Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Uma consultinha com Fernando Lucchese

31 de outubro de 2006 0

Fernando Lucchese na Praçâ da Alfândega/Emerson Souza/ZH
O médico Fernando Lucchese autografa hoje às 18h30min seu livro Fatos & Mitos Sobre sua Saúde (L&PM, 152 páginas, R$ 11), uma coletânea de textos bem-humorados que desvendam as verdades e as mentiras contidas em 172 lendas populares relativas a saúde, como a clássica dúvida sobre manga com leite ou sobre o perigo de mergulhar com o estômago cheio. Fomos à Praça para fazer algumas perguntas ao médico cardiologista.

ZH – Qual o mito mais absurdo que o senhor recolheu para seu livro?
Lucchese
– O de que apontar para estrela cria verruga na ponta do dedo. Isso parece ter nascido da necessidade de se educar a criança para que ela não aponte para as coisas. Outro mito que parece absurdo é o de que colocar uma faca fria sobre um galo na cabeça faz o inchaço parar de crescer. Esse tem um fundo de verdade, mas porque o frio tem ação vasoconstritora e impede a formação de edemas, e o galo é um edema. Mas seria mais útil usar uma pedra de gelo.

ZH – Esses mitos, de origem popular na maioria, têm algum fundo de verdade?
Lucchese –
Eu diria que a maior parte deve ter origem em algum fato verídico. Como a história de comer manga com leite, pode ter acontecido com alguém que realmente morreu, mas não contou que antes havia ingerido muito álcool, por exemplo. Provavelmente a maioria nasce de um fato real. Como a história de que %22vento encanado causa resfriado%22. O resfriado precisa, para se propagar, de um lugar fechado, pouco arejado, com contato com outra pessoa infectada pelo vírus e de um período de incubação de três dias. Ou seja, ambiente arejado deveria afastar o risco de resfriado e levar o vírus embora. Mas o vento pode provocar alergia, ele arrepia os pêlos das narinas e provoca espirros. E aí temos uma possível causa para o mito.

Postado por Carlos André Moreira

Envie seu Comentário