Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Foi o ovo?

26 de maio de 2006 3

E alguém já perguntou para elas?/Ed Wray/AP
A discussão é antiga e ainda deve dar muito pano para manga. Afinal, quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Um cientista, um filósofo e um avicultor britânicos acreditam ter resolvido, de uma vez por todas, um dos mais antigos e populares enigmas da humanidade. A resposta unânime é de que o ovo veio na frente, informa hoje o jornal britânico The Times.

Em resumo, o argumento é de que o material genético não se transforma durante a vida do animal. Portanto, a primeira ave que no decorrer da evolução se tornou o que hoje chamamos de galinha existiu primeiro como embrião no interior de um ovo. O professor John Brookfield, especialista em genética da evolução da Universidade de Nottingham (Inglaterra), a situação é clara. O organismo vivo no interior do ovo tinha o mesmo DNA que o animal no qual ele se transformaria. Assim, %22a primeira coisa viva que podemos qualificar sem medo de engano como membro dessa espécie é o primeiro ovo%22.

David Papineau, um especialista em filosofia da ciência do King%27s College de Londres, concorda: o primeiro frango saiu de um ovo, e é um erro pensar que o primeiro ovo de galinha foi um mutante produzido por pais de outra espécie. – Se dentro do ovo existe um frango, então é um ovo de galinha. Se um canguru pusesse um ovo, e dele saísse um avestruz, o ovo seria de avestruz e não de canguru – conjeturou Papineau. O jornal cita ainda Charles Bourns, granjeiro e presidente de uma entidade do setor avícola, que quis contribuir para o debate. Segundo ele, os ovos existiam antes de nascer o primeiro pintinho.

Sei lá. Claro que a primeira galinha nasceu de um ovo, mas acho que a discussão está exatamente nisso: digamos que a espécie que botou o tal ovo que deu origem à primeira galinha seja a espécie “A”. Dentro do ovo tinha um bichinho diferente, a galinha. Se considerarmos que o ovo é da espécie “A”, por ter sido colocado por um animal deste tipo, a galinha nasceu primeiro que o primeiro ovo de galinha, certo? Agora, se considerarmos o fato de que um ovo com uma galinha dentro, mesmo posto por outra espécie, é um ovo de galinha de fato, o “campeão” é o ovo…

Ai, me enrolei toda. Na dúvida, deixo vocês darem a opinião… Participem da enquete: quem nasceu primeiro?

Postado por Sabrina d`Aquino

Comentários

comentários

Comentários (3)

  • paulo diz: 27 de maio de 2006

    esta situaçao é ridicula, pois como poderia ter criado o ovo, sem que alguem ou algum animal o tivesse chocado, e, como o caso da galinha estao os outros animais, como se formaram? certo é que foi do mesmo modo que a galinha, e fica claro.

  • Everton Assunção diz: 26 de maio de 2006

    Puxa, li e rê-li mas fica a dúvida, o DNA do organismo do ovo futuramente será do animal que dele sairá, mas, de onde veio o primeiro ovo? Eu acredito em mutação genética para isto ter acontecido, bem, sei lá!

  • Luis Filipe diz: 26 de maio de 2006

    ola!

    otima pesquisa!

    Mas ainda estou com duvidas de quem botou este temido “ovo”?

    abraços

Envie seu Comentário