Pixabay

Ao estimular outras empresas a aumentarem sua eficiência hídrica, o SAVEh complementa os esforços da Ambev relacionados ao CEO Water Mandate, iniciativa estabelecida pelo Pacto Global da ONU que reúne empresas comprometidas com o problema da escassez de água e da falta de saneamento em todo o mundo. A Ambev e o Pacto Global da ONU também promoverão workshops para treinamento das empresas sobre a utilização da plataforma. Para um grupo de 12 empresas, será concedida ainda consultoria técnica e acompanhamento pessoal.Para se cadastrar, basta acessar www.saveh.com.br.

A Ambev tem sede em São Paulo e está presente em 19 países. No Brasil, tem mais de 32 mil colaboradores. Além de cervejas, o portfólio da empresa conta com refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas como Antarctica, Brahma, Skol, Budweiser, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica e Do Bem.

Rede Brasil do Pacto Global da ONU

Lançado em 2000, o Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa voluntária do mundo. Reúne mais de 12 mil signatários – entre empresas (pequenas, médias e grandes) e organizações – em quase 170 países com o objetivo de alinhar os negócios a dez princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Criada em 2003 e hoje a quarta maior rede do mundo e a maior das Américas, com 700 signatários, a Rede Brasil do Pacto Global é vinculada ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A iniciativa promove ações colaborativas lideradas pelo setor privado, por meio da construção de parcerias com diversos setores, como a sociedade civil, governos e agências da ONU. Para os signatários, há o acesso a diversas informações, oportunidades de capacitação e networking, além da possibilidade de participação nos Grupos Temáticos – Água, Agricultura e Alimentos, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho e Energia e Clima – e na Comissão de Engajamento e Comunicação (CEC). Até 2030, o Pacto Global tem o desafio de ser o porta-voz da ONU para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) junto ao setor privado.

Imagem Pixabay

Imagem Pixabay

Vinícolas gaúchas apresentam novidades

19 de março de 2017 0

 

Parreiral

Parreiral Santana do Livramento – Divulgação Salton

A Vinícola Salton  está comemorando a safra 2017. Ao todo serão 17 milhões de quilos recebidos, com foco em uvas viníferas para elaboração de vinhos e espumantes premium A primeira etapa do recebimento de uvas já está encerrada, com a colheita das uvas de acidez perfeita para vinhos brancos e espumantes. Agora, a vindima, que se estende até final de março, dá lugar aos frutos tardios, com alta graduação de açúcar, ideal para os vinhos premium da empresa centenária. A safra está sendo considerada muito boa devido a fatores como o rigor do departamento de Viticultura e as condições climáticas do último ano, com a ocorrência do fenômeno La Niña antes da maturação da uvas precoces.

Com períodos secos intercalados em todo o ciclo vegetativo, o inverno de baixas temperaturas e o verão quente, a safra deste está proporcionando uvas de qualidade – aromáticas e com boa acidez, excelentes para a elaboração de espumantes. Na Campanha, a vinícola irá colher cerca de 3 milhões de quilos de Chardonnay, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Tannat e Merlot, de vinhedos próprios e de mais 40 fornecedores. Na Serra, serão 14 milhões de quilos de uvas para espumantes, vinhos e sucos.

Para a Salton, a safra que chega ratifica o direcionamento que a empresa tem tomado nos últimos anos, com foco na elaboração de bebidas com os diferentes terroirs brasileiros.  “Temos investido constantemente na excelência, sempre nos baseando em padrões internacionais. (Buscando melhor técnica para se conseguir uvas de qualidade) Com uma safra de qualidade satisfatória, de uvas superiores, conseguimos traduzir ainda mais esse cuidado com nossos produtos”, diz o presidente Daniel Salton.

Colheita  - Divulgação Salton

Colheita – Divulgação Salton

Em Santana do Livramento há outro diferencial quando o assunto é a colheita. Totalmente mecanizada, a ela ganha agilidade. “A tecnologia aplicada permite que os frutos sejam colhidos de maneira mais eficiente que a manual, porém com o mesmo cuidado, e sendo feito no período mais propicio do dia, quando as temperaturas estão mais baixas”, explica o Engenheiro Agrônomo e responsável técnico do departamento de Viticultura, Maurício Copat.

Copat, que responde por toda a estrutura de vinhedos próprios, assim como pela relação com fornecedores da matéria-prima, acrescenta que na Fronteira Oeste já estão sendo plantadas mais variedades tintas. “Começamos a canalizar as uvas para espumantes e suco na Serra e uvas para vinho na Campanha. Estamos fazendo isso por questão de solo e de clima. Com o passar dos anos e estudos aprofundados, percebemos que a média de chuvas e de insolação em Santana do Livramento tem condições melhores pra segurar a uva mais madura, para vinhos de maior teor alcoólico e mais estruturados. Em contrapartida, as uvas colhidas na Serra são excelentes para a produção de espumantes”.

Novidades Vinícola Aurora - Divulgação

Novidades Vinícola Aurora – Divulgação

A Vinícola Aurora  inicia neste domingo sua participação na maior feira de vinhos do mundo, projetando aumentar suas exportações para todos os continentes, Para isso, leva novidades à 23ª Prowein Düsseldorf, na Alemanha. O evento conta com mais de 6.250 expositores, de 60 países, e estima receber 550 mil visitantes durante os 3 dias de atividades.

Segundo a gerente de Exportação e Importação da Vinícola, Rosana Pasini, a vinícola gaúcha tem muitas reuniões já agendadas com importantes compradores internacionais em  seu espaço, situado no estande do Projeto Wines of Brasil, organizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho-Ibravin, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em 2016, as exportações da Aurora somaram 158 mil garrafas, e 32% desse total seguiu para a Ásia, seu maior comprador no ano passado.

A maior e mais premiada vinícola do Brasil reserva para a Prowein 2017 o lançamento dos vinhos Brazilian Soul Premium Selection Chardonnay, Brazilian Soul Premium Selection Merlot e o Brazilian Soul Cabernet Sauvignon. Esses novos rótulos vão completar a linha de exportação Brazilian Soul, que a Aurora lançou há 4 anos justamente na Prowein.

Além dessas novidades, a Vinícola mostrará na Prowein todos os vinhos tintos, brancos e espumantes da marca Aurora, inclusive o espumante Aurora Pinto Bandeira Método Tradicional, com Indicação de Procedência.

MIT mostra Inovação e Empreendedorismo no Brasil

16 de março de 2017 0

*Por Maximiliano Carlomagno No inverno a temperatura em Boston deixa o frio de Gramado no Rio Grande do Sul parecendo calor. Ao menos parece que o frio acachapante da cidade clarifica nossas ideias. Cheguei em Boston para participar como jurado da competição de startups e palestrante da Sloan School, a Escola do Negócios do Massachusetts Institute of Technology  - MIT. O frio de – 2 c fez necessária a imediata aquisição de um gorro e uma luva. Já no dia seguinte, a temperatura foi a -12c. Os pitchs das 10 startups selecionadas foram pra aquecer o frio que fazia lá fora. As 3 melhores na avaliação dos juízes fariam o pitch no dia seguinte em busca de um premio em dinheiro durante a conferência. Após intenso dia de trabalho cheguei no hotel e ainda fui trabalhar na minha apresentação. Havia feito uma pesquisa no Linkedin e Facebook sobre os principais desafios de empreender no Brasil e queria compartilhar os resultados com o público do MIT. Mas cá entre nós, o que eu iria dizer sobre inovação e empreendedorismo pra universidade que tem 3,5 mi de empresas oriundas de seus alunos funcionando ao redor do mundo e que o faturamento somado das mesmas a fariam a 13a economia do mundo? A resposta dos amigos brasileiros à minha pesquisa havia sido quase unanime: o nosso maior problema é o governo. Ok, não dava pra chegar lá e dizer simplesmente isso.

Maximiliano Carlomagno

Maximiliano Carlomagno

1) O Brasil tem muitos problemas e por consequencia oportunidades O Brasil vive um momento político e econômico muito desafiador. Inflação, crescimento negativo do PIB e alto desemprego. Mesmo com jogos Olímpicos e Copa do Mundo enfrentamos gigantes problemas sociais como: • 13 milhões de analfabetos • 3 milhões de pessoas que deixaram planos de saúde nos últimos anos • Mais gente morrendo de acidente de carro do que de câncer • 7 milhões de pessoas sem ter o que comer • 60 mil homicídios em 2014 O interessante é que esses problemas são a matéria prima para os inovadores. E nós só iremos resolve-los com tecnologia e empreendedorismo, e não com ajuda do governo. Mas eles não foram lá me ouvir falar de cenários, afinal o Prof. Roberto Rigobon que dá aula no MBA falaria depois de mim sobre conjuntura da AL. 2) Há noticias negativas que não podem ser escondidas Então tive que dizer que em termos de inovação estamos atrás do Kuwait em 69o lugar no Ranking Global de inovação. Que mesmo com más decisões econômicas não resolvemos o maior deles: o custo Brasil e a dificuldade de operar por aqui. Relatei que leva mais de 80 dias pra abrir uma empresa e, sabe-se lá, quantos pra fechar. Contei que boa parte das universidades ainda tem pouca conexão com negócios. No MIT os professores são empreendedores, advisors e conselheiros de startups. Também fui sincero que ainda estamos fazendo muito “copiar e colar” de APPs americanos e tropicalizando pra cá. E que ainda que haja bastante dinheiro pra empresas iniciais em aceleradoras e incubadoras, faltam cheques de 10 a 20 mi de dólares por aqui. Ok, mas nem tudo são espinhos nesse cenário frio. 3) Mas há muitas boas noticias que precisam ser compartilhadas Contei pra eles que temos mais de 100 firmas de VC e PE (venture capital e private equity ) operando aqui. Que temos 40 aceleradoras, dezenas de incubadoras e nunca estivemos tão perto de ter a cadeia do VC completa no Brasil. Ainda relatei que mesmo o termo Emprendedorismo não estando em nosso dicionário 15 anos atrás, atualmente, 34 a cada 100 pessoas estão tocando negócios ou envolvidas em montar contra 23 em 100  dez anos atrás. Apresentei o lado bom do jeitinho brasileiro. Disse que somos criativos, resilientes e adaptativos. Lembrei eles que nosso mercado consumidor é gigante e que dá pra fazer uma baita empresa só no Brasil. Disse pra eles que tem muita startup de fintech, agritech, edtech, digital health crescendo no Brasil. Não deixei-os esquecer que somos 100 mi de pessoas online e outros 100 mi pra ficar. Que mal ou bem estamos sempre online tendo mais celular do que habitantes e que o pessoal adora uma rede social. Contei pra eles da nova regulamentação do investimento anjo e o crescimento acelerado de conexão de grandes empresas com startups. Por fim, apresentei a eles 4 casos: Nubank, RD Station, Viva Real, Movile Pra fechar convidei a todos a virem nos ajudar com esses problemas. Sem gente boa não tem como. E disse pra eles que o MIT precisa se conectar mais ao Brasil pois pra galera aqui no Brasil inovação é coisa do Silicon Valley. E ai, curtiu o que eu contei? Achou negativo? Muito otimista? Só sei que a neve não parou até a hora que eu fui embora. Quase gripado mas com a sensação de missão cumprida. P.S – as 3 startups finalistas foram NecessitoDoc, Ecoplaso e a campeã, Pathogen Até a próxima inovação * Maximiliano Selistre Carlomagno, colaborador do Mundo dos Negócios na área de inovação, dá dicas e conta o que há de novo sobre o tema nas empresas no Brasil e no exterior. Sócio fundador da Innoscience, Consultoria em Gestão da Inovação, é autor do livro Gestão da Inovação na Prática e do e-book A Prática da Inovação. É mentor Endeavor e presidente do Comitê de Inovação da Amcham.

Bolsas gaúchas feitas com restos de couro estão no maior festival de criatividade do mundo

14 de março de 2017 1

Hoje o blog conta mais um ‘case’ de empreendedorismo. A Mole Bags, de Caxias do Sul, está mostrando suas bolsas feitas a partir de upcycling (o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor) na SWSX 2017 (South by Soutwest)em Austin, nos Estados Unidos. Além de mostrar os produtos e serviços mais inovadores e diversos, o evento tem muitas exposições com foco na economia sustentável.

A representante da moda sustentável do Rio Grande do Sul, que produz bolsas a partir do reaproveitamento do couro, é uma das empresas brasileiras de economia criativa selecionadas pela Apex-Brasil para participar da SWSX. A Mole Bags faz parte da maior delegação brasileira já presente neste evento, com 1.100 participantes.  A edição 2017 da South by Soutwest  (SWSX), vai até o dia 19 de março.

Bolsa Mole Bags - divulgação

Bolsa Mole Bags – divulgação

Criada em outubro de 2015, a Mole Bags  já nasceu com vocação exportadora, tanto que um dos primeiros pontos de venda a comercializar os produtos da marca fica em Nova York.  Como o Rio Grande do Sul tem um dos mais importantes polos calçadistas do País, a empresa encontrou uma opção farta e sustentável de matéria-prima a partir do upcycling.As bolsas são confeccionadas com couros reaproveitados da indústria e cuidadosamente selecionados”, diz Fernanda Daudt, uma das sócias da empresa.

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Fernanda e Márcia Garbin investiram em um design básico e atemporal para compor os sete modelos de bolsas que se multiplicam a partir das diferentes texturas e cores do couro e da costura feita a mão. “Como trabalhamos com material excedente dos fabricantes de calçados e das indústrias de couro, temos bolsas exclusivas”, diz Márcia.

A sustentabilidade também está no trabalho artesanal de confecção das bolsas. Márcia conta que as peças são costuradas por artesãos locais que, a partir desse trabalho, conseguem gerar renda, com flexibilidade, e sem sair de casa.

Mas um dos grandes diferenciais da Mole Bags está na prospecção de mercado. Desde o princípio, há menos de dois anos, a marca buscou estar presente em pontos de venda diferenciados tanto no Brasil, quanto no exterior. Lojas como Feena Boutique, Berlin 65 e Jill Lindsey, em Nova York, comercializam as bolsas, que também estão disponíveis em pontos de venda do México. No Brasil, as criações da empresa podem ser encontradas em espaços como Fina Stampa e Débora Quer, em São Paulo; Dona Coisa, Casa Ipanema e Papel Craft, no Rio de Janeiro; e na Histórias na Garagem, em Porto Alegre.

Divulgação

Divulgação

As sócias também levam a marca para alguns dos principais eventos de artigos criativos do País, como O Cluster, no Rio de Janeiro, a Feira Rosenbaum e a Puro Design, em São Paulo. Com ações como essas, além da participação na SWSX, nos Estados Unidos, a expectativa é ganhar força para continuar crescendo. “Devemos dobrar a produção, que atualmente é de 1.800 bolsas anuais, ainda em 2017. E, com isso, planejamos gerar novas oportunidades de trabalho e renda para pessoas da comunidade e também para refugiados que estão morando na região de Caxias do Sul”, revela Fernanda.

Quem é o responsável pela inovação numa empresa?

13 de março de 2017 0

No final de 2016, o Empreenda — que presta serviços de consultoria para diversas empresas da lista das Maiores e Melhores do Brasil em diversos setores da economia — e a Ponte Estratégica realizaram uma enquete com 586 CEOs de empresas com faturamento com mais de R$ 20 milhões para entender essa nova onda de inovações disruptivas que estão destruindo negócios tradicionais da noite para o dia.

pesquisa

De acordo com o estudo, 76% dos executivos acreditam que a Cultura da Inovação deve ser instalada em todas as empresas, o que não é nenhuma novidade. A surpresa veio quando mais da metade deles (54%) revelaram não acreditar quando um CEO surge na imprensa falando sobre inovação.

Outros dados descobertos na pesquisa:

- 64% dos pesquisados afirmam que a inovação deve ser uma iniciativa da cultura da empresa e 32,4% do CEO;

- Para os executivos, o responsável por implantar a cultura da inovação da empresa devem ser (pergunta aberta):

CEO 38,9%

RH 14,4%

Marketing 5,4%

Os próprios funcionários 2,3%

- Para 52,3% a cultura da inovação é uma jogada de marketing. Para outros 38,5% é verdade;

- 76,2% deles acredita que a cultura da inovação deve ser instalada em todas as empresas;

- Outros 22,3% discordam.

César Souza, fundador do Grupo Empreenda resume assim os dados da pesquisa: “Inovação é como sexo, as pessoas dizem que fazem muito mais do que praticam na realidade”. 

A Empreenda Consultoria Empresarial é uma espécie de “atelier de soluções” e parcerias estratégicas de excelência. Fundada em 2001 pelos sócios, César Souza, Cristinna Patsch e Milton Camargo, a Empreenda presta consultoria a diversas empresas, de vários segmentos. Muitas delas estão entre as maiores do Brasil.

Souza é um dos maiores especialistas em Gestão de Pessoas e em empreendedorismo do Brasil. Já foi considerado um dos 200 líderes globais do futuro pelo Fórum Econômico Mundial de Davos. Tem mais de 40 anos de carreira e é um dos consultores mais requisitados do País — trabalhou para mais de 10 mil pequenas e médias empresas, o que lhe rendeu o título de um dos palestrantes mais requisitados do Brasil, de acordo com a revista Exame e o jornal O Globo. Desde 2010, vem sendo indicado como um dos 5 “Top of Mind Estadão”, categoria “Palestrante do Ano”.

 

Desde 2002, está à frente do Grupo Empreenda, tendo como clientes diversas empresas da lista das Maiores e Melhores do Brasil em diversos setores da economia. Recentemente, fundou o Espaço do Empreendedor – EdE, uma iniciativa educacional que visa ao desenvolvimento do empreendedorismo no País, e a Casa do Empreendedor – CdE, que tem como objetivo oferecer uma ampla cesta de serviços para pequenos e médios negócios.

Souza é autor de best-sellers como: ‘Você é do tamanho dos seus sonhos’ (mais de 400 mil cópias vendidas), ‘Você merece uma segunda chance’, entre outros.

 

Pesquisa da Unilever mostra impacto de estereótipos para a igualdade entre homens e mulheres

10 de março de 2017 0

É difícil pensar em igualdade entre homens e mulheres quando são os estereótipos de gênero que dominam a mente das pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. Não acredita? Veja neste vídeo que está circulando nas redes sociais o que acontece quando professoras em sala de aula pedem para que os alunos desenhem bombeiros, pilotos de avião e cirurgiões.

 https://www.youtube.com/watch?v=l6OApon5s2k&feature=youtu.be

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Imagem Pixabay

Neste mês em que se comemora o Dia da Mulher, uma Pesquisa da Unilever mostra o impacto desses estereótipos para a igualdade de gênero. O estudo foi realizado com nove mil pessoas em oito países, incluindo o Brasil, buscou entender como as convenções sociais e vieses inconscientes impactam o desenvolvimento econômico da mulher.

A Unilever realizou o trabalho em parceria com a The Female Quotient (TQF). O “The Unstereotyped Mindset” (Pensamento Livre de Estereótipos) tem o objetivo de entender em profundidade os desafios enfrentados pelas mulheres para que atinjam todo o seu potencial e possam se desenvolver economicamente. “O empoderamento das mulheres e das meninas oferece uma oportunidade única para o desenvolvimento humano e para o crescimento econômico. O último Relatório de Desigualdade de Gênero do Fórum Econômico Mundial, apresentado em outubro de 2016, mostra que podemos demorar até 170 anos para alcançar igualdade entre homens e mulheres. A comunidade empresarial tem o papel de fomentar, acelerar e liderar esse processo. Precisamos combater os estereótipos que limitam homens e mulheres tanto no ambiente de trabalho como fora dele”, diz Marina Fernier, vice-presidente de Foods da Unilever Brasil.

“The Unstereotyped Mindset” mostra que é preciso repensar a divisão de trabalho doméstico, rever as atitudes no mundo dos negócios e revolucionar a comunicação de marcas e produtos. O estudo também conclui que a maior parte dos entrevistados, três em cada quatro, acham que a responsabilidade por promover uma mudança de atitude é dos líderes seniores. O estudo mostra ainda o papel significativo da propaganda neste processo: 70% dos entrevistados acreditam que o mundo seria melhor se as crianças de hoje não fossem expostas a estereótipos de gênero na publicidade.

A companhia quer promover atitudes e mentes livres de estereótipos tanto dentro como fora de suas fronteiras. Ano passado, por exemplo, a Unilever lançou o movimento #Unstereotype, um compromisso global para combater os estereótipos na comunicação das suas marcas.

A pesquisa

A pesquisa foi realizada em dezembro de 2016 com mais de nove mil pessoas em oito países – Argentina, Brasil, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Quênia, Turquia, UK – sendo 50% homens, 50% mulheres, 50% com idade entre 18 e 35 anos e 50% com mais de 35 anos.

Dados trazidos pela pesquisa “The Unstereotyped Mindset”:

Enquanto 47% das mulheres afirmam que a distribuição desigual das tarefas domésticas e dos cuidados com os filhos é um obstáculo para a equidade de gênero, apenas 36% dos homens concordam com isso;

61% acreditam que as mulheres se distraem com frequência por questões relacionadas à família/filhos. A porcentagem cai para 29% em relação aos homens;

72% acreditam que as mulheres são pouco representadas nos cargos de liderança devido ao “corporativismo masculino”;

70% concordam que o mundo seria melhor se as crianças não fossem expostas a estereótipos de gênero (tanto femininos, quanto masculinos) em campanhas de marketing;

60% dos homens concordam que o retrato que a publicidade faz – tanto de homens como de mulheres – é baseado em estereótipos .
​Dados Brasil:

56% acreditam que as empresas promovem mulheres para cargos de liderança para transmitir a percepção de equidade;

58% das mulheres se sentem pressionadas a ignorar mal comportamentos dos homens em relação a elas;

56% concordam que convenções sociais – como a de que existem trabalhamos tradicionalmente femininos e que a mulher é responsável pelos cuidados com a casa e com a família – são as principais barreiras para o desenvolvimento econômico da mulher.

Iniciativas Unilever em prol da equidade de gênero

A Unilever  adotou globalmente uma estratégia de diversidade que está diretamente ligada à visão da companhia de gerar crescimento ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade. Para isso, a empresa desenvolveu internamente mecanismos que proporcionam um ambiente inclusivo, no qual mulheres e homens possam desenvolver o seu potencial, assim como investe em parcerias institucionais e em ações de marca para promover o tema.

Compromissos públicos:

Em 2016, lançou o movimento #Unstereotype, ambição global para que as marcas da companhia eliminem os estereótipos de gênero e passem a representar homens e mulheres de maneira positiva e progressista;

A companhia é signatária global da campanha promovida pela ONU #HeforShe, lançada em 2014 com o objetivo de envolver os homens na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir o seu potencial;

É uma das empresas fundadoras da Associação Movimento Mulher 360, lançada em 2015 com o objetivo estimular a equidade de gênero nas empresas.

Políticas de RH:

50,1% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres;

A Licença Parental estendida e flexibilizada, apresentada em 2016, estimula a maior participação do homem em casa, a iniciativa permite mais liberdade no planejamento familiar;

Fomenta o equilíbrio entre vida pessoal e profissional por meio de ações como berçário para crianças de 0 a 2 anos, home office e horário de trabalho flexível;

A Unilever também promove os conceitos de diversidade de perfis e de liderança autentica. O binômico possibilita que os funcionários da companhia, independentemente do gênero, possam colocar em prática todo o seu talento e potencial de entrega.

Iniciativas das marcas:

Incentiva o empoderamento da mulher por meio de suas marcas como, por exemplo, com o Programa Ciclo Brilhante e com Dove Projeto pela Autoestima.
Programa Ciclo Brilhante:

A marca Brilhante lançou, em maio de 2015, o Programa Ciclo Brilhante, que tem como objetivo empoderar mulheres a abrir ou aperfeiçoar o próprio negócio. O Ciclo é gratuito e é dividido em três fases: módulo Escola de Você (plataforma online de cursos de empoderamento da mulher); Escola Brilhante (plataforma online de cursos sobre empreendedorismo) e Hora de Brilhar (treinamento presencial e acompanhamento de 10 empreendedoras). Desde o lançamento, o Ciclo já alcançou mais de 150 mil mulheres. Em 2017, a marca reafirma seu compromisso com o empoderamento da mulher e reforça a proposta da marca.

Dove pela autoestima:

Divulgação

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A marca Dove foi pioneira em trabalhar a autoestima feminina como posicionamento e é reconhecida por inspirar as mulheres a alcançarem todo seu potencial de beleza e bem-estar. Em 2004, a marca lançou a “Campanha pela Real Beleza”, que convidava mulheres do mundo todo a se sentirem bem consigo mesmas, e desde então, Dove segue fomentando a reflexão sobre os padrões de beleza. Como parte da evolução desse posicionamento, a marca lançou a sua missão social: melhorar a autoestima de milhões adolescentes ao redor do mundo. Os projetos da missão social de Dove acontecem desde 2013 e já impactaram mais de 30 mil pessoas no Brasil.

SOBRE A UNILEVER

 

A Unilever é uma das líderes mundiais na comercialização de produtos alimentícios, de limpeza doméstica e de cuidados pessoais, com vendas em mais de 190 países, alcançando 2,5 bilhões de consumidores por dia que consomem as mais de 400 marcas disponíveis em seu portfólio de produtos. No mundo, a companhia tem 169 mil funcionários e gerou vendas de €52.7 bilhões no ano de 2016.

A companhia tem um propósito simples – tornar a sustentabilidade parte do dia a dia de todos. Por isso, em 2010, anunciou o Plano de Sustentabilidade da Unilever, que tem como visão gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade.

Unilever Marcas

Unilever Marcas

A Unilever foi a primeira empresa no ranking de seu setor no Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2016. No FTSE4Good Index, obteve a pontuação ambiental máxima de 5. Liderou a relação de Líderes Globais em Sustentabilidade Corporativa na pesquisa anual GlobeScan/SustainAbility 2016 pelo sexto ano consecutivo, e foi eleita a empresa de bebidas e alimentos mais sustentável no Behind the Brands Scorecard , da Oxfam, em 2016, pelo segundo ano.

No Brasil há 88 anos, os produtos da Unilever são encontrados em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Arisco, Axe, Becel, Brilhante, Cif, Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lifebuoy, Lux, Maizena, OMO, Rexona, Seda, TRESemmé, VIM, entre outras.

 

Aos 80 anos, Estrela lança 250 produtos e entra em novos segmentos

06 de março de 2017 0

 

Estrela - Divulgação

Estrela – Divulgação

É praticamente impossível encontrar alguém no Brasil que não tenha ou teve um brinquedo da Estrela. Aos 80 anos, a empresa é a maior fabricante de brinquedos do país, onde tem três unidades produtivas. Para comemorar suas oito décadas de existência, a marca está relanaçando ícones com edição limitada e selo comemorativo na embalagem e apresentando brinquedos tradicionais que incorporam aplicativos e outros absolutamente tecnológicos. “Vamos abrindo novos flancos, oportunidades de negócio e rejuvenescendo, para estarmos aqui na festa de 100 anos da Estrela”, diz o presidente da empresa, Carlos Tilkian.  A empresa aposta em  nada menos que 250 novos lançamentos somente para 2017, ano em que celebra 80 anos.

Há muito espaço para crescer. Aires Fernandes, diretor de Marketing, observa que a Estrela inaugurou sua quarta unidade fabril início do mês passado no Paraguai, o que vai contribuir para esse crescimento, porque agrega faturamento com as novas linhas a serem produzidas por lá.
Segundo Fernandes,algumas linhas se sobressaíram em 2016. A Estrela tem nove entre os 15 jogos mais vendidos no País. Se forem computados somente jogos infantis, a empresa tem nove entre os dez mais. Na categoria massa, a Supermassa da Estrela registrou crescimento de 30% somente no último ano.

Em sintonia com o mercado, a marca tem ampla atuação nas redes sociais, com manuais online de cada lançamento, usando a linguagem da nova geração de crianças conectadas, que querem criar, compartilhar e interagir. O posicionamento moderno da Estrela também fica evidente em seus recentes lançamentos, que vem convergindo a experiência física e a digital, como os jogos de tabuleiro tradicionais, como Detetive, Banco Imobiliário e Jogo da Vida com aplicativo, além do Stikbot, que permite a produção de filmes. Fazem parte do seu portfólio ícones como a boneca CupCake Surpresa, Ferrorama, Genius, Aquaplay, Cilada, entre outros.

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Brinquedos Estrela – Divulgação

A Estrela celebra os 80 anos com o relançamento de alguns de seus brinquedos ícones. Entre eles estão o Genius, primeiro jogo eletrônico do País, de 1980; Versões “Vintage” do Banco Imobiliário, brinquedo mais vendido em todos os tempos; Jogo da Vida, Pé na Tábua, dos anos 70, quando o Brasil com Émerson Fittipaldi abria caminho para os pilotos brasileiros na Fórmula Um.

Estrela - Divulgação

Estrela – Divulgação

Outros mais se juntam sob o selo comemorativo de 80 anos: Maximus em escala 110, com sete funções, Ferrorama XP 100, Supermassa Dr. Opera Tudo; as bonecas Gui Gui, de 1963, primeira a incorporar movimento e som;Tippy e Moranguinho, coleção de quatro personagens com mais de 3 milhões de unidades vendidas no lançamento.

E uma surpresa dentro do pacote de relançamento de ícones: Falcon, um campeão de pedidos e marco na história do brinquedo no Brasil. Dizia a propaganda da época, ‘um herói de verdade não tem medo de nada, preparado para enfrentar os perigos na terra, mar e ar’. Inteiramente articulado, o boneco vendeu milhares de exemplares no lançamento.

Estrela Divulgação

Estrela Divulgação

Lançamentos 2017

Para encantar corações de todas as idades, a linha de pelúcia da Estrela chega para arrasar: tem todos os personagens clássicos da Disney, Mickey, Minie, Margarida, Branca de Neve e Pluto, entre outros da trupe, que representam um novo negócio para a empresa. A linha ainda conta com as princesas, as personagens de Frozen e muito mais. Clássicos entre os pequenos, Peppa Pig está de volta em novos itens, assim como Masha e o Urso.

Masha - Divulgação

Masha – Divulgação

Outra novidade da Estrela é a entrada no segmento de veículos movidos a bateria. O carro-chefe virá na forma do Dareway, veículo de duas rodas com guidom movido a eletricidade. Esse tipo de produto é conhecido como Segway. Licença Disney, o filme Cars 3 vai estrelar toda a linha de rádio controle da empresa, que conta com vários modelos do Supremus, como o Legend; as licenças também de marcas como Camaro; e o autorama Fast Track.

Depois da experiência com quebra-cabeças para todas as idades, com obras de Tarsila do Amaral, os Beatles e telas de Gustavo Rosa, que tiveram desempenho de vendas acima da expectativa da empresa, a Estrela traz Cândido Portinari, três de suas obras – a mais significativa delas é Guerra e Paz, painel que decora parede da ONU. Os quebra-cabeças vão de 500 a 2 mil peças.

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Um lançamento que vai dar o que cantar, é o Selfmic, que vendeu mais de 1 milhão de unidades por todo o mundo. Trata-se de um pau de selfie com microfone, retorno e aplicativo para celular, que o transforma num karaokê, onde o intérprete poderá postar nas redes seu desempenho. O aplicativo do brinquedo abre portas para mais de 3 milhões de músicas.

A consagrada linha de bonecas traz novas versões de Luna e a licença Masha e o Urso – desenho russo que mostra a relação especial entre uma garotinha cheia de energia e o animal. Lady Bug, fenômeno de audiência, completa a relação de lançamentos.

Já o bem-sucedido Stikbot – bonecos articulados para a produção de fotos e vídeos em stopmotion – chega ampliado com dois novos kits, um estúdio e com animação e acessórios.

Criada para a produção de pulseiras, gargantilhas e tiaras únicas, entre outros, a linha Feito Por Você vai contar com uma coleção de óculos escuros dos personagens Disney e Marvel ,além de uma bolsa da personagem Lady Bug – uma joaninha super-heroína. Para a coleção Faz de Verdade, com suas fábricas encantadas para chefs não menos inspirados, algumas das estrelas são as máquinas de fazer balas, bolos e sorvetes.

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Com o maior crescimento interno na empresa nos últimos anos, 30% somente no ano passado, a linha de Supermassa terá 17 lançamentos. Dos 53 itens disponíveis, há o que tem a personagem Moana, mini cupcakes, cinema, sereias e doces de montão.
Marca para a primeira infância (0 a 3 anos), Estrela Baby continua sua carreira de sucesso com brinquedos supercoloridos que ensinam os pequenos a contar, encaixar, montar e criar enquanto brincam.

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Jogos

Campeã de vendas também em jogos, a Estrela reserva para este ano mais de trinta novidades nessa área. Dois deles em parceria com youtubers, Nostalgia, com Felipe Castanhare, e Você Sabia, com Lukas Marques e Daniel Molo. E mais: dois jogos na área de ciências, batizados de Lab, com 42 experiências e outro com 80, que são complementares; Figuração, jogo da tradicional brincadeira de mímica, Ciência com Luna, Explosão e Scape Room, acompanhando a onda de brincar de escapar de salas-labirinto.

Os aplicativos estão presentes em boa parte dos jogos, como Cara a Cara, Jogo da Vida, Detetive, além das versões campeoníssimas do Banco Imobiliário, com APP inclusive. Há Jogos de Memória, a novidade de Batman Detetive e a opção Detetive cuja casa do jogador vira o tabuleiro, ou seja, as cartas passam a ser cômodos da moradia, além de versões com diferentes licenças, de Moana a Lady Bug, na forma de tabuleiro; ou o Eu sou? Avengers.

Estrela-Divulgação

Estrela-Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MIT debate inovação na América Latina

05 de março de 2017 0

Inovação

Nos próximos dias 10 e 11 de março, na Sloan School of Management do MIT (Massachusetts Institute of Technology, em Boston, nos Estados Unidos, acontece a 20a edição da Latin American Conference e a Startup Competition. O evento de Inovação do MIT, que reúne especialistas para debater inovação na América Latina, conta com a participação de brasileiros, entre eles o colaborador deste blog e sócio fundador da Innoscience Consultoria, especialista em inovação corporativa, Maximiliano Carlomagno, e o CEO da GE na América Latina, Rafael Santana.

“É um privilégio retornar ao MIT para compartilhar nossa experiência de inovação e empreendedorismo no Brasil” Maximiliano Selistre Carlomagno. Após o evento, o colaborador do Mundo dos Negócios vai contar aqui no blog tudo que aconteceu e que se falou por lá..

No dia 10 de março, as 10 startups finalistas da competição irão fazer seu pitch para avaliação do grupo de jurados, com objetivo de promover o empreendedorismo e conexão de ideias em estágio nascente com investidores, empreendedores e especialistas.

No dia 11, ocorre a conferência com apresentações do Professor Roberto Rigobon do MIT e de executivos de GE, Microsoft e outras empresas. Além disso, serão realizados dois painéis, um focado em políticas públicas para fomento do empreendedorismo e o outro sobre inovação e empreendedorismo com a participação de Maximiliano Carlomagno. A 20a edição da MIT Latin American Conference tem como objetivo ampliar o entendimento das oportunidades na região, estimular colaboração, gerar crescimento sustentável e inspirar líderes a serem transformadores éticos e baseados em inovação na América Latina.

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Sobre o MIT:

A The Massachusetts Institute of Technology (MIT), é uma das mais prestigiadas universidades do mundo. Nada menos que 85 premios Nobel foram concedidos a professores e pesquisadores da Instituição. A MIT Sloan School of Management é uma das cinco faculdades do Massachusetts Institute of Technology, localizado em Cambridge, no estado americano de Massachussets. É uma das mais famosas faculdades do mundo especializada em negócios. http://mitsloan.mit.edu 

MIT - Campus

MIT – Campus

 

Sobre a Latin America Conference:

A conferência é a mais antiga dedicada a América Latina entre as escolas de negócios dos EUA. A iniciativa integra estudantes, professores, líderes, políticos empreendedores de todo o mundo para discutir perspectivas em empreendedorismo, tecnologia, políticas públicas e investimento na América Latina. https://www.facebook.com/MITLatinAmericanConference/?fref=ts

 

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Sobre a Innoscience: A Innoscience é uma consultoria especializada em gestão da inovação corporativa com mais de 10 anos de atuação e já atendeu 13 das 100 empresas mais inovadoras do país entre elas Coca-Cola, Boticário, Roche, Avon, Gerdau, Ache, Grendene, Sanofi, Danone, GVT, Ford, Calçados Bibi. www.innoscience.com.br

Sobre Maximiliano Carlomagno:

Maximiliano é sócio fundador da Innoscience, autor dos livros Gestão da inovação na Prática e Práticas dos Inovadores. Graduado e mestre em Administração (PUCRS), atua há 15 anos assessorando alta gestão de empresas a gerenciar a inovação. É investidor anjo e membro do conselho da WOW, aceleradora de startups. Voluntariamente atua como Presidente do Comitê de Inovação da AMCHAM e mentor de empreendedores na ENDEAVOR. Escreve regularmente para  o blog Mundo dos Negócios , da jornalista Suzana Naiditch, no site da Rádio Gaúcha e portais como 3M inovação, Endeavor, Startse, Projeto Draft, entre outros.

Saint-Gobain reforça presença no país com a aquisição da Tumelero

02 de março de 2017 0

A filial brasileira do grupo francês Saint-Gobain finalmente anunciou a aquisição da Tumelero Materiais de Construção, cujas negociações se arrastavam desde meados de 2016. O valor da transação não foi divulgado. Com a aquisição da empresa que é referência no setor no Rio Grande do Sul, a Saint-Gobain reforça sua presença no mercado brasileiro e consolida sua liderança entre os home-centers no país, com o maior número de lojas, totalizando 70 pontos de venda em 46 cidades.

Tumelero - Divulgação

Tumelero – Divulgação

A chegada da Saint-Gobain ao varejo de materiais de construção gaúcho permite ao grupo  se tornar a maior rede em pontos de vendas desse mercado no país, onde opera com as bandeiras Telhanorte, Telhanorte Conceito, Pro Telhanorte e Tumelero, em 46 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

A rede Tumelero atua há 50 anos no estado do Rio Grande do Sul e tem 29 lojas. É a marca líder no varejo de materiais de construção na região, além de ter sido pioneira no estado na implantação do autosserviço e a primeira rede de lojas a implantar o conceito e formato home-center. 

De acordo com o presidente da Saint-Gobain para o Brasil, Argentina e Chile, Thierry Fournier, a nova aquisição representa uma das grandes apostas do Grupo no Brasil. “Consideramos de grande importância poder entrar no varejo de materiais de construção em uma região tão relevante do país, como a Sul, por meio da maior rede local. A Tumelero é sinônimo de qualidade por sua ampla oferta de produtos e excelência no padrão de atendimento. Esta aquisição está em linha com a nossa estratégia de continuar investindo no mercado brasileiro, como temos feito nos últimos anos, e queremos com ela somar ainda mais forças e levar aos consumidores gaúchos a melhor experiência na hora de construir ou reformar”, diz o presidente.

A marca Tumelero será mantida, assim como os projetos em andamento, incluindo a modernização das lojas, a expansão da rede e a geração de novos empregos na região.

O diretor-geral da Saint-Gobain Distribuição Brasil, Manuel Corrêa, diz que o objetivo é fortalecer a operação e a presença na região, mantendo e respeitando as características e o modelo de negócios da rede Tumelero. “Importante lembrar que a divisão de Distribuição do Grupo Saint-Gobain opera com diferentes modelos em diversos países, com experiência na manutenção da identidade e independência das marcas”, diz Corrêa.

Esta aquisição está em linha com a estratégia da Saint-Gobain de desenvolver em longo prazo sua atividade de Distribuição no Brasil. A operação foi aprovada pela autoridade da concorrência brasileira, o CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Sobre a Saint-Gobain Distribuição Brasil

Multiespecialista em construção e reforma, a divisão de varejo do Grupo Saint-Gobain no Brasil opera com as bandeiras Telhanorte, Telhanorte Conceito, Pro Telhanorte e Tumelero. A operação é composta por 70 lojas, sendo 34 no estado de São Paulo, 4 em Minas Gerais, 3 no Paraná e 29 no Rio Grande do Sul, além do Canal Televendas e E-Commerce. Suas lojas são voltadas para os melhores padrões de qualidade e abastecidas com 45 mil itens para fornecer a melhor solução para o consumidor. A Saint-Gobain Distribuição Brasil dispõe ainda de 7 Centros de Distribuição e conta com cerca de 4 mil colaboradores.

Sobre a Saint-Gobain

A Saint-Gobain projeta, fabrica e distribui materiais e soluções para construções e casas.  É líder mundial em construção sustentável e vendeu €39.6 bilhões em 2015. Opera em 67 países com mais de 170.000 funcionários.

Sobre a Saint-Gobain no Brasil

A Saint-Gobain atua há 80 anos no Brasil com um portfólio diversificado de marcas como Brasilit, Isover, Norton, PAM, Placo, Sekurit, Telhanorte e Weber quartzolit. O Grupo possui cerca de 17 mil funcionários diretos e indiretos no País, vendas anuais de R$ 8,7 bilhões em 2015 e 57 fábricas, 43 centros de distribuição, 10 mineradoras, 41 lojas, 23 escritórios comerciais e 1 centro de pesquisa e desenvolvimento.