Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Programador cria calculadora para a Lei de Murphy

06 de fevereiro de 2010 4

divulgação

Se você está pensando em fazer algo e está na dúvida se vai dar certo, pode apelar para a criação do programador canadense Andrew Daviel. Ele desenvolveu uma calculadora para a Lei de Murphy. Sabe a Lei de Murphy? No popular, é aquela “lei” que diz que se uma coisa tem potencial para dar errado, dará errado com certeza.

Na origem, ela vem da sentença criada pelo engenheiro aeroespacial norte-americano Edward Murphy: “se há mais de uma maneira de se executar uma tarefa ou trabalho, e se uma dessas maneiras resultar em catástrofe ou em consequências indesejáveis, certamente essa será a maneira escolhida por alguém para executá-la”.

Claro, na minha infância, Murphy era apenas o macaco de brinquedo da foto aí do lado (a gente apertava a barriga e ele gritava). Mas bastou eu crescer um pouco e, na adolescência (ou ainda na pré-adolescência), sem demora conheci o “outro” Murphy.

Até agora, a hipótese da Lei de Murphy nada tinha de científica, mas com uma calculadora a coisa pode mudar de figura. As contas se baseiam em uma fórmula da companhia de gás britânica. Falamos da calculadora na coluna semanal do blog Infosfera no caderno ZH Digital da Zero Hora (leia aqui a coluna).

Para descobrir qual o percentual de chance de você acabar se metendo em uma enrascada, basta entrar no site (nesse link, em inglês) e atribuir pontuações a cinco fatores relacionados à tarefa que você pretende executar: urgência, importância, complexidade, frequência com que você faz a coisa e sua habilidade em fazê-la.

Mas, mesmo que a chance de dar zebra seja baixa, não se anime. Afinal, pela Lei de Murphy, tudo sempre vai dar errado mesmo.

Férias! Pessoal, estou saindo de férias (se isso importar para alguém). Ficarei fora durante 15 dias. Não vou estar aqui para responder aos comentários, mas tanto o Mundo Insólito quanto o Não clique aqui continuarão sendo atualizados pelo pessoal que fica. Se eu não for para uma ilha isolada sem acesso à internet, apareço para dar oi :)
Abraços!!

Comentários

comentários

Comentários (4)

  • Paulo Grande Borges diz: 23 de fevereiro de 2010

    Abraço…

    Resposta: Valeu!

  • Fabiano diz: 23 de fevereiro de 2010

    Essa calculadora provavelmente não vai funcionar. É a Lei de Murphy…

    Resposta: Hahahah. Bem percebido!

  • Lila diz: 23 de fevereiro de 2010

    Boas férias André!!! (só hj q vi, rsrsrs) q pena q diminui as postagens na sua ausência! é um blog mt divertido

    Resposta: Infelizmente não dá para o pessoal abraçar tudo mesmo. Mas já tô de volta!

  • Ana Paula diz: 23 de fevereiro de 2010

    Boas férias! Pq todos merecemos descanso…

    Resposta: E passou depressa…

Envie seu Comentário