Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Piso em estação de metrô é capaz de converter passos em energia

04 de novembro de 2014 0
The following two tabs change content below.
Jéssica Bayer

Jéssica Bayer

Estudante de jornalismo e apaixonada por música, filmes e séries. Fascinada por tecnologia. Produtora de conteúdo online na ATL Santa Cruz.

pavegen-interna

Já pensou gerar energia para aceder lâmpadas e carregar gadgets com seus passos? Na França, essa experiência já está sendo testada e em cerca de 10 anos deve se tornar realidade. A Pavegen instalou 14 peças retangulares no chão de uma estação de metrô, onde passam milhares de pessoas todos os dias. A consequência foi energia limpa suficiente para alimentar lâmpadas LED e permitir que os passageiros recarreguem seus celulares em dois portais USB instalados na estação.

pavegen2

O material é feito 100% com borracha reciclada e se curva levemente toda vez que alguém pisa na placa, criando cerca de 7 watts de energia cinética convertida. Armazenada em pequenas baterias embutidas no piso, a energia pode ser utilizada em até 72 horas.

pavegen3

Como a energia solar ou eólica nem sempre é viável em grandes cidades, pode-se entender o potencial dessa tecnologia. Ainda que um passo nesse piso crie energia suficiente APENAS para manter uma lâmpada acesa por alguns segundos, basta pensar em quantos passos as pessoas dão por dia. Assim, a ideia pode se tornar muito viável, principalmente nos grandes centros.

 

Comentários

comentários

Envie seu Comentário