Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A "viagem ao Planeta Vermelho" perto do fim

03 de novembro de 2011 0

Seis voluntários que participaram de uma experiência inédita voltarão a ver o mundo exterior nesta sexta-feira, depois de um ano e meio de isolamento em uma cápsula construída em Moscou, na Rússia, para pesquisar o efeito de uma viagem ao planeta Marte no organismo humano. Os seis homens, que passaram 520 dias dentro da "nave", abrirão exatamente às 8h (pelo horário de Brasília) a comporta do módulo, que havia sido lacrada no dia 3 de junho de 2010, e serão levados para ser submetidos a uma bateria de exames médicos. A equipe integrada é formada por três russos (dois médicos e um engenheiro), um astronauta chinês em treinamento e dois engenheiros enviados pela Agência Espacial Europeia (ESA), um francês e um ítalo-colombiano.
O experimento simulou um "lançamento" em junho do ano passado e o "pouso" em Marte, em fevereiro. Os voluntários realizaram "caminhadas espaciais" com o traje completo em um espaço preparado com areia antes de deixar o planeta vermelho e "voar" de volta para a Terra.
_ Acho que a expectativa deles é grande. Eu diria que os rapazes estão com muito bom humor. Passar 520 dias com pessoas de diferentes grupos, diferentes nacionalidades e mentalidades não é nada fácil. Eles se comportaram de forma notável - disse na terça-feira Mark Belakovsky, vice-diretor do programa.
O projeto chegou a ser ridicularizado, já que o módulo não saiu do solo - ou seja, os astronautas não experimentaram a ausência de gravidade, como em um voo real. Mas, em relação ao resto, os organizadores seguiram estritamente as regras de um voo real, inclusive com os 20 minutos de atraso nas comunicações. As agências espaciais que se associaram ao projeto Marte 500 disseram que a experiência desempenhou um papel fundamental ao provar que pessoas são capazes de enfrentar a solidão e a frustração de uma longa viagem para Marte e retornar.
Os seis cientistas permanecerão em quarentena até o dia 8 de novembro, já que especialistas expressaram preocupação sobre a eventual vulnerabilidade do grupo a doenças de inverno, embora exames indiquem que se encontram em bom estado de saúde. Na foto, o grupo ao entrar na "nave".

Você precisa fazer login para comentar.

Escolha um dos serviços abaixo: