Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Combatendo os gases das vacas

28 de março de 2007 0

Diminuir o aquecimento global com medidas como a redução nos poluentes da atmosfera tudo bem, mas isso já é demais. Um grupo de pesquisadores da Alemanha afirma que desenvolveu uma pílula que diminui a emissão de gás metano pelas vacas!

A pílula é de base vegetal – conhecida como bolus – e precisa ser combinada com uma dieta especial. A idéia é fazer com que as vacas usem o metano para produzir glicose ao invés de liberar a substância na atmosfera. Com isso, a tendência é que os animais produzam mais leite e os componentes microbióticos sejam dissolvidos lentamente no estômago durante meses.

Além de diminuir o efeito estufa, a pílula aumentaria o bem estar dos animais. Segundo um dos responsáveis, a pílula captura parte da energia do metano, que é naturalmente produzido durante o processo de fermentação quando a vaca digere a grama – que depois retorna para a garganta do animal. Com isso, o gás acaba sendo expelido.

Estimativas científicas apontam que as vacas são responsáveis por cerca de 4% dos gases emitidos para a atmosfera. Nos últimos 50 anos, a concentração de metano na atmosfera aumentou seis vezes. Com o aumento populacional e conseqüente adição do consumo de carne, a tendência é que os rebanhos fiquem cada vez maiores.

Postado por André Crespani

Comentários

comentários

Envie seu Comentário