Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Márcia Tiburi e o Virtual

23 de agosto de 2011 0


Marcia Tiburi. Foto: Jean Schwarz


A filósofa Márcia Tiburi veio a Passo Fundo para um debate sobre arte e literatura na era dos bits, um tema que ela considera afim com seu livro mais recente, Olho de Vidro, uma análise sobre a TV e sobre a experiência de ter participado do Programa Saia Justa, do GNT.

— É um debate sobre nossa relação com o virtual, palavra que tem sido usada para o universo da internet, mas que também abrange a TV, Eu vim conversar sobre a perda da existência em nome do virtual, nossa relação com as telas, seja de computador, seja de televisão.

Márcia desenvolveu em seu livro o conceito de que a TV se torna depois de uma convivência muito duradoura a TV se torna uma prótese – sustentando elementos ausentes da vida do espectador, o que também ocorre com a internet.

– As pessoas não têm se dado conta de que as tecnologias são apenas os meios. O mecanismo não é criativo, ele organiza, mas não se cria a partir dele, não pdoe ser um fim em si mesmo.

Márcia está em sua primeira Jornada. O fato de que vários outros nomes também estão estreando nesta 14ª edição é um ponto positivo, de acordo com ela.

— Prova que a Jornada se renova, não são sempre as mesmas pessoas.

Envie seu Comentário