Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Médicos encontram paciente com sangue verde

08 de junho de 2007 2

Médicos canadenses da província de British Columbia, no oeste do país, encontraram uma pessoa que tinha sangue da cor verde escura, provavelmente pelo consumo excessivo de um remédio conhecido como Sumatriptan. O homem, de 42 anos, foi ao hospital em outubro de 2005 por causa de problemas de circulação nas pernas, disseram os médicos Stephan Schwarz e Alana Flexman do Hospital St. Paul da Universidade de British Columbia.

O caso inusitado foi publicado na última edição da revista médica norte-americana The Lancet.

A inusitada descoberta ocorreu quando os médicos decidiram realizar uma cirurgia e remover os tecidos que estavam bloqueando o fluxo sanguíneo. Durante os testes prévios de emergência, os médicos descobriram que o paciente tinha uma leve taquicardia, mas que sua pressão arterial era estável e que sua única anormalidade eram níveis extremamente altos de creatina no sangue.

No entanto, a verdadeira surpresa ainda estava por vir. Depois de inserirem um cateter na artéria do paciente, os cirurgiões observaram que o sangue do homem era de cor verde escura. Apesar da estranheza inicial, os médicos continuaram a operação, que terminou com sucesso.

Ao analisar o sangue do paciente, os doutores diagnosticaram que ele sofria de sulfahemoglobinemia.

– É possível que a excessiva ingestão de Sumatriptan, que contém um grupo sulfonamida, tenha causado a sulfahemoglobinemia – afirmaram os médicos no artigo publicado na The Lancet.

De acordo com a Agência EFE, o paciente estava tomando Sumatriptan para aliviar suas freqüentes dores de cabeça. A sulfahemoglobinemia cocorre quando um átomo de sulfureto se incorpora na molécula da hemoglobina e pode ser causado por medicamentos como as sulfonamidas.

Os doutores não revelaram se o paciente recuperou a cor normal do sangue.

Postado por Cleber

Comentários

comentários

Comentários (2)

  • Jorge Alberto Torres diz: 9 de junho de 2007

    Agora dá para entender o que aconteceu com o conhecido HULK.Antes havia a desconfiança de que o mesmo fôsse portador de Hepatite ou torcedor fanático do Juventude.

  • Gabriel Lessa Durand diz: 9 de junho de 2007

    Caro Jorge, ledo engano. O que vc não sabe é que os Volcanos (vide Jornada nas Estrelas) também tem sangue de cor verde escuro. Resta saber se as orelhas também são pontudas….

Envie seu Comentário