Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A saga do Clone - 2

04 de junho de 2008 1

Lembram quando há pouco tempo escrevi aqui mesmo neste blog sobre dois livros que coincidentemente traziam estampados na capa um detalhe muito parecido da mesma imagem, uma pintura de Edward Hopper? Pois o autor brasileiro de um deles, Sergio Keuchgerian (tomara que estejam todas as letras no lugar), nos escreve para contar a história da capa de seu livro.

Segue a mensagem dele abaixo.

Oi Carlos,
Sou o Sergio Keuchgerian, autor do livro
Contos Indiscretos. Li o teu post a respeito da coincidência das capas com um outro livro que saiu em 99 pela Companhia das Letras. Para mim também foi uma surpresa, não sabia da existência do outro livro. Quando conversei com o editor sobre como seria a capa, cogitamos sobre a possibilidade de fazer uma fotografia. A idéia que eu havia dado era que a foto fosse feita com uma única pessoa seminua num quarto, sendo que ela seria fotografada do lado de fora desse quarto, com a porta semi-aberta dando a impressão para quem a visse, de que estava cometendo uma indiscrição ao observá-la. Foi então que o José Costa um dos que fizeram o projeto gráfico me chamou a atenção, dizendo que eu estava descrevendo uma das obras do Hopper. Fui procurar na internet e achei a Night Windows
, então, maravilhado com a beleza da obra, concordei em usá-la como capa. Enfim, coincidência, mas eu acho feliz, porque gostei muito do produto final, e os créditos estão na última página.
Acredito que é muito difícil para um capista saber “de cabeça” sobre outras capas já feitas por outras editoras, mesmo porque não há um banco de dados específico para isso, e o livro da Companhia das Letras (entrei no site deles para ver de quando era o livro) é de 99, quase dez anos.

Bem, é isso. Por outro lado, gostei do que voce escreveu sobre o meu livro, e aproveito a oportunidade para te agradecer. Talvez, ainda não está certo, eu farei um lançamento aí em Porto Alegre, cidade que gosto tanto e onde tenho bons e fiéis amigos, aí, quem sabe possamos nos conhecer pessoalmente e conversar mais a respeito.
Forte abraço,
Sergio K.

Abraço também. Sergio. Quando fores lançar teu livro por aqui, mantenha-nos informado.

Postado por Carlos André Moreira

Comentários (1)

  • Rafael Pimentel Müller diz: 5 de junho de 2008

    Parabéns pelo post, Carlos.
    Interessante conseguirmos a visão de quem esteve envolvido no processo de elaboração da capa, ainda mais o autor.

    Abraçosss

Envie seu Comentário