Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Copa do Mundoidão #1: você sabe por que a Seleção Brasileira não usa (mais) uniforme branco? Descubra!

27 de março de 2014 6

Camiseta branca da Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira é conhecida como o escrete canarinho não é sem razão: as cores verde e amarelo da camiseta lembram as penas do passarinho. Mas o time pentacampeão já jogou com um uniforme todo de branquinho. E você sabe por que abandonou essa opção?

O caso está relacionado com a Copa do Mundo de 1950, a primeira disputada no Brasil. Como você já deve ter ouvido várias vezes esse ano, o Brasil chegou ao jogo final contra o Uruguai podendo até empatar para ser campeão dentro de casa. Ainda saiu na frente, mas com gols de Schiaffino e Ghiggia sofreu a virada e perdeu o título.

Camiseta branca da Seleção Brasileira

O episódio ficou conhecido como maracanazo, ou maracanaço – a partida foi disputada no Maracanã - e se tornou um dos grandes traumas de uma geração de torcedores. Ocorre que naquele jogo fatídico nossa Seleção estava usando… o uniforme branco!

A composição toda em branco foi considerada amaldiçoada, e usada apenas umas poucas vezes mais em jogos oficiais antes de ser aposentada para sempre. Em 2004 em um amistoso com a França (0X0), comemorando 100 anos da Fifa, o Brasil voltou a usar branco (foto abaixo).

Camiseta branca da Seleção Brasileira

Atualmente apenas o calção branco segue em uso, junto com a camiseta azul (referência ao manto de Nossa Senhora), quando o time utiliza o uniforme reserva. Alegria de quem lava as camisetas depois do jogo, não precisa mais tirar manchas de roupas brancas.

Comentários

comentários

Comentários (6)

  • Diego Linhares Tavares diz: 27 de março de 2014

    Olha amigo, o Brasil não trocou de uniforme por causa disso. Você não deve ter acompanhado um documentário especial da própria RBS há alguns anos (em 2007 se não me engano) com o nome “Gaúchos Canarinhos”. A RBS poderia reprisar porque é bem legal e explica direitinho porque o Brasil mudou as cores do uniforme. Na verdade houve um concurso em todo País e quem desenhasse o uniforme que identificasse melhor as cores da nação seria o ganhador e o Brasil passaria a usar o uniforme com aquelas cores, com o novo designe. E a camisa azul não é uma referência ao manto de Nossa Senhora Aparecida. Essa referência foi feita na copa de 1958 quando a Seleção jogou de azul porque a Suécia jogou de amarelo. O documentário da RBS ganhou até prêmio conforme essa nota publicada no site da Globo: http://redeglobo.globo.com/rs/rbstvrs/curtasgauchos/noticia/2012/05/gauchos-canarinhos-vence-o-juri-popular-no-cinefoot-festival.html

  • Thiago diz: 27 de março de 2014

    Sim, o Brasil trocou de uniforme por causa disso. O branco foi aposentado para “esquecer” 1950. Qual seria a nova cor? Para escolher, fez-se o concurso que o Diego acima falou, e o resto do email dele está correto. Quem ganhou o concurso foi o bageense Alberto (ou Alfredo, não lembro bem) Schlee, que morava em Pelotas e se inspirou no uniforme do EC Pelotas, acrescentando as cores branca e verde, porque o novo uniforme da Seleção teria que ter as 4 cores da Bandeira. E o resto da história todo mundo conhece.

  • Arthur Vanderlei diz: 9 de maio de 2014

    Só esclarecendo, sobre o comentário do Thiago:
    - o nome do vencedor do concurso é Aldyr Schlee, atualmente escritor com sólida carreira e importantes livros publicados e premiados, além de professor aposentado da UFPel;
    - ele não é bageense, mas jaguarense;
    - a inspiração no uniforme do EC Pelotas é mera especulação, mas improvável, dado que o Schlee é Xavante fanático.

  • Loki diz: 23 de junho de 2014

    Na verdade o uniforme foi trocado por causa de um comercial da Áustria que trazia Hitler como garoto propaganda, usando uniforme branco em uma partida de futebol em referencia a supremacia caucasiana em 1949, a repercussão da noticia fez com que muitos países mudassem as cores de seus uniformes tal qual a Africa do Sul e os EUA que voltaram a utiliza-lo em 1962, quando a repercussão do fato já tinha perdido força, apesar de essa volta ter trazido algumas polêmicas. O nome do verdadeiro Confeccionador do uniforme amarelo e azul foi Aldair Schin, e sua inspiração na verdade foram as montanhas ao sul da cidade de Barracão, a montanha tinha uma pigmentação amarelada em seus solo que fazia um contraste interessante com as águas azuis do mar que banhavam a sua encosta. Aldair foi um dos poucos brasileiros a ser nomeado ao premio Nobel da Paz por seus brilhantes projetos sociais. E a cor azul no uniforme da seleção é na verdade uma referencia a nossa neutralidade politica. E digo mais se você leu o meu texto até aqui e está indignado com os absurdos aqui escritos, eu só lamento, em primeiro lugar por ter perdido tempo lendo e em segundo por dar tanta bola pra uma baboseira sem importância nenhuma

Envie seu Comentário