Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Copa do Mundoidão #3: entenda por que os gringos chamam o futebol de soccer

03 de abril de 2014 2

Hope Solo, Seleção dos Estados Unidos

O nosso futebol vem da junção das palavras em inglês foot (pé) e ball (bola). Bem autoexplicativo, algo como “bola no pé“. Nos Estados Unidos, todavia, o esporte recebe o nome de “soccer“, como atestam vários jogos de videogame – International SuperStar Soccer e Pro Evolution Soccer (PES), só para citar dois bem populares. Se você procurar por soccer no tradutor do Google dicionário, vai encontrar “futebol”. Mas então por que cargas d’água os gringos chamam o futebol de soccer?

A primeira resposta seria: porque, para eles, football é outro esporte (mas se eu só dissesse isso o leitor teria direito de me dar um carrinho). Ocorre que por muito tempo os norte-americanos, por herança inglesa, chamaram nosso futebol de association football, em oposição ao rugby football.

International SuperStar Soccer

Do “association” abreviou-se para “assoc”, e depois “soc”. Na língua inglesa, o sufixo “er” significa quem pratica a ação. Por exemplo, quem mata é o “killer” (do verbo to kill = matar), que joga games o “gamer”, etc. Quem praticava o soc era o soccer (SOC+ER, sacaram?). E, por fim, o termo passou a designar o esporte que conhecemos.

Curiosamente, o football deles é jogado muito mais com as mãos que com os pés. E como a maioria dos países joga futebol mesmo, a seleção dos Estados Unidos certamente é a maior praticante de “soccer” do mundo.

Hope Solo

A garota das fotos, que é o que mais importa, é a goleira norte-americana Hope Solo - o que de melhor os Estados Unidos têm em termos de soccer.

Comentários

comentários

Comentários (2)

  • daniel CAMPEÃO MUNDIAL FIFA diz: 3 de abril de 2014

    Mas quem te disse essa ASNEIRA???? SOCCER VEM DE “SOCKS” = MEIAS . A PALAVRA SOCCER PROVÉM DE SOCKS, RELATIVO PORTANTO ÀS MEIAS USADAS PELOS JOGADORES.

    SIMPLES ASSIM… NÃO INVENTA

Envie seu Comentário