Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Milésimo Gastro

27 de abril de 2012 1

O caderno Gastronomia chega ao número 1000. São quase 19 anos dedicados à boa mesa e seus acompanhamentos. Durante este período, passaram pelas páginas do jornal inúmeras transformações nos hábitos alimentares dos brasileiros. A começar pela supervalorização da cozinha saudável, com menos gordura e mais produtos integrais e orgânicos. Os rodízios, com mais quantidade que qualidade, deram lugar aos bistrôs. Os bufês a quilo quase determinaram o desaparecimento dos cardápios à la carte, pelo menos na hora do almoço.
Os restaurantes, que antes serviam comidinhas que pareciam caseiras, abriram os salões para os chefs, que se tornaram estrelas. Aos poucos, porém, o sabores mais simples estão retomando seu espaço. A globalização permitiu a redução de preço dos importados, e os pratos ficaram muito parecidos em grande parte do mundo. Mas os temperos locais foram preservados. Logo surgiu o Slow Food para resgatar o prazer da alimentação em oposição à padronização.
A cozinha brasileira, com sua diversidade de ingredientes, se tornou a queridinha da vez. E chefs renomados de todo o mundo passaram a vê-la como uma promessa de um futuro brilhante. Outra

Comentários (1)

  • Marcos diz: 27 de abril de 2012

    Parabéns!
    Um caderno que trata a gastronomia de forma séria e agradável, sem improvisos, receitas bizarras e combinações de ingredientes ridículas.
    Continue assim.

Envie seu Comentário