Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O Verissimo que não estará lá

27 de outubro de 2012 0

Fonte: Câmara Rio-Grandense do Livro, reprodução

Reparem com atenção na imagem acima. Ela é uma reprodução da programação de autógrafos divulgada pela Câmara Rio-Grande do Livro em seu guia oficial, que está sendo distribuído na praça. Pelo que você pode ler no trecho marcado em vermelho, a programação oficial da Feira do Livro prevê uma sessão de autógrafos de Luis Fernando Verissimo, que autografaria na Feira seu novo livro, a coletânea de crônicas Diálogos Impossíveis.

Só que Luis Fernando Verissimo está em Paris, em uma de suas recorrentes temporadas na cidade, e só volta a Porto Alegre no início de novembro – portanto, não haverá a sessão de autógrafos que está sendo divulgada no guia distribuído na Praça. Como Verissimo é um autor muito popular, que sempre junta uma fila de respeito na Praça da Alfândega (veja aqui, por exemplo, como foi o lançamento de Algum Lugar do Paraíso, na Feira do ano passado), este blog partilha a informação com vocês e adverte: avisem quem vocês conhecem, compartilhem no facebook, ponham no tuíter: Verissimo não estará na praça nessa sessão marcada para domingo.

Nós aqui da cobertura da Feira do Livro de Porto Alegre praticamente esbarramos na informação ao planejar a cobertura da Feira consultando o Guia da Feira. Enviamos uma entrevista por e-mail para o autor sobre seu novo livro, e nessa troca de e-mails surgiu a informação: ele estava em Paris e não viria. Telefonamos para a casa do autor, onde nos atendeu sua filha, Fernanda Verissimo, que garantiu: ele não estaria em Porto Alegre no dia anunciado no guia. Verissimo respondeu nosso e-mail encerrando a questão:

Até onde sei, participo de uma homenagem ao Canini e de uma mesa com o Mario Prata e o Fernando Caruso no dia 7. Não sei de onde tiraram esses autografos no dia 28.”

Fernanda Verissimo tratou de avisar as instâncias interessadas, mas as revistas com o guia já haviam sido impressas e estão sendo distribuídas na praça. Por isso, reforço para nossos parcos leitores serem camaradas com seus confrades amigos do livro e repitam por aí: Verissimo não estará na praça na sessão marcada para domingo.

A origem do erro permanece obscura. A editora Objetiva, responsável pelo livro, havia nos informado do encontro de Verissimo e Mario Prata no dia destinado ao humor. Ao vermos os autógrafos de Verissimo ao recebermos o Guia da Feira com a informação, perguntamos para a editora do livro,  e a sua assessoria de imprensa nos confirmou a sessão, mas nos informou como fonte da informação a Feira do Livro. A assessoria da Feira do Livro, consultada após a mensagem de Verissimo, confirmou que a sessão estava cancelada, mas não tivemos informação de onde esse equívoco se originou.

Mas o que eu queria escrever aqui era outra coisa, para que vocês nos ajudem a disseminar a notícia:

Verissimo não estará na praça na sessão marcada para domingo.

"Eu não vou, entendeu?" - Foto: Fernando Gomes, ZH

Envie seu Comentário