Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Primeira biblioteca pública de e-books começa a funcionar em San Antonio, no Texas

17 de janeiro de 2014 0

Sinal dos tempos: já existe uma biblioteca pública sem livros físicos. A primeira biblioteca de e-books do mundo está localizada na cidade de San Antonio, estado do Texas, nos Estados Unidos. Em funcionamento há alguns meses, a novidade foi muito bem recebida pelo público – e, por dentro, lembra mais uma Apple Store do que uma biblioteca convencional. A descrição vem da Associated Press: “O Texas viu o futuro das bibliotecas públicas, e elas se parecem muito com uma Apple Store: fileiras de iMacs brilhantes acenam, iPads montados em uma mesa cor de tangerina convidam os leitores. E centenas de outros tablets estão prontos para ser levados por qualquer pessoa com cadastro na biblioteca. Mesmo os bibliotecários imitam o código de vestimenta da Apple, com camisas combinando e um capuz.”

bibliotech

Os visitantes da BiblioTech – como foi batizada a biblioteca – podem levar para casa um e-reader para ler os livros. Ou, se preferirem, nem precisam se locomover até o ambiente físico da biblioteca: é possível checar o conteúdo pela internet mesmo, já que os livros estão todos armazenados na nuvem. Mas os seus idealizadores acreditam que a biblioteca física ainda é importante para a experiência completa; como explicou Laura Cole, coordenadora de projetos especiais da BiblioTech, à CNN Money em outubro passado: “Somos uma biblioteca tradicional, na qual o edifício em si é um importante espaço comunitário.”

O prédio onde fica a BiblioTech conta com 45 iPads, 40 laptops e 48 desktops para ser consultados por seus visitantes, que podem navegar por um catálogo de 10 mil e-books. Caso a pessoa não tenha um tablet ou e-reader para ler a versão digital do livro em casa, ela pode pegar um dos aparelhos para aluguel: são 600 e-readers tradicionais e 200 outros voltados para crianças.

E você? É adepto dos e-books, ou prefere o formato tradicional? :)

Envie seu Comentário