Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O mistério da múmia chinesa que fumava maconha

26 de dezembro de 2006 1

Uma múmia de 2,8 mil anos está dando a maior dor de cabeça a especialistas chineses, que trabalham dia e noite na dissecação. É que a tumba do que se acredita ter sido um xamã de entre 40 e 50 anos traz folhas de maconha. O mistério existe porque a região onde os restos foram encontrados não cultivava a erva na época.


Para o professor Li, a múmia poderia proceder das zonas do Mar Negro, onde a maconha era usada em cerimônias religiosas e curas já em épocas neolíticas. Povos que viveram perto desse mar – como os trácios, os escitas, os assírios e os persas – conheciam e usavam a maconha.

A cannabis também era utilizada na cultura hindu, e não se descarta a hipótese de que a múmia tenha origem tibetana ou de outros povos do Himalaia, onde, segundo os botânicos, originou-se essa planta com propriedades psicotrópicas.

Jia Yingyi, do museu regional da região, afirmou que a múmia tem roupas, botas e chapéu de couro, assim como um manto de tela confeccionada com pedaços de pano triangulares, informa a agência EFE. Além das folhas de maconha, armazenadas em uma bolsa, foram encontradas, junto ao cadáver embalsamado, grandes jóias de ouro e bronze, além de um colar de turquesas. Na mão esquerda, o suposto xamã leva um machado de bronze, e na direita, uma vara adornada com tiras de cobre.

Atualmente, a posse e consumo de maconha são proibidos na China, mas, como acontece em outros países, as autoridades não costumam perseguir muito ativamente os pequenos usuários. Na China, muitos dos vendedores de maconha obtêm a planta de cultivos da Ásia Central e, geralmente, são uigures de Xinjiang, justamente a região onde a enigmática múmia foi encontrada.

Postado por Janaína Silveira

Comentários

comentários

Comentários (1)

  • Self Destructor diz: 29 de dezembro de 2006

    Olha, que ela fumava maconha não está comprovado. Ela portava.

    Pode-se consumir maconha de muitas maneiras, inclusive misturando no nescau. Quem garante como ela consumia?

    http://selffiles.blogspot.com

Envie seu Comentário