

Latest posts by (see all)
- É o máximo da fofura esse cachorrinho que descobriu como nunca mais passar fome - novembro 5, 2014
- Ainda mais encantador que os primeiros passos é quando eles são dados no gelo - novembro 5, 2014
- Piso em estação de metrô é capaz de converter passos em energia - novembro 4, 2014
O desaparecimento de milhões de abelhas nos Estados Unidos tem intrigado apicultores e preocupado o Congresso norte-americano, que debaterá hoje o assunto. As primeiras ocorrências sérias surgiram pouco depois do Natal, no Estado da Flórida.
Desde então, a síndrome que os especialistas batizaram de Distúrbio do Colapso das Colônias (CCD) causou a diminuição de 25% dos enxames no país. Os insetos são importantes para agricultura, porque, nesta época do ano, polinizam as plantações, avaliadas em até US$ 14 bilhões.
– Perdemos mais de meio milhão de colônias, com uma população de 50.000 abelhas – disse Daniel Weaver, presidente da Federação Americana de Apicultores, que destacou que o problema vem afetando 30 dos 50 Estados do país.
Também é curioso que, em muitos casos, não são encontrados %22restos mortais%22 dos insetos. Além disso, as abelhas operárias estão fugindo e deixando a abelha rainha para trás, comportamento atípico.
– Historicamente, quando algo afeta os enxames, sobram muitos insetos mortos – explica Mai Berenbaum, especialista da Universidade de Illinois.
Hoje, apicultores comparecerão ao Congresso para pedir investimentos na pesquisa do problema.
Postado por Jéfferson Curtinovi