Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Essa coisa brilhante que é a chuva*

29 de outubro de 2012 0

Esperto é o senhor Ademar Martim dos Santos, 60 anos. Quando a chuva ainda não era tão intensa na tarde da Feira, ele já era visto estendendo plásticos sobre suas caixas de saldos. Não era alarme ou exagero. Com a experiência de quem atua na Feira há 10 anos, ele sabia: vinha água pela frente. Ele só não havia imaginado o quanto.

Lá pelas 18h30min, o céu desabou às ganhas na praça, provocando correria pelos corredores. Veja o pessoal da Saraiva, aí em cima, por exemplo. Foi a chuva apertar e a água, associada ao vento, começou a vazar pela parte de baixo da lona de proteção, molhando ou respingando os livros.

O jeito foi correr para retirar o que dava de cima das prateleiras dos estandes, tentando salvar os volumes que estavam na linha de fogo, ou melhor de água, das goteiras.

Outros tiveram problemas com goteiras na lona da cobertura – posta à prova pela primeira chuva do ano. Por toda parte viam-se funcionários da equipe de manutenção tentando vedar, ainda que provisoriamente, os vazamentos.

Passada meia hora de chuvarada, o centro da praça e parte do corredor central estavam como na foto acima, cheios de poças e parcialmente alagados.

Trabalho dobrado para garis como Cíntia Cristina de Oliveira, da Cootravipa, que, desconsiderando o caudal cada vez mais volumoso, batalhava para dar vazão à água em direção aos bueiros no centro dos corredores. Para ela, a tarefa vale a pena. Ela adora trabalhar no entorno da praça e de seus livros, que observa com maravilhamento. Há dois anos é empregada da empresa, já passou por duas feiras antes desta, e guarda como um tesouro uma lembrança preciosa:
- No ano passado até ganhei um livro aqui na Feira.

* Obrigado a Cíntia Moscovich, de quem peguei emprestado o título deste post. A frase dá nome ao mais recente livro de crônicas da autora gaúcha, que tem sessão de autógrafos no próximo dia 3 de novembro, um sábado, às 18h.

Ah, sim, as fotos desta matéria são minhas.

Envie seu Comentário