Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Thumbnail

Como reter taletos? E proteger sua empresa contra 'cyber attacks'?

Perguntas como essas, muito atuais e de  interesse de empresas...

Thumbnail

Como formar times inovadores

*Por Maximiliano Carlomagno Você quer inovar? Lembre-se inovação é um...

Thumbnail

Conheça SPROUT, o lápis que se planta

Por Fernando Naiditch* O empreendedor Michael Stausholm sempre soube reconhecer...

Thumbnail

Conheça as marcas mais lembradas no RS

A revista AMANHÃ, em parceria com a Segmento Pesquisas, apresentou...

Thumbnail

Shoppings têm promoções para aumentar vendas no Dia das Mães

    A criatividade foi o combustível dos departamentos de...

Conheça as marcas mais lembradas no RS

24 de maio de 2016 0

A revista AMANHÃ, em parceria com a Segmento Pesquisas, apresentou hoje os resultados da 26ª edição da mais tradicional pesquisa de lembrança espontânea de marcas. Este ano, o Top of Mind Rio Grande do Sul reconhece as grifes campeãs – e aponta suas desafiantes – em um total de 124 categorias de produtos e serviços. Foram ouvidas 1.200 pessoas em todo o Rio Grande do Sul, que apontaram sua primeira lembrança sobre as marcas.

top

 

Na categoria número 1 da pesquisa – “Grande Empresa/Marca do Rio Grande do Sul” – a primeira lembrança dos gaúchos continua sendo a Gerdau. Líder há 12 anos ininterruptos, a companhia siderúrgica com sede em Porto Alegre e operações em 14 países foi citada por 10,3% dos consumidores.

Há, no entanto, uma novidade no topo. A segunda posição, que pertencia à Tramontina, foi conquistada desta vez pela GM. A montadora instalada em Gravataí acelerou de 5,2% na pesquisa anterior para 8,1% na edição de 2016 e já aparece no retrovisor da líder Gerdau. Mesmo ultrapassada pela GM, a Tramontina não deixa o pódio das grandes marcas. A companhia de Carlos Barbosa, referência mundial em cutelaria, é a terceira colocada, com 5,3% das citações.

Nesta edição do Top of Mind novas lideranças surgiram. A Sodexo passou a ser a marca de convênio refeição com maior presença na memória da população, alcançando 10,2% e ultrapassando a campeã da pesquisa passada, a Refeisul, que atingiu 7,1%. A Samsung consolidou o crescimento dos últimos tempos e assumiu o topo entre as marcas de telefones celulares, com 36,3%, com vantagem de 11,7 pontos percentuais sobre a Nokia, que perdeu 16,1 pontos percentuais em relação à sondagem anterior. A Carraro volta a ocupar o primeiro lugar entre as grifes de móveis mais lembradas, com 19,4%, posição que havia perdido para a Kappesberg na pesquisa anterior.

É interessante observar que entre as marcas de tecnologia, as mudanças acontecem primeiro entre os mais jovens. A Samsung confirmou o crescimento, assumiu a liderança e quebrou a hegemonia da Nokia que, no entanto, permanece líder entre o público com 40 anos ou mais”, diz Ramiro Freire, diretor na Segmento Pesquisas. O cenário é parecido na categoria Computador. “A não lembrança entre pessoas com mais de 40 anos é de cerca de 30%. Esse dado sinaliza para as empresas que é mais fácil conquistar o espaço que não é ocupado por ninguém do que disputar a atenção dos jovens que pulverizam sua atenção entre diversas marcas”. A Dell é campeã com 17,3%, seguida de perto pela Positivo, com 16,8%.

A Farmácias São João é destaque na pesquisa. A rede ultrapassou a Panvel na edição passada e aumentou a vantagem este ano, mas o desempenho da marca está concentrado no interior, vencendo em todas as regiões. A Panvel permanece imbatível em Porto Alegre e na Região Metropolitana.

Outra empresa gaúcha que abre uma diferença importante em relação à segunda posição é a Termolar, há 57 anos no mercado. A garrafa térmica é a mais lembrada por 61,6% dos gaúchos, o que garante 47,6 pontos percentuais de vantagem sobre a Invicta, que detém 14% de nível de lembrança.

“A pesquisa não faz nenhum tipo de indução, mostra o que está na consciência imediata, na ponta da língua da população”,  diz Eugênio Esber, diretor de redação da revista AMANHÃ.

COMO É FEITA A PESQUISA

A Segmento Pesquisas convidou os consumidores a responder à pergunta “Quando eu falo em… qual é a primeira marca que você lembra?”. Dividida entre as categorias Produtos, Serviços, Comunicação, Grande Empresa e Corporativo, a sondagem abrangeu 1200 pessoas com idades entre 16 e 65 anos, de todas as classes sociais, e residentes nas sete mesorregiões do Estado, conforme parâmetros do IBGE.

RESULTADOS TOP OF MIND 2016

GRANDE EMPRESA
1º – Gerdau
2º – GM
3º - Tramontina
4º – Zaffari
5º – Banrisul

TOP CORPORATIVO
Empresa Preocupada com o Meio Ambiente – NATURA

Empresa Pública eficiente – CORREIOS

Empresa que gostaria de trabalhar – RBS

Empresa que Investe na Cultura – RBS

Instituição de Credibilidade – APAE

COMUNICAÇÃO
Blog –  Pretinho Básico

Colunista de Jornal – Paulo Sant’ana

Comunicador de Rádio –  Sérgio Zambiasi

Comunicador Local de TV – Cristina Ranzolin

Emissora de Rádio de Notícias – Gaúcha

Emissora de Rádio de Música – Atlântida

Emissora de TV/Rede de Televisão – RBS/GLOBO

Jornal – Zero Hora

Locutor Esportivo de Rádio – Pedro Ernesto Denardin

Portal de Internet -Google

Programa Local de TV – Jornal do Almoço

Rede Social – Facebook

TV por Assinatura – Sky

PRODUTOS 

Água Mineral – Água Da Pedra

Aparelho celular – Samsung

Ar condicionado – Consul

Arroz – Tio João

Automóvel – Gol

Biscoito – Isabela

Café – Melitta

Caminhão – Mercedes-Benz

Carne – Friboi

Cerveja – Skol

Chocolate – Nestlé

Cimento – Votoran

Colchão – Ortobom

Computador – Dell

Erva-mate – Vier

Ferramentas – Tramontina

Frango – Sadia

Garrafa Térmica – Termolar

Isotônico – Gatorade

Leite – Elegê

Máquina agrícola – Massey Ferguson

Motocicleta – Honda

Massa – Isabela

Móveis – Carraro

Pão – Nutrella

Perfume – O Boticário

Pisos e azulejos – Eliane

Queijo – Santa Clara

Refrigerante – Coca-cola

Sapato Feminino – Azaléia

Sapato Masculino – Pegada

Tablet  - Samsung

Talheres – Tramontina

Tênis –  Nike

Tintas – Renner

Tubos e Conexões – Tigre

Vinho – Jota Pe

SERVIÇOS
Agência de Viagem  - CVC

Banco – Banrisul

Banda Larga – Oi

Caderneta de Poupança – Caixa Econômica Federal

Cartão de Crédito – Visa

Companhia Aérea – Tam

Consórcio – Colombo

Cooperativa de Crédito – Sicredi

Empresa de ônibus intermunicipal – Unesul

Máquina pagamento eletrônico – Cielo

Montadora – Chevrolet/GM

Operadora de Telefonia Celular – Vivo

Operadora de Telefonia Fixa – Oi

Plano de Saúde – Unimed

Plano Odontológico – Uniodonto

Previdência Privada – Bradesco

Rede de Farmácias – São João

Rede de Lojas de calçados – Paquetá

Rede de Lojas de eletrodomésticos – Colombo

Rede de Lojas de roupas – Renner

Rede de posto de gasolina – Ipiranga

Refeição Convênio – Sodexo

Seguradora – Bradesco

Supermercado – Big

Time de futebol – Grêmio

Transportadora – Mercúrio

Universidade privada PUCRS

Universidade pública – UFRGS

Top Porto Alegre está de volta
AMANHÃ e Segmento voltaram a unificar as pesquisas Top of Mind Rio Grande do Sul e Top of Mind Porto Alegre em uma mesma edição e um mesmo evento de premiação. A pesquisa na capital gaúcha ouviu 600 consumidores sobre grifes incorporadas ao cotidiano da cidade.

Veja os resultados:

Bar – Bar do Beto

Clínica Médica – Unimed

Centro Cultural – Casa de Cultura Mário Quintana

Centro de Eventos – FIERGS

Churrascaria – Barranco

Cinema – GNC

Clube Social – Sogipa

Colégio – Júlio de Castilhos

Construtora/Incorporadora – Goldsztein

Cursos de Línguas – Yázigi

Cursos Pré Vestibular – Unificado

Empresa de Mudanças – Granero

Empresa de ônibus – Carris

Empresa de Segurança – Rudder

Empresas de Estacionamento – Safe Park

Escola de Samba – Imperadores do Samba

Hospital – Hospital de Clínicas

Hotel – Plaza São Rafael

Imobiliária – Guarida

Laboratório de Análises Clínicas – Weinnmann

Lavanderia – Chuá

Livraria – Globo

Locadora de Veículos – Localiza

Loja de Cozinhas – Colombo

Loja de Decoração – Tok Stok

Loja de Material Esportivo – Paquetá

Loja de Roupa Jovem – Gang

Loja Especializada em Vinhos – Zaffari

Motel – Botafogo

Museu – PUC

Óptica/Joalheria – Diniz

Restaurante – Tirol

Revenda de Automóveis – Panambra

Revenda de Carro Importado – Hyundai

Shopping Center – Iguatemi

Teatro – São Pedro

Cerimônia de Premiação - O jantar de premiação dos vencedores acontece no Salão de Festas da Sogipa, dia 31 de maio, às 19h. A cerimônia reúne empresários e executivos das mais importantes empresas gaúchas.

Data: 31 de maio de 2016
Local: Sogipa | Salão de Festas – Rua Barão do Cotegipe, 415 – Porto Alegre/RS
Horário: das 19h às 21h (os agraciados deverão chegar às 18h30)
Formato: Jantar com premiação dos vencedores do Top of Mind RS 2016.
Traje: Passeio Completo
Ingressos:
Para adquirir ingressos avulsos ou mesas para o evento de premiação, basta entrar em contato pelo telefone 51.32303519 ou pelo e-mail bruna@amanha.com.br.

Acesse os resultados completos em www http://topofmindamanha.com.br/

Como reter taletos? E proteger sua empresa contra 'cyber attacks'?

21 de maio de 2016 0

Perguntas como essas, muito atuais e de  interesse de empresas das mais diferentes áreas, tem sido o ponto de partida para seminários promovidos pela Amcham Porto Alegre. Esses eventos tem atraído um grande público e o Mundo dos Negócios conta aqui um pouco do que tem sido discutido por lá para que você, leitor, conhecer novas ideias. Katy Zambotto,  gerente de recursos humanos da Natura, por exemplo, falou essa semana que as empresas devem ter muita flexibilidade para manter talentos.

foto_2009

Katy Zambotto – Divulgação Faro Comunicação

Segundo a palestrante, identificar e qualificar talentos é fundamental e , para isso, a trajetória pessoal do candidato é fundamental. Ela revela afinidades com a cultura da empresa tanto ou mais importantes que o conhecimento técnico. “A pessoa não deixa a vida pessoal de fora. Ela leva essa bagagem para dentro do trabalho”, disse. Psicóloga, ela abordou as expectativas das novas gerações e o uso das redes sociais, sobretudo o whatsapp. As ferramentas tornam as decisões mais dinâmicas, mas podem ser exclusivas se não trabalhadas da forma correta nas empresas. Para  Zambotto, muitos jovens têm mais consciência do seu papel em um negócio do que pessoas mais experientes.

Utilizando o exemplo da Natura, ela defendeu que grandes empresas precisam se reestruturar para alcançar as pessoas certas nos processos seletivos. O modelo tradicional de “comando e controle” das equipes foi criticado. “A nova geração não responde a esse modelo”, diz a gestora. Flexibilidade e compreensão das necessidades individuais dos funcionários é fundamental, já que com mais qualidade de vida, a equipe produz melhor.

foto_2019

Seminário Amcham – Divulgação Faro Comunicação

Outro seminário abordou estratégias de proteção contra cyber attacks e vazamento de informações, uma pauta que está entre as principais preocupações de grandes empresas. Ilton Duccini, Gerente Sênior de Cybersecurity na EY, apresentou a Pesquisa Global da EY sobre Segurança da Informação e debateu com Jeferson Prevedello, Gerente de Segurança da Informação na GetNet, e o empreendedor da área de TI Carlos Dottori. O coordenador do Comitê, Edson Fonseca, mediou o seminário.

Ilton Duccini criticou a estagnação de estratégias e defendeu que as empresas devem investir em formas de antecipar os ataques, pois novas ameaças do setor digital surgem diariamente. O gerente da Cybersecurity ainda ressaltou que o setor de segurança da informação e a diretoria devem manter um bom diálogo: “É necessário que o tecnologuês seja traduzido para o executivês”, brincou. Com mais conhecimento sobre o tema, a diretoria é capaz de tomar a frente de decisões estratégicas.

O estudo revelou que as empresas têm se preocupado mais com organizações criminosas, que buscam roubar dados de clientes. Há dois anos, acreditava-se que os próprios funcionários eram a principal ameaça. Informações detalhadas sobre os resultados da pesquisa podem ser acessados em: ey.com/giss.

De acordo com Prevedello, os ataques são praticamente inevitáveis e, por isso, busca-se impedir que os invasores saiam do sistema, a fim de identificá-los. O acesso a informações pessoais, através das redes sociais, foi apontado como um dos principais problemas de segurança. Coletando dados dos funcionários, é mais fácil enganá-los com e-mails falsos, por exemplo. A dica dos experts é manter as informações bloqueadas na rede.

 

Vinícola gaúcha é 1a da América Latina 100% movida a energia solar

19 de maio de 2016 1
guatambu2_creditoalexandreteixeira

Painéis Solares – Vinícola Guatambu – foto: Alexandre Teixeira

Um parque solar com mais de 600 placas (painéis foto-voltaicos) está em funcionamento desde meados de maio na Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito. A segunda edição do vinho Épico iniciou seu envase com 100% de energia limpa. O parque tornou a Guatambu a primeira vinícola da América Latina a ser movida a energia solar. O projeto esteve em período de teste a partir de 2013, com 18 painéis instalados fornecendo parte da energia para as instalações.

A radiação solar na região da Campanha Gaúcha é 40% maior do que na região mais ensolarada da Alemanha, por exemplo, que é um dos líderes no uso da energia fotovoltaica. Apesar dessas condições favoráveis, o uso de energia solar para geração elétrica ainda é pouco considerado como uma opção para alimentar indústrias e residências. “Na região da Campanha, temos em média 3.200 horas de sol durante o ano, uma energia que chega de forma gratuita, limpa, silenciosa e inesgotável”, conta o sócio-proprietário da Guatambu, Valter José Pötter. “Para se ter uma ideia, uma hora de sol na superfície da Terra contém mais energia do que o planeta utiliza em um ano”.

O principal objetivo do projeto de energia solar é fazer  com que o empreendimento seja gerador da sua própria energia, aproveitando a nova resolução normativa da ANEEL. Ela estabelece o sistema de compensação de energia elétrica no Brasil, possibilitando que os consumidores possam reduzir custos de eletricidade construindo seus próprios geradores com até 1MW de potência instalada e realizem uma compensação do que foi produzido e trocado com a rede de distribuição, abatendo mensalmente os valores na fatura de energia.

familiapotter_creditoalexandreteixeira

Familia Potter – Foto: Alexandre Teixeira

O investimento de R$ 1,5 milhões tem previsão de retorno em oito anos. Além de economia de energia elétrica, o sistema registra a redução na emissão de CO2 e devolverá à rede de energia a produção sobressalente que não for utilizada. “Nosso consumo no pico é de 20 mil quilowatts por mês. Com a instalação do sistema fotovoltaico, vamos garantir uma economia financeira, de energia e ganhos ecológicos”, afirma Pötter. “Nossa trajetória empresarial sempre foi norteada pela inovação e sustentabilidade econômica, social e ambiental dos empreendimentos. No caso da vinícola não poderia ser diferente”. As placas também servirão como cobertura do estacionamento, na entrada da propriedade. Todos equipamentos foram importados de empresas da Itália e Alemanha.

O próximo passo é tornar o negócio vitivinícola pioneiro na utilização do Selo Solar. “É muito importante destacar nossa preocupação com o meio ambiente aos nossos clientes. Com o selo, ele terá a informação de que está consumindo um produto fabricado utilizando a energia limpa”, diz.

A vinícola também busca a sustentabilidade no fornecimento de água do local. Reservatórios foram construídos para captar água da chuva, que é utilizada, por exemplo, para a irrigação dos jardins. Outra parte segue para estação de tratamento, construída dentro dos padrões da Organização Mundial da Saúde, produzindo 500 litros de água potável por hora, que é utilizada para no complexo industrial e enoturístico. Nos vinhedos, em 2014, a sócia-proprietária e enóloga da Guatambu, Gabriela Hermann Pötter, implementou um projeto-piloto com uma técnica sustentável e ecológica no controle de doenças fúngicas, com a utilização de micro-organismos que combatem naturalmente os fungos sem o uso de químicos.

parquesolar_alexandreteixeira

Parque Solar – Foto: Alexandre Teixeira

 

Vantagens da energia solar

· Redução de perdas por transmissão e distribuição de energia, já que a eletricidade é consumida onde é produzida;

· Baixo impacto ambiental ;

· Fornecimento de maiores quantidades de eletricidade nos momentos de maior demanda (ex.: o uso de condicionadores de ar e dos sistemas de refrigeração dos tanques e câmaras frias é maior no verão, quando há maior incidência solar e, consequentemente, maior geração elétrica solar);

· Rápida instalação, devido à sua grande modularidade e curtos prazos de instalação

· Energia limpa, sem resíduos

· Sem ruídos

· Inesgotável

· Ilimitada

Desvantagens

· Investimento alto – em média R$7.500,00/Kwp

· Retorno a médio prazo

· Variações de produção conforme luminosidade

108 portal

Sobre a Guatambu

Com sede em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha, coração do pampa, na fronteira com o Uruguai, a Guatambu é uma vinícola boutique com administração familiar, que produz em pequena escala, somente com uvas próprias, lotes limitados e garrafas numeradas desde 2003.

A empresa conta com um complexo enoturístico, que engloba área de produção, auditório, sala de degustação, salão com parrilla para eventos e loja.

Empresas de comércio e serviço querem retomada do crescimento

19 de maio de 2016 0

O que acontece quando sete entidades que representam mais de 20% dos empregos formais do país, cerca de 16% do PIB, com R$ 1 trilhão de faturamento, mais de 90% das vendas do food service, 83,7% das vendas da indústria de alimentos e bebidas, quase 65% das vendas por meios de cartões de crédito e débito no Brasil se unem? Elas ganham força. E é com essa representatividade que a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviço (UNESC) pretende atuar para reverter uma crise que afeta em cheio as empresas desses setores. Esse foi um dos principais recados deixados pelo presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), George Teixeira Pinheiro, que esteve em Porto Alegre esta semana e , na quarta-feira, falou no Tá na Mesa, Federasul. A CACB é uma das entidades que integra a União e, sozinha, representa 2 milhões de empreendedores no País, mais de duas mil Associações Comerciais e 27 Federações. “Nós representamos uma enorme força econômica, mas não tínhamos peso correspondente nas decisões nacionais”, diz Pinheiro. “Juntos, podemos lutar como fazem as grandes empresas”.

UNECS

A UNESC foi criada há menos de dois anos, mas está ganhando força com a participação de representações de todos os estados na Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo da Câmara Federal, criada em 2015, com o objetivo de organizar uma força legislativa que auxilie na formulação de diretrizes que apoiem os setores de Comércio e Serviços, tais como: simplificação da carga tributária, regulação dos meios de pagamento, estímulo à qualificação profissional, empreendedorismo e desburocratização, entre outros. “Essa iniciativa nasceu do esforço das sete entidades empresariais que criaram a União de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) para atuar junto aos parlamentares, via lobby transparente e legítimo, na melhoria dos ambientes dos negócios”, diz Pinheiro. Para ele, o governo de Michel Temer tem plenas condições de promover o crescimento porque “o Brasil tem pressa”.

FEDERASUL - Porto Alegre, RS - 18/05/2016.

Pinheiro e a Presidente da Federasul, Simone Leite Foto: Divulgação

Entre as bandeiras da UNECS estão, ainda, a redução de impostos, a flexibilização da legislação trabalhista com atividade intermitente e a redução das taxas cobradas pelas operações de cartão de crédito e débito. “Precisamos sair da posição cômoda de criticar para apoiar e acompanhar a proposição de leis que melhorem o ambiente para os negócios”, defendeu Pinheiro.

O palestrante do “Tá na Mesa” também destacou que é preciso que os governos locais, estaduais e Federal facilitem a abertura e manutenção das empresas, que muitas vezes são inviabilizadas pela alta carga tributária. E também lembrou que é assustador o número de empresas que estão fechando no Brasil inteiro por causa da crise. “Somente nos shopping centers há 12.300 lojas fechadas no Brasil”, diz. E há outros 53 shoppings em construção ou já prontos com lojas desocupadas.

UNIÃO TAMBÉM É  FOCO DA NOVA PRESIDENTE DA FEDERASUL

Unir e integrar as associações comerciais de todo o Rio Grande do Sul é a meta da nova presidente da Federasul, Simone Leite. Além de ser a primeira mulher à frente da entidade, ela é a primeira dirigente que vem de uma associação comercial do interior (Canoas) em 88 anos. A Federasul congrega 190 associações que representam 70 mil empresas em todo o Rio Grande do Sul, divididas em 24 regiões. “Eles precisam ter voz ativa”, diz Leite. “O silêncio e a omissão não são mais tolerados”.  O Blog Mundo dos Negócios vai mostrar posteriormente como a Federasul vai atuar para integrar os empresários de todo o estado para fortalecer a luta de todos eles por melhor infra-estrutura no estado, menos impostos e mais ética. “Num momento de crise, o Rio Grande do Sul aumentou impostos, afugentando investimentos e há até empresas deixando  o estado“, lembra a presidente.

 

 

Conheça SPROUT, o lápis que se planta

16 de maio de 2016 0

Por Fernando Naiditch*

Imagem5

Imagem: blazeweek.com

O empreendedor Michael Stausholm sempre soube reconhecer um bom negócio no meio de tantas ideias e produtos que aparecem no mercado americano a toda hora. Em 2012, quando ele viu uma Kickstarter lançada por três alunos do MIT (Massachusetts Institute of Technology), ele sentiu que estava diante de algo não só inovador, mas com um futuro garantido. A ideia dos alunos do MIT parecia simples: um lápis feito com madeira sustentável que pode ser plantado após o uso. Na ponta do lápis, onde tradicionalmente se encontra uma borracha, agora se encontra uma cápsula que dissolve facilmente espalhando sementes na terra.

Imagem1

Michael Stausholm, o CEO da SPROUT – Imagem: money.cnn.com

Na época, Michael trabalhava como consultor de várias indústrias que buscavam formas de se adaptar aos novos tempos e desenvolver projetos de sustentabilidade, produção responsável e ecologicamentre apropriada. Muitas empresas americanas, de olho nas mudanças no mercado e nas atitudes do consumindor, passaram a se preocupar com sustentabilidade, mas nem todo mundo ainda entende o que isso significa ou como efetivamente desenvolver ideias e produtos que sejam sustentáveis.

De acordo com a agência de proteção ambiental americana (EPA – Environmental Protection Agency), sustentabilidade é baseada em um princípio simples: tudo o que necessitamos para a nossa sobrevivência e bem-estar depende, direta ou indiretamente, do meio ambiente. Sustentabilidade implica em criar e manter as condições necessárias para que homem e natureza possam co-existir em uma harmonia produtiva que garanta a preservação de ambos nesta e em futuras gerações.

O que está em jogo é o futuro do planeta que habitamos. Se, por um lado, todos parecem compreender a importância de atos como reciclagem e reaproveitamento de materiais e produtos, por outro, é preciso criar políticas que protejam o meio ambiente e desenvolver práticas que garantam maior impacto ambiental, social e econômico.

Esta é exatamente a ideia da SPROUT e, como diz Michael, “o lápis SPROUT é uma excelente ilustração do princípio de sustentabilidade. Ele representa a forma como utilizamos um produto e quando ele não tem mais utilidade, ao invéz de jogar no lixo, nós o reaproveitamos. No caso do lápis, você o planta e literalmente está dando a ele uma vida nova.”

Michael comprou a SPROUT e adquiriu os direitos e a patente do design do lápis. Ele hoje dirige a empresa com escritórios em Boston e na Dinamarca, sua terra natal. Em 2015, a SPROUT vendeu 1.7 milhões de lápis e em 2016, os lucros devem chegar a 1 milhão de dólares.

O gráfico abaixo demonstra como é simples utilizar o lápis da SPROUT. Depois de ser usado, o lápis é plantado na terra e se transforma em uma variedade de ervas, vegetais e até mesmo flores comestíveis:

foto_1602

O Começo

A verdade é que Stausholm chegou a duvidar de si mesmo ao investir na ideia dos alunos do MIT. Muitos empresários o desencorajaram e muitos amigos achavam que investir em um lápis plantável era uma coisa maluca. O primeiro ano foi realmente difícil e demorou até a empresa começar a dar algum lucro e a ter visibilidade.

Mas o apelo ecológico do lápis e a versatilidade em se transformar em vários tipos de plantas se tornou um apelo “fashion” e quem achava que ninguém mais usa lápis acabou se enganando. Só em 2015, mais de 13 bilhões de lápis foram produzidos no mundo. Numa sociedade cada vez mais tecnológica, as pessoas parecem querer dar uma pausa, e o lápis acabou se tornando um instrumento útil nessa busca de serenidade. É o que explica o tamanho sucesso que fizeram os livros para colorir. A SPROUT não deixou por menos e criou uma linha de lápis coloridos para os apreciadores da moda de colorir como forma de combater o stress ou mesmo como forma de lazer.

O Sucesso

O revival do lápis se dá também nas escolas, principalmente as primárias, onde ainda se ensinaa ler e a escrever utilizando um lápis.
Além disso, vários professores viram na ideia um potencial para o ensino de ciências e, é claro, de trazer a discussão sobre sustentabilidade para dentro das salas de aula. A SPROUT vende lápis para diversos distritos escolares e secretarias de educação que vêem na empresa uma possibilidade de transformar o lápis em currículo escolar. A SPROUT também é uma das patrocinadoras do Earth Day (22 de abril) nos Estados Unidos.

Os lápis coloridos custam em média US$19.61 para o conjunto com oito. O conjunto de oito lápis pretos sai por US$18.09, e uma combinação com três lápis sai por US$7.45. Veja, por exemplo, a combinação abaixo para quem quer iniciar uma pequena horta. No pacote tem cilantro, hortelã, manjericão, salsinha, salva, alecrim, tomilho e aneto.

Imagem3

Imagem: pencilrevolution.com/2014/07/review-of-sprout-pencils

Todos os lápis da SPROUT são feitos de madeira de cedro sustentável, o que significa que para cada árvore derrubada, uma nova é plantada. A ideia é que o consumidor se engage no processo de produção e plante seu lápis após utilizá-lo.

Apesar de serem vendidos em 60 países, o mercado principal dos lápis SPROUT ainda é a Europa. Mas a empresa está crescendo rapidamente e novos produtos estão sendo criados. Por exemplo, o que você faz com os milhares de cartões de Natal que você recebe todo final de ano? Bem, se você comprar os cartões da SPROUT é só plantá-los e você pode transformá-los numa horta particular. Os cartões, testados neste último Natal, agora serão lançados para qualquer ocasião. As sementes são colocadas dentro do papel reciclado que é utilizado para fazê-los.

Imagem4

Imagem: money.cnn.com

“A maioria das empresas que desenvolvem processos do sustentabilidade focam em reciclagem. Mas nós não vemos muitos produtos com um uso totalmente diferente do original no mercado,” afirma Michael Stausholm, “Nós não podemos salvar o mundo, mas nós podemos tentar fazer uma diferença a cada dia comprando produtos orgânicos e sustentáveis.”

Imagem6

Imagem: blazeweek.com

*Fernando Naiditch é doutor em Educação Multilingue e Multilcultural pela Universidade de Nova York (NYU). Mora em Nova York ha 16 anos e atualmente é professor na Montclair State University.

Aurora lança campanha com arte feita de vinho

13 de maio de 2016 0

As peças da nova campanha da Marcus James, da Vinícola Aurora – criada pela Paim Comunicação – têm desenhos feitos com o vinho tinto da marca pelo artista plástico Moisés Lessa Bettim. Elas reproduzem o conceito “Menos regras, mais Marcus James” e é um convite para os consumidores quebrarem regras.

Divulgação

Divulgação

A ideia é mostrar que não é preciso ser enólogo para apreciar um bom vinho e que a vida pode ser mais leve e descontraída quando se deixa de lado alguns rituais. As peças ainda revelam a variedade de vinhos da marca, elaborados com diferentes varietais.

Vinícola tem dois espumantes no TOP 100 do mundo em 2016

Pelo terceiro ano consecutivo, a Aurora tem dois de seus rótulos no ranking da Associação Mundial dos Jornalistas e Escritores de Vinho (WAWWJ). A eleição dos 100 melhores vinhos do mundo é baseada no desempenho apresentado em concursos internacionais durante o ano passado. A Aurora aparece com dois dos quatro vinhos brasileiros nessa seleção. Este ano, os vinhos da Aurora no TOP 100 do mundo são os espumantes Aurora Chardonnay Brut e o Aurora Moscatel Branco.

Divulgação

Divulgação

De acordo com as informações divulgadas no site da WAWWJ, a entidade apurou os resultados de mais de 400 concursos e um total de 680.930 amostras que deles participaram. A Vinícola Aurora é a mais premiada do Brasil nos concursos internacionais, com 519 medalhas conquistadas até hoje.

Novo Gerente Regional da Amcham acredita em reversão de ânimo

12 de maio de 2016 0

O novo Gerente Regional da Amcham (American Chamber of Commerce for Brazil), está confiante de que a mudança do comando em Brasília pode significar uma retomada econômica para o país. “Se o novo governo conseguir injetar um novo ânimo nas pessoas, vai reativar a economia e conseguir virar a página”, diz Marcelo Borges Rodrigues, um advogado de apenas 29 anos, que está cursando o mestrado em Direito Internacional dos Negócios na UFRGS e tem um tremendo espírito empreendedor. E, se você pensa que ele é muito jovem, saiba que a média de idade dos membros de sua equipe é de 23 anos. Rodrigues assume o comando da entidade, da qual já foi treinee, num momento turbulento mas, segundo ele, cheio de oportunidades.

Marcelo Borges Rodrigues – foto: Ana Paula Dixon

A Câmara Americana de Comércio sempre procurou contribuir em áreas decisivas para influenciar políticas públicas e promover as melhores práticas empresariais, como já mostramos anteriormente aqui no blog. “Nosso foco é melhorar o ambiente de negócios e criar conexões no mercado,  diz Rodrigues. “A gente acredita que conectando pessoas das mais diferentes áreas que participam dos eventos que oferecemos, vamos disseminar informações relevantes para os negócios de todas elas“. Um grande diferencial da Amcham é não ser uma entidade setorial. Ela conta com 560  empresas associadas dos mais diversos setores da economia e promove cerca de 15 eventos por mês! Nessas ocasiões, mais ou menos 20 mil empresários e executivos se relacionam.

O CEO Fórum,  por exemplo, o maior evento promovido pela Amcham, reune mais de mil pessoas e já contou com palestrantes como os consultores indianos Ram Charan (autor de ‘O líder criador de líderes’,  entre outros títulos) e Raj Sisodia (cofundador do Capitalismo Consciente, corrente que incentiva líderes a repensar porque as empresas existem) e David Ulrich, a maior autoridade em liderança e Recrusos Humanos da atualidade. “Esse é um evento de altíssimo nível para discutir pautas empresariais“, diz Rodrigues. A próxima edição do CEO Fórum ocorre em junho (aguarde novidades aqui no blog).

Empreendedorismo no sangue

O novo Gerente Regional da Amcham foi sócio-diretor e um dos fundadores da Egalitê Recursos Humanos Especiais, empresa que promove a inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho, vencedora de prêmios de inovação. Além de ajudar a revelar as habilidades das pessoas com deficiência, ela ajuda o empregador a receber esses trabalhadores. Mais recentemente, criou a Vaga Exata, uma spin-off da Egalitê, focada no mercado de recrutamento de pessoas por meio de software on line.

 

 

Sarandi aposta na inovação contra a crise

10 de maio de 2016 0

 

 

Novas embalagens - divulgação

Novas embalagens – divulgação

O principal produto da empresa gaúcha Sarandi ainda é a mesma água mineral da fonte descoberta na década de 40 pelo fundador Mário José Zandoná. Mas às vésperas de completar 70 anos, a terceira geração da família à frente da companhia está investindo numa nova identidade visual e em novos produtos para garantir um crescimento estimado em 20% sobre o faturamento de 150 milhões de reais de 2015. “Vamos ficar lamentando ou vamos enfrentar esse negócio?”, pergunta o diretor comercial Jairo Alberto Zandoná. Ele mesmo tem a resposta: “Estamos mudando todas as embalagens, rótulos e logomarcas e lançando novos produtos”.

Com sede na pequena Barra Funda, a 12 quilômetros de Sarandi, no norte do Rio Grande do Sul,  região do Alto Uruguai, a empresa é responsável por mais de 10% dos empregos na cidade de  2.500 habitantes e por 60% da arrecadação do município.

 

fábrica

Da água à cerveja

A água mineral, das marcas Sarandi e Floresta, é responsável por 40% do faturamento da empresa. Outros 40% são provenientes da venda de sucos, refrigerantes e energéticos e 20% da cerveja da marca Província. A Sarandi entrou no segmento de cerveja apenas em 2013, com a aquisição de uma fábrica de Santa Maria, mas pretende crescer muito com ele.

cerveja

Para modernizar suas marcas, a empresa contratou um dos designers de embalagens de maior destaque no país, Lincoln Seragini, e investiu 3,5 milhões de reais em pesquisa, desenvolvimento, maquinário, tecnologia e marketing. Também contratou 50 novos funcionários nos últimos 12 meses. “É o maior projeto da empresa em 70 anos, uma reformulação completa focada no crescimento e fortalecimento de mercado”, diz Zandoná.

As novidades

A empresa redesenhou totalmente sua linha de água mineral e refrigerantes. O novo formato das garrafas, além de facilitar o manuseio, proporcionou redução no peso total do produto e menos consumo de PET (plástico utilizado na confecção das garrafas). “Vamos economizar 250 toneladas de PET por ano com as novas embalagens”, diz Zandoná.  Somente na garrafa de dois litros de refrigerante, a empresa vai utilizar 4 gramas a menos de plástico, sem comprometer sua firmeza. “Serão as embalagens com menor peso em uso no Brasil”.

A Sarandi também está lançando a água mineral Floresta Ativa, com uma embalagem inovadora, projetada para quem pratica exercícios. A garrafa é anatômica, vem com uma alça e está disponível nas cores rosa, verde, azul e cristal. Este novo produto, voltado para o crescente mercado de fitness, será comercializado em todo o país. Atualmente, a marca está presente nos três estados do Sul, além de São Paulo e Mato Grosso.

A campanha de lançamento – que inclui anúncios, jingles e material de ponto de venda – foi criada pela agência gaúcha Martins+Andrade.

Divulgação

Divulgação

 

Conheça novidades para festas e eventos

09 de maio de 2016 0

No próximo final de semana, a cidade de Gramado vai receber uma feira que é uma festa. A ‘Festejar’ vai apresentar aos visitantes todas as novidades para festas e eventos, com produtos e serviços gastronômicos que não podem faltar nessas ocasiões. Ali, será possível conhecer desde novas opções de petiscos, doces e salgados até serviços inéditos para fazer do seu evento um acontecimento super orginal. A feira, realizada na Caza Wilfrido, é aberta para público e empresários da área de festas.

Festejar1

Seja uma reunião de negócios ou uma festa descolada, a gastronomia é sempre atração importante em eventos. Os estandes da Festejar Gramado 2016,  que acontece nos dias 14 e 15 de maio, vão estar repletos de produtos e serviços para encher os olhos e ativar o paladar.

A Prawer, por exemplo, participa do evento com linhas de produtos especiais  numa mesa de chocolates com novas formulações com misturas das mais criativas e variadas: frutas secas, sementes, recheios que vão de geleias e ganaches até bebidas alcoólicas, chocolates com aromas e até uma composição incrível com flor de sal.

prawer

Divulgação

Já a Gourmet Popcorn aposta em pipocas preparadas em diferentes sabores, todas com receitas próprias e exclusivas. Elas podem ser oferecidas em embalagens tradicionais como os saquinhos, em lata ou como o cliente inventar. Entre as novidades que mostrará na feira, estão os pequenos carrinhos de pipoca ideais para eventos – festas, shows, palestras e feiras.

popcorn

Divulgação

Difícil imaginar uma festa infantil sem cachorro quente, certo? Pois os eventos adultos também passaram a consumi-lo. A Oh, My Bike deu status gourmet ao pão com salsicha ou linguiça. A “banquinha” montada em uma bicicleta serve mini cachorros quentes com ingredientes pouco usuais como queijo brie, cebola caramelizada e outras misturas. Além disso, oferece também mini churros e bruschettas em diferentes sabores.

Quando o tema é bebida, as opções vão muito além do coquetel e espumante. O serviço do Dudu das Caipiras, já mostrado aqui no blog, leva um bar com diversos drinques com diferentes bases, inclusive espumantes, mesclados com frutas frescas.

Divulgação

Divulgação

A empresária Verônica Sella e a relações públicas Tati Noel criaram a feira Festejar Gramado de olho no crescimento acelerado no setor de festas e eventos e escolheram a cidade de Gramado por ser um dos locais mais procurados para eventos corporativos, congressos e feiras.

A Caza Wilfrido conta com 800m² que vão abrigar 65 expositores para apresentar produtos e serviços ao consumidor final e intermediários na feira de negócios. “Casamentos, aniversários, comemorações especiais ou eventos corporativos garantem a crescente demanda por serviços de qualidade, produtos de excelência e espaços adequados para a realização dessas propostas. E a oferta é equivalente. Novidades surgem a cada dia e, neste cenário, destacam-se os fornecedores atentos ao mercado”, diz Verônica Sella.

Tati e Verônica

Tati e Verônica

OFICINAS E WORKSHOPS

A Festejar Gramado também contará com uma programação de workshops, oficinas e palestras ministradas por especialistas em suas áreas de atuação no mercado de eventos, além de desfiles de moda.

O acesso à Festejar é aberto ao público e, para garantir o passaporte cortesia, basta realizar o cadastro no site www.festejargramado.com.br e retirar a credencial no guichê de recepção no dia do evento ou adquiri-lo na hora por R$35,00. O credenciado terá direito a acesso livre durante os dois dias. A expectativa é que a mostra receba cerca de três mil visitantes.

Serviço:

FESTEJAR GRAMADO 2016
Local: Caza Wilfrido – Gramado – RS
Horário: 14/05: das 10h às 20h 15/05: das 10h às 18h
Inscrições: Antecipadas pelo site: www.festejargramado.com.br (Gratuita)
Ingressos na hora no local: R$35,00
Mais informações (54) 9605-5454

Shoppings têm promoções para aumentar vendas no Dia das Mães

05 de maio de 2016 0

 

 

compras

A criatividade foi o combustível dos departamentos de marketing dos maiores shopping centers de Porto Alegre para aumentar as vendas de presentes para o Dia das Mães, uma das principais datas do varejo, como mostrei recentemente aqui no blog.

A ação do Moinhos Shopping irá transformar o cheirinho de mãe em um perfume exclusivo. A campanha “Perfume de Mãe, ares da França”, levará a vencedora para a fábrica da Parfumerie Fragonard, na França, onde poderá criar uma fragrância única e personalizada.
Fundada em 1926 por Eugène Fuchs, a fábrica foi uma das primeiras a traduzir em perfumes os aromas e essências que encantam os visitantes da região da Riviera Francesa.

A viagem, de sete dias e para duas pessoas, também inclui passeios pela região da Provença, com visitas às formações rochosas de Rousillon e à Abadia de Sénanque, além de estadia e tratamento de SPA no tradicional Le Couvent des Minimes Hotel & Spa by LOccitane, e dois dias livres para conhecer o Principado de Mônaco.

Para concorrer, os clientes do Moinhos Shopping devem trocar R$400,00 em notas fiscais por um cupom e depositá-los na urna localizada no Circo Promocional, no 1° andar do shopping, até o dia 09/05. O espaço, decorado com elementos da campanha e inspirado em lojas de perfumes internacionais, traz ainda dicas de presentes para o Dia das Mães.

moinhos

No Praia de Belas Shopping, os clientes que gastarem R$ 350 reais em compras até o dia 10 de maio serão presenteados com uma lunch bag especialmente criada para a promoção. O diferencial é que não depende de sorteio. Com três estampas diferentes, a bolsa é perfeita para conservar alimentos e bebidas que serão consumidos ao longo do dia. É um presente útil para facilitar o dia a dia.

Para retirar o presente, basta apresentar o cupom/nota fiscal de compra no Posto de Troca, localizado no 3º piso, próximo aos cinemas. O limite diário é de 3 itens por CPF cadastrado durante o período da promoção.

43721-002_IguaAlphaville_KV_NaSala_50x70cm.indd

Para celebrar a expansão recém inaugurada, o Iguatemi estende a sua promoção até 22 de maio. Cada R$ 300,00 em compras valem um cupom para concorrer a R$ 100 mil, que podem ser gastos em qualquer estabelecimento do shopping. Quem trocar as notas nas segundas-feiras ou terças-feiras aumenta suas chances, pois serão distribuídos cupons em dobro.

O cliente ainda ganha um vale, que dá direito a um brinde na hora. Entre os prêmios (conforme quantidade de estoque disponível) estão vales no valor de R$ 100,00 no restaurante Outback, R$ 50,00 nos restaurantes Z Café, Madero Steak House, Galeto Mamma Mia e Fratello Sole, uma cortesia de estacionamento, uma minifigura Lego, um par de ingressos GNC Cinemas, dois esmaltes Granado, uma barra de 100g de Língua de Gato Kopenhagem, um par de velas de Lavanda da Tok&Stok, um vinho de 375ml Seleção Miolo, um porta-joias da Souq e uma shakeira da Track&Field.

Para participar, os consumidores devem se dirigir com suas notas até a área da Expansão, no 2º piso. O sorteio será dia 23 de maio de 2016.

NOVO

 

A ação dos shoppings da rede Bourbon é em parceria com os salões de beleza Hugo Beauty (POA) e Celso Kamura (SP). A promoção ‘Desejos de Mães’ vai até o dia 9 de maio em todas as unidades — Bourbon Assis Brasil, Country, Ipiranga, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Wallig e São Paulo. A campanha ocorre também no shopping Porto Alegre CenterLar.

A proposta é oferecer serviços como design de sobrancelhas, maquiagem, penteado e esmaltação, entre outros, para realçar e valorizar a beleza natural das mulheres.

A cada R$ 200,00 em compras, será possível agendar para um dos dias da ação, em horário entre 14h e 20h, um dos serviços disponibilizados nos Espaços Hugo Beauty especialmente montados nos shoppings. Se preferir, em vez de utilizar os serviços, o cliente que participar também tem a opção de trocar seus cupons fiscais por isenção de estacionamento, descontos em cinema e produtos da Panvel Farmácias, entre outros benefícios.

Nos lounges da promoção, também serão instaladas vitrines trazendo dicas de presentes para o Dia das Mães, selecionados especialmente por consultoras de moda. Como parceiras da campanha, as marcas Panvel, L´Oréal e Wella disponibilizarão todos os produtos a serem utilizados nos serviços de beleza.

bourbon1