Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

EXCLUSIVO: polêmica campanha faz votação para identificar homossexual apenas pela aparência

31 de maio de 2012 30

Uma campanha polêmica está convidando os participantes a votarem para tentar descobrir quem dentre cinco rapazes é homossexual. Isso apenas pela imagem dos candidatos, sem qualquer informação sobre a vida dos mesmos. A eleição ocorre no Facebook, e um vídeo no YouTube mostra imagens dos moços (veja abaixo).

A ação é chamada de “Tu não me engana“, e foi produzida no Rio Grande do Sul. Em contradição com o título da campanha, o slogan lembra que “as aparências às vezes enganam“.

Conforme um dos responsáveis, que pediu para não ter o nome divulgado, o objetivo é justamente reforçar que não deve haver um estereótipo do homossexual. Pelo contrário, qualquer um dos cinco atores pode ser gay, independentemente de cor, idade ou classe social.

Os atores, segundo essa fonte, estão sofrendo preconceito pela participação no vídeo. Ele garante que um deles é realmente homossexual, mas a resposta não importa na campanha – e sim reforçar a necessidade de não rotular as pessoas.

É mais ou menos alterar um pouquinho aquele ditado clássico e dizer que “quem vê cara, não vê opção (sexual)”.

Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!

Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!
@crespani
@mundoidao

Comentários

comentários

Comentários (30)

  • Cléber diz: 31 de maio de 2012

    Qual o problema do cara ser gay ou não??? Achei extremamente de mal gosto e homofóbico essa brincadeira, tema ou pesquisa ou sabe-se lá o que. IDIOTA E PRECONCEITUOSA. Parabéns aos envolvidos, só que ao contrário.

  • ROGERMER DILHOS diz: 31 de maio de 2012

    Homofobia pura. Trabalho em cima de corpo da mulher de moreno sendo que eu nem se mereço. Impressionante.

    Agora é se procurar fazer decumento e encontrar os verdadeiros culpados pela carnificina.

  • bRENO diz: 31 de maio de 2012

    é FÁCIL
    PERGUNTA QUAL DELES PARTICIPA DA AVALANCHE QUANDO SEU TIME FAZ GOL

  • Leonardo diz: 31 de maio de 2012

    Tá na cara que é o 5!kkkkkk

  • vanderlei francisco da silva diz: 31 de maio de 2012

    A campanha não deveria ser – Vote naquele que já saiu do armário? Desculpe mas, penso que essa é a questão;

  • Arnaldo diz: 31 de maio de 2012

    Maravilha de campanha. Se todas as pessoas entendessem o recado, seria muito bom. Agora os atores estão vendo como é difícil ser gay. E já foi pior.

  • marcelo diz: 31 de maio de 2012

    ta na cara que é o 2 isso sim

  • Rafael diz: 31 de maio de 2012

    o primeiro é gay…

  • Bacas diz: 31 de maio de 2012

    O 1 pensa que é mulher, o 3 é o gay que adora uma sacanagem e o 5 é o gay apaixonado… KKKKKKKKKKKK
    Por que cada dia que passa os gays estão mais descarados e mais promíscuos??????
    A doença está sofrendo mutação e eles estão pensando que já são mulher…
    E detalhe, estão cada vez mais heterofóbicos!
    Publica ai André! Abraço.

  • Gabi diz: 31 de maio de 2012

    Doença????? Desde quando homossexualismo é doença???? Nem doença (não mata, não tem cura, não é transmissível, não há tratamento, não há paliativos, …) e nem opção (pois ninguém opta por sofrer preconceito durante toda a vida).
    Não acho que todos tenham que gostar, aplaudir o fato de (enfim) hoje os casais homo terem coragem de viver suas vidas de maneira comum, sem se esconderem de todos…, mas as pessoas tem sim a obrigação de respeitar. Pois respeito não é devido apenas a alguns e sim a todas as pessoas, a todos os seres vivos.

  • afranio lucas diz: 31 de maio de 2012

    O 5 já saiu do ármario a muito tempo… kkkkkk

  • Colorado diz: 31 de maio de 2012

    E só levar eles la no Beira Rio para participarem do trenzinho aquele que se sentir mais a vontade é Gay e Colorado de coração…

    E Nilmar vem ai mais um gato no nosso time…

  • Edu diz: 31 de maio de 2012

    André, não é “opção” e sim “orientação” … Ninguém opta em ser gay, do mesmo modo que ninguém opta em ser hétero. Parece uma bobagem linguística, mas isso muda muito a percepção (equivocada) que as pessoas têm do troço. #fikadika

    Resposta: Oi Edu, valeu pelo esclarecimento. Mas, inocentemente mesmo te pergunto, porque “orientação” é melhor que “opção”? Seguindo nos argumentos lingüísticos, eu poderia dizer que ninguém é “orientado” a ser gay, visto que ninguém os “orientou” nessa sexualidade. Logo, não se trataria de uma orientação. Opção, como sinônimo de escolha, me parece mais preciso: gosto de loiras, gosto de morenas, gosto de homens, gosto de mulheres. Ressalto que estou perguntando na boa mesmo, até para aproveitarmos o espaço e informar mais as pessoas – eu, inclusive – sobre o tema. E espero não ter ofendido ninguém com o post, a proposta é justamente o contrário, ajudar a difundir a liberdade sexual de cada um. Abraço!

  • martina wagner diz: 31 de maio de 2012

    Eu já estou de saco cheio com esta história de superprotecionismo aos gays, é gay prá e gay prá cá, exigindo que sejam vistos, eles que se resolvam e nos deixem em paz com esses movimentos esdrúxulos e ridículos que fazem para serem aceitos, se têm que fazer isto é porque eles próprios não se aceitam. E o restante da humanidade, brancos, negros, amarelos e pardos tem que aguentar, quem os protegerá?

  • afranio lucas diz: 31 de maio de 2012

    Pelo amor de Deus ninguém opta por ser Gay… Como assim o Cara pega e já nasce um Gay…

    Gay é aquela pessoa que tem medo de encarar a vida de frente como deus o fez…

    Ser gay é escolha e pronto. Não sou contra os Gays só contra esse super protecionismo que se tomou tudo hoje em dia é PRECONCEITO contra HOMOSEXUAL…

    Abraço…

  • Gauchão diz: 31 de maio de 2012

    Breno, será que o que é gay, joga tênis?

  • Rodrigo diz: 1 de junho de 2012

    Pra variar alguém tinha que dizer que é homofobia.
    Não pode se dizer ou escrever mais nada que tudo é homofobia hoje em dia.
    Ah, façam me o favor. Os caras criaram uma campanha criativa e engraçada para lidar com uma situação e, ao invés de auxiliar e dar força, ficam criticando…
    Que grande M, viu…
    Parabéns pelo Post, André.

  • Quem diz: 1 de junho de 2012

    Isso é uma anomalia da nossa espécie, assim como qualquer outra. Não tem o que fazer. Há pessoas que já estão nascendo sem os dentes sisos ou até mesmo sem o apêndice por exemplo. Porém, não acho que essa anomalia seja uma evolução.

  • Elisa diz: 1 de junho de 2012

    Eu voto que o Edu deve ser gay huahau

  • HD diz: 1 de junho de 2012

    “A ação é chamada de “Tu não me engana”, e foi produzida no Rio Grande do Sul. Em contradição com o título da campanha, o slogan lembra que “as aparências às vezes enganam”.

    E não é essa a moral da história? As pessoas votaram em todos os 5 atores, e está bem claro que só um deles é gay.. realmente, as aparências enganam, e sem conhecer nenhuma dessas pessoas, não cabe a nós julgar elas. Sejam hetero ou homossexual. Achei bem bacana a ideia de mostrar que não existe esteriótipo de gay. E se é real essa história de que um dos participantes está sofrendo preconceito, mais um motivo pra essa campanha chamar a atenção de todos. PORQUÊ ele esta sofrendo preconceito? Pela mera POSSIBILIDADE de ele ser gay? Vamos abrir os olhos sociedade.. parar de olhar pro próprio umbigo e ver mais adiante, o que os reais homossexuais passam todos os dias, apenas por ser eles mesmos.

    Resposta: Sim, é justamente essa a moral da história.

  • Dalvana Inês Schuh diz: 1 de junho de 2012

    Oi pretinhos, muito obrigada por alegrer as minhas tardes……..bjos…. e manda um filha da puuuuu pra toda galera d Dois Irmãos….. bjos…..

  • Antonio diz: 1 de junho de 2012

    galera!!!!!! eu até já fiquei com esse 3(Davi)…muuito simpático!

  • EU diz: 1 de junho de 2012

    Como faço para ver o ranking dos mais votados?

  • Mateus diz: 4 de junho de 2012

    Pra mim todos os cinco são gays…
    E tem uma coisinha. Não fosse pelos Héteros, nenhum gay havia nascido… Pra bom entendedor já basta. Fim de papo…

  • Mateus diz: 4 de junho de 2012

    Só sofre preconceito quem quer… Se vc é gay e fica na sua, não sofrerá com isso. Assim como uma mulher deve ficar na sua ao invés de sair pelada na rua. Ou um casal deve ficar na sua ao invés de ficar se comento dentro de um ônibus… São atitudes que a sociedade recrimina… Agora se vc andar conforme as leis da sociedade tá em casa… Claro que temos exceções como os skinHeads…

  • Mateus diz: 4 de junho de 2012

    Eu não tenho preconceito, não recrimino sua opção sexual, mas recrimino sua atitude… Não tolero 2 homens se lambendo, assim como não tolero nenhum tipo de casal se lambendo no meio da rua… que façam isso em casa.
    Outro dia um casal gay se beijou enquanto o Papa passava. Ora, como querem ser respeitados se não respeitam ninguém? Somos todos livres para aceitar ou não as opções dos outros…

  • Iago diz: 6 de junho de 2012

    O problema é que as pessoas acham que chamar de “viado” é chamar de homossexual. Posso dizer se o cara é Viado pela aparencia, pelo seu jeito e coisas assim. Já a opção sexual é outra coisa completamente diferente.
    Não tenho preconceito contra nenhum dos dois, o que tenho é raiva daqueles que são diferentes (homossexuais,viados,emos,punks,góthicos,tchun-tcha’s e afim) e não sabe aceitar que a sociedade VAI olhar diferente. Eu sou alto, magro, cabelo comprido, barba espessa, brinco argola, geralmente de jaqueta de couro e coturno, aneis de prata em formas de cruzes/cobras/caveiras… É óbvio que irão olhar diferente para mim, mas eu sei conviver com isso pq sei que sou diferente. Agora entra um casal gay no onibus, eu acho super normal pq vejo esse tipo de cena todo dia, mas as outras pessoas não estão acostumadas e ficam olhando diferente para eles. E eles começam a reclamar. Meus amigos e amigas, nem todo mundo esta acostumado a ver um casal homossexual D=

  • Vinny diz: 6 de junho de 2012

    Iago…

    Muito bem dito meu velho… e concordo contigo… O problema não é a criatura ser algo “À parte” da sociedade… e sim pensar que ninguém vai reclamar… Eu sou do meio do Rock/Metal/Gótico/HardRock também, (Não vou citar outros estilos porque senão o comentário não sai hoje) mas minha vertente princípal é o Gótico, mas eu faço meu estilo pelos estilos que eu gosto e puxo pra dentro… uso calça social com jaqueta de couro por exemplo… ou terno e sobretudo, ou calça jeans e sobretudo, por ai vai… Mas eu aceiro e SEI que as pessoas vão estranhar… e possívelmente vão falar… assim como devem falar de ti também, exatamente pelo o que tu falou, tu é Homem, e tem Cabelo Comprido e usa Brinco (Eu também) pela sociedade é um “Nossa, que atrocidade, esse cara é a encarnação do demônio na terra”…

    É LÓGICO que tudo o que não se encaixa dentro da visão de normalidade da sociedade vai ser criticado… mas ai já entra uma outra questão… geralmente nós (E eu falo de todo o Underground/Alternativos) sempre tentamos ao máximo respeitar os outros… não falar mal, a não ser que nos irritem, então deveriamos ao menos ter a mesma consideração, mas claro, isso é a opinião pessoal minha, não que seja assim na realidade… Mas um mínimo de respeito deveria existir sim… mas bom… nada é como gostariamos, a questão é saber como levar isso sem se incomodar… hehehe

    Por sinal… gostaria de deixar explícito aqui uma homenágem ao nosso grande amigo (Falo nosso devido à muita gente ter conhecido o rapaz) Thiaguinho “Mini James Hetfield” Obregon falecido nesta segunda feira… esse cara poderia ser pequeno em tamanho físico… mas era infinito em Alma e Coração. E que descanse em paz o caramba… pega tua Guitarra, liga no teu Amplificador, coloca no volume máximo e toca o puteiro aonde tu estiver meu velho que logo logo nos encontraremos do outro lado e eu pego no Baixo pra te acompanhar. Vai deixar saudades imensas em todos nós que te conhecíamos.

  • j B T diz: 21 de junho de 2012

    O n. 4 ou o 5

  • Pry diz: 25 de setembro de 2012

    Deus criou o homem e criou a mulher p o homem. Deus Nao criou homem para homem nem mulher para mulher. Isso ja basta. O homem e atraido pelo pecado. Por isso fazem o q fazem. Mas existe outra chance, Jesus te ama quer te ajudar! Que o Deus do impossivel abencoe voces!

Envie seu Comentário