Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Vamos trocar umas ideias?

04 de março de 2010 2

Não deixem de visitar o seu blog literário favorito neste fim de semana. Vamos transformar o Mundo Livro em um grande fórum para discutir as políticas da Secretaria Estadual da Cultura e a estagnação do atual cenário cultural – cujos sinais mais recentes foram a demissão de Voltaire Schilling da direção do Memorial do Rio Grande do Sul e o fechamento da Sala Norberto Lubisco, espaço cinematográfico na Casa de Cultura Mario Quintana que levava o nome de um dos principais fotógrafos do cinema gaúcho. A Norberto Lubisco foi fechada no início do ano. Dos funcionários do cinema da CCMQ, antes em número de 10, três foram demitidos, reduzindo o número para sete. Mesmo o perfil peculiar da sala, que abriu com a proposta de se tornar um espaço para filmes de arte em Porto Alegre, já havia sido desvirtuado há tempos, como provam os  últimos filmes exibidos na Norberto Lubisco: Código de Conduta e Um Namorado para Minha Esposa, na semana que se encerrou em 20 de dezembro.

O fechamento rendeu diversas manifestações na internet – um e-mail assinado pelo poeta e radialista Marcelo Noah foi amplamente retransmitido na última semana de fevereiro (você pode ler o texto completo neste post do blog O Dilúvio) e o próprio filho de Lubisco, Ricardo, criou, em seu blog Uma Dose de Cinema, um espaço para protestar contra o fechamento – que, indiretamente, extingue uma bela homenagem da comunidade cultural a um nome fundamental de sua história.

Os dois episódios geraram uma ampla discussão sobre qual deve ser o papel de uma secretaria de cultura no nosso cenário cultural – e muitos protestos contra a atuação da atual administração. Para refletir um tanto sobre isso, teremos, a partir deste sábado e avançando ao longo da próxima semana, uma série de postagens especiais sobre os rumos da Cultura no Estado, entrevistas, textos opinativos e depoimentos de figuras relevantes de nossa cultura sobre a atual situação da Cultura. Acompanhem e contribuam para o debate – na caixa de comentários ou pelo e-mail do editor deste blog: carlos.moreira@zerohora.com.br.

Comentários (2)

  • Mundo Livro « Uma dose de cinema diz: 4 de março de 2010

    [...] Livro e Norberto Lubisco Muito legal a matéria publicada por Carlos André Moreira no Blog  Mundo Livro. Vale a pena dar uma conferida, não só pelo assunto levantado ser sobre a sala Norberto Lubisco, [...]

  • Ricardo Lubisco diz: 4 de março de 2010

    Olá Carlos. Cara, primeiramente, obrigado por levantar a questão neste seu espaço. Além das razões óbvias para mim dos acontecimentos, o mais preocupante de modo geral é ver a Cultura em Porto Alegre ser deixada de lado pela própria Secretaria de Cultura. Além da Sala Norberto Lubisco, um exemplo mais gritante ainda é própria Casa de Cultura Mário Quintana, que está com as vigas de madeira nas laterais da casa há mais de anos, para uma reforma que nunca sai. Acho que ainda é válido falar da fraca programação da Casa, juntamente com a fraquíssima programação da Cinemateca, que outrora era repleta de filas, pois exibia mostras e filmes raros.

    São coisas desse tipo que contribuem para as pessoas frequentarem cada vez menos um espaço cultural que é quase um cartão postal de Porto Alegre.

    Abraço!

    Oi, Ricardo. Valeu pela manifestação. Essa primeira postagem é apenas o começo, vamos seguir no fim de semana com entrevistas e manifestações de gente ligada à Cultura e que dão exemplos de outras instituições estaduais que estão minguando, como o próprio IEL, a Casa, o IGTF. Sua própria manifestação é importante nesse sentido. Obrigado novamente e continue acompanhando aqui o blog a partir de sábado, quando vamos pôr no ar o material que estamos preparando para complementar a reportagem do Cultura.
    Carlos André Moreira

Envie seu Comentário