Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Banca vende cordel na Feira

31 de outubro de 2008 0

Mariana aparece à direita/Danilo Fantinel

A banca da Patricius Livraria trouxe parte do Nordeste brasileiro a Porto Alegre. Nesta edição da Feira do Livro, o pessoal apresenta em seu estande várias edições dos livros de cordel de Abraão Batista, de Juazeiro do Norte.

A vendedora Mariana disse que trabalha com folclore nordestino há algum tempo e que o público tem muito interesse neste tipo de literatura – especialmente no próprio cordel. No entanto, esta é sua primeira vez na Feira do Livro.

– Dei a sorte de, neste ano, Pernambuco ser o Estado convidado da Feira. Então falei com o Abraão e ele mandou bastante material. Conheci o autor na Bienal do Rio – comentou.

Para Mariana, o sucesso do cordel por aqui se deve à raridade do material. Ela ressaltou que as pessoas conhecem pouco sobre este tipo de expressão literária, muito ligada às tradições orais nordestinas (como o repente), e destacou que as xilogravuras chamam muito a atenção dos leitores.

A banca estava bem cheia quando falei com Mariana. O que me chamou a atenção – e isso deve ocorrer com todo mundo que passa por ali – é a forma de exposição das pequenas publicações: com capinhas coloridas, elas ficam presas a um barbante, como se fossem tradicionais bandeirinhas de São João.

Além disso, Mariana recomendou a leitura de História do Brasil em Cordel, de Mark Curran, que vasculha os acontecimentos entre a Guerra de Canudos e a era Collor.

                              

Neste domingo, o músico e escritor de cordel Allan Sales, de Pernambuco, fará uma apresentação às 15h30min na feira. Bom momento para conhecer um pouco mais desta arte.

Postado por Danilo Fantinel

Envie seu Comentário