Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Montando a Feira: uma galeria

20 de outubro de 2010 4

Quem passa pela Praça da Alfândega já pode ver a Feira do Livro se erguendo do solo num lento e operoso ritual que se repete a cada ano: os trabalhadores contratados pela Câmara Rio-Grandense do Livro se esfalfam na montagem da cobertura que encobre a praça, esticando cordas, cravando espeques por entre o calçamento e amparando com escoras os pilares de aço que sustentam a estrutura que permite, a cada feira um passeio literário sem chuva. Todo ano a Feira representa, para nós aqui da Redação, um desafio em termos de cobertura jornalística, porque é um evento que se realiza todo ano e já tem mais de cinco décadas de história – ou seja, a busca por um ângulo inesperado ou mesmo interessante em algo que se cobre anualmente é uma tarefa complicada. Que ideia ainda não se teve? Como fazer diferente.

Um dos aspectos dessa dificuldade é justamente a montagem das barracas e da cobertura da Feira. Elas estão lá todo ano. E quando começam a ocupar a praça, é o momento de se fazer o registro. Os fotógrafos de Zero Hora se dirigem à praça e muitas vezes voltam de lá com ensaios belíssimos, imagens que encantam pela composição, pela beleza plástica, pela luminosidade – diferenciais em imagens de um fato que, em essência, não difere muito da construção de um andaime. Nem sempre todo esse material é aproveitado no jornal impresso – o que é uma pena, porque se não publicarmos uma foto das montagens das barracas num determinado ano, ela perde o valor jornalístico, não faria sentido republicar em 2010 a montagem das bancas em 2009, a não ser em uma matéria de memória.

Ou em uma galeria, como a que apresentamos abaixo, uma breve seleção de imagens feitas por fotógrafos de Zero Hora ao longo da última década. Cada imagem vem acompanhada, embaixo, do nome do fotógrafo e do ano em que foi tirada. Para quem já quiser entrar no clima da Feira.  E aos apreciadores de fotografia em geral, fica aqui a sugestão: visitem o blog da fotografia de Zero Hora, o Focoblog, editado pelo fera Jefferson Bottega:

Pondo ordem na banca – Jefferson Bottega: 56ª Feira (2010)

Então martela, martela o martelão“. Tadeu Vilani: 56ª Feira (2010)

A 56ª Feira também toma forma no Cais, como mostra Tadeu Vilani (2010)

Sparks will fly“. Marcelo Oliveira, do Diário Gaúcho –  55ª Feira, em 2009

Livros são o coração das bancas. André Feltes, do Diário Gaúcho – 55ª Feira, em 2009

Arte abstrata? Não, montagem da cobertura por Daniel Marenco – 54ª Feira, em 2008

Trabalhadores do Brasil...” Júlio Cordeiro, na 52ª Feira, em 2006

Mario, será que vai chover?” Genaro Joner: 51ª Feira, em 2005

“Daqui do Céu dá pra ver tudo…” Emílio Pedroso: 51ª Feira, em 2005

Humana geometria… Mauro Vieira: Feira de nº 50. 2004

Mergulhado nos preparativos. Ricardo Chaves – 50ª Feira, em 2004

Para cima com a viga, moçada…” Júlio Cordeiro. 50ª Feira – 2004

O Sol é para Todos“. Ricardo Duarte. 49ª Feira, em 2003

Por dentro da banca. – Mário Brasil. 47ª Feira, em 2001

Comentários (4)

  • Fernanda diz: 20 de outubro de 2010

    Carlos André, depois da polêmica sobre livrarias, margarinas e afins, o painel de fotos de trabalhadores montando a feira é encantador, e até conspira para a solução dos conflitos. Adorei ver as fotos em retrospectiva!
    Acho que é possível conciliar literatura, passeios ao sol e até pronta-entrega no mesmo espaço físico!?!
    As fotos publicadas têm luz, ângulo e até conceitos que são pura poesia.
    Obrigada pelo passeio.

  • Diego Pinheiro diz: 22 de outubro de 2010

    Que fotos mais sensacionais. Que luz, ângulos e contextos captados! Parabéns ao(s) fotógrafo(s) que leva quem vê as fotos para próximo.

    Que seja um sucesso essa feira inspirada pelo conhecimento, cultura e social.

  • Simone Saueressig diz: 26 de outubro de 2010

    Cara, que fotos lindas! Sensacionais, mesmo! Em umas, o golpe de vista, em outras, pura sensibilidade. É, ser fotógrafo não é só saber enquadrar o sujeito sem cortar a cabeça fora…

  • Mundo Livro » Arquivo » Escritores bem na foto diz: 29 de março de 2011

    [...] no ano passado me diverti bastante montando esta galeria de fotos de montagem da Feira do Livro, me ocorreu esta semana que eu poderia fazer o mesmo com algumas das imagens mais legais que os [...]

Envie seu Comentário