Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Alguns avisos de utilidade pública

10 de junho de 2011 1

Sim, vocês são todos pessoas observadoras e eu não preciso repetir que o Maigret da Semana prometido ainda não foi ao ar devido a problemas técnicos de seu autor. Fica para a próxima segunda, sem que eu resolva transformar esse lamentável atraso em hábito, prometo.

***

Um projeto bacana que vem sendo desenvolvido pela Coordenação do Livro e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura De Porto Alegre é o seminário Livros que Abalaram o Mundo, uma série de palestras realizadas aos sábados pela manhã, das 9h às 12h, em que grandes títulos literários são debatidos por intelectuais das áreas de história, letras, psicologia e filosofia. Os encontros são no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307). Para este fim de semana, estava prevista a apresentação do Manifesto Comunista, de Marx e Engels, por  João Carlos Brum Torres, em dobradinha com Liberdade, o mais recente romance de Jonathan Franzen, debatido por Flávio Moura. A mediação é de Felipe Pimentel.

Mas as cinzas do vulcão chileno Puyehue afetaram também a realização do evento. Com o cancelamento dos voos São Paulo – Porto Alegre, Flávio Moura não conseguiu chegar a Porto Alegre, e portanto amanhã a palestra será realizada, no mesmo horário de sempre, mas cumprindo-se apenas metade do programa: João Carlos Brum Torres falará sobre o Manifesto Comunista. A palestra de Flávio Moura sobre o livro de Franzen será remarcada, ainda sem data definida.

***

Encerram-se no dia 15 de junho (quarta-feira que vem) as inscrições para o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, concedido durante a 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. O certame sempre foi um dos concursos literários nacionais com maior premiação, e este ano a bolada a ser entregue ao grande vencedor aumentou: R$ 150 mil – R$ 50 mil a mais do que no ano passado. Podem participar romances publicados entre 20 de janeiro de 2009 e 31 de maio deste ano. O ganhador será conhecido dia 22 de agosto, na abertura da Jornada.

Instituído a partir de 1999, o prêmio foi entregue, em seu primeiro ano, a Sinval Medina, por Tratado da Altura das Estrelas. Os demais vencedores foram Antônio Torres (Meu Querido Canibal) e Salim Miguel (Nur na escuridão) em 2001; Plínio Cabral (com O Riso da Agonia) em 2003; Chico Buarque (com Budapeste) em 2005; Mia Couto (O Outro Pé da Sereia) em 2007 e Cristovão Tezza (O filho eterno), em 2009. Para se inscrever, escritores ou editoras devem enviar seis exemplares do livro, acompanhados de breve currículo do autor e da ficha devidamente preenchida. Mais detalhes podem ser obtidos no site da Jornada: www.jornadadeliteratura.upf.br.

O Manifesto comunista (Marx e Engels) – João Carlos Brum Torres
Freedom (Jonathan Franzen) – Flávio Moura

Mediador: Felipe Pimentel

Comentários (1)

  • PAULO ALEXANDRE diz: 12 de junho de 2011

    Este evento da Secretaria Municipal de Cultura deveria ser expandido também para dentro das Escolas e Universidades. Muito interessante estes seminários.
    É preciso divulgarem mais estes seminários(palestras), pois é uma ótima oportunidade que não pode ser desprezada.

Envie seu Comentário