Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Um livro antes dos 30

12 de julho de 2007 1

Divulgação
Gosto muito de ler, principalmente literatura policial. Tenho meus escritores preferidos, é claro, mas não sou daqueles que sabem detalhes de suas vidas e obras. Talvez tenha me surpreendido com uma reportagem publicada na semana passada. Li que um dos meus autores prediletos escreveu seu primeiro e ótimo livro aos 25 anos. Falo de Dennis Lehane, considerado no mundo literário, e não sou muito chegado a esse mundo, um dos melhores da atualidade.

Sua primeira obra, Um Drink Antes da Guerra, foi escrito quando o autor tinha apenas 25 anos. Ao saber que ele havia sido escrito em tão tenra idade, resolvi voltar a ele para uma nova leitura. O que me impressionou é como alguém tão jovem conseguiu criar uma história tão profunda, com personagens tão bem construídos, tanto que Patrick Kenzie e Angie Gennaro são protagonistas de cinco dos oito livros de Lehane.

Como fã de livros do gênero, não acho absurdas as comparações que são feitas entre Lehane e autores do calibre de Raymond Chandler e Dashiell Hammett (dois dos papas desse tipo de literatura). Lehane tem mão firme e um texto que não perde o ritmo. Ele prende o leitor da primeira à última palavra -suas cenas de ação são excelentes, sem contar os diálogos, recheados de uma ironia fina. E, talvez o mais importante, os tipos criados por ele são verossímeis.

Quem ainda não leu nenhum livro de Lehane (que ficou conhecido por aqui após a adaptação para o cinema de Sobre Meninos e Lobos), creio que deva começar por Um Drink Antes da Guerra. É uma grande estréia, valorizada mais ainda pelos outros quatros livros com a dupla Kenzie/Angie (Apelo às Trevas, Dança na Chuva, Gone, Baby, Gone e Sagrado), todos bastante fortes e marcantes.

Postado por Roberto Jardim

Comentários (1)

  • | Mundo Livro diz: 6 de fevereiro de 2012

    [...] fazem parte da série protagonizada pela dupla de detetives Patrick Kenzie e Angela Gennaro (como Um Drink Antes da Guerra e Gone, Baby, Gone). Mesmo assim, o novo livro de Lehane está acima da média da literatura [...]

Envie seu Comentário