Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Pecados da Acumulação

01 de março de 2010 3

A lógica da acumulação é o que rege a relação do ouvinte contemporâneo com a música – já ouvimos bastante frases como essa, já até proferimos bastante frases como essa: o sujeito enche seu HD de discos e músicas que ele só ouve uma vez, se ouve, e passa adiante, parece haver uma febril ansiedade de acumulação, aquisição, posse de conhecimento em superfície mas não em profundidade.

Sim, sim, talvez na música isso fique mais claro, mas nós, leitores, não temos lá muita moral para falar disso – nenhuma, na verdade, afinal, o que se pode dizer quando um leitor, já que está passando mesmo pela Zona Sul, aproveita para dar uma olhada pela Fnac do Barra, que ele nunca vai por ser fora de mão, e já que está olhando mesmo, o sujeito depara com a edição nacional de Que Cavalos São Aqueles que Fazem Sombra no Mar, do Lobo Antunes, que não tem nem leu mas estava curioso para ter e ler, e ao lado, bem ao lado na mesinha da livraria, está um exemplar de As Brasas, do Sandor Márai, que ele leu emprestado uma vez e amou e pensou que queria ter pra si, e já que é um sujeito de poucos gastos e ainda tem um resíduo do seu salário o cara vai lá e compra os dois, o que não leu e o que já leu mas está doido para ler de novo mesmo tendo em casa uma boa dezena de livros que ele está louco para ler mas sequer abriu ainda?

Sim, sim, perspicazes leitores. O sujeito acima sou eu. Mas pensando bem, se você é um leitor perspicaz, esse sujeito também é você.

Comentários (3)

  • Giana diz: 1 de março de 2010

    Ah, adorei o post! Mesmo porque é bem verdade tudo isso… tenho listas de livros em casa, dos que quero comprar e ainda não li, e dos que li e ainda quero comprar…
    Mas é um prazer indiscutível e indescritível esse; o prazer de se ter por perto os livros que se ama!

  • Gabriel diz: 2 de março de 2010

    isso sempre acontece comigo. Pior só quando, além da limitação financeira, tu tem limitação de espaço dentro da mala para trazer os livros.

  • Clinton diz: 10 de setembro de 2011

    Já eu sofro com o acúmulo de leituras pendentes e pouco “correr atrás do prejuizo”. Seria cômico se não fosse triste.

Envie seu Comentário