Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Curso avançado sobre flatos - aula um

21 de janeiro de 2010 5

TUDO O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE O FLATO MAS NUNCA TEVE CORAGEM DE CHEIRAR, DIGO, PERGUNTAR:

O que faz os peidos federem?
O odor dos peidos vem de pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio (gás sulfídrico) e “skatole” na mistura. Esses compostos contêm enxofre. Quanto mais rica em enxofre for sua dieta, mais desses gases vão ser produzidos pelas bactérias no seu intestino e mais seus peidos vão feder. Pratos como couve-flor, ovos e carne são notórios por produzirem peidos fedidos.

Do que é feito o peido?
A composição do gás é altamente variável. A maior parte do ar que engolimos, especialmente o componente Oxigênio, é absorvido pelo corpo antes que o gás alcance os intestinos. Quando o ar atinge os intestinos, a maior parte do que resta é nitrogênio. Reações químicas entre o ácido estomacal e os fluidos intestinais também podem produzir dióxido de carbono, que também é um componente do ar e um produto da ação bacteriana. Bactérias também produzem Hidrogênio e metano.

Por que peidos fazem barulho?
Os sons são produzidos pela vibração da abertura anal. O som depende da velocidade da expulsão do gás e de quanto estreita for a abertura dos músculos do esfíncter anal.

Quanto gás uma pessoa normal produz por dia?
Em média, uma pessoa produz mais ou menos um litro de peido por dia, distribuído em cerca de 14 peidos diários. Pode ser difícil para você determinar o volume dos seus peidos diários, você pode estimar quantas vezes você peida. Você pode pensar nisso como um pequeno experimento científico: anote tudo que você come e conte o número de vezes que você peida. Você pode inclusive anotar sobre o fedor deles. Veja se você pode descobrir uma relação entre o que você come, quanto você peida e quanto seus peidos fedem.

Quanto tempo demora até que o peido chegue até o nariz de alguém?
Isso depende das condições atmosféricas como umidade e velocidade do vento, e da distância entre as pessoas também. Os peidos também se dispersam, e sua potência diminui com a diluição. Geralmente, se o peido não for percebido dentro de alguns segundos, ele vai ser diluído demais para ser percebido e perdido na atmosfera para sempre. Condições excepcionais existem quando o peido é liberado numa área pequena e fechada como um elevador, um quarto pequeno ou um carro, porque essas condições limitam a quantidade de diluente possível (ar), e o peido vai permanecer numa concentração perceptível por mais tempo, até que se condense nas paredes.

É verdade que algumas pessoas nunca peidam?
Não, se elas estiverem vivas. Pessoas podem peidar até mesmo um pouco depois de mortas.

Homens peidam mais que mulheres?
Não, mulheres peidam tanto quanto homens. O caso é que os homens têm mais orgulho disso. Existe uma grande variação em quanto gás uma pessoa pode produzir por dia, mas essa variação não está relacionada ao sexo. Talvez homens peidem com mais freqüência do que mulheres. Se isso for verdade, então as mulheres tendem a segurá-los e então liberar mais gás por peido.

Em que parte do dia um gentleman está mais sujeito a peidar?
Durante a manhã, quando estiver no banheiro. Isso é conhecido como “trovão matinal”, e se o gentleman conseguir uma boa ressonância, ele pode ser ouvido na casa inteira.

Enviado por Hélio Amaral

Postado por André Crespani

Faça o seu comentário!

Comentários (5)

  • Ivaldino Horn diz: 22 de janeiro de 2010

    faltou dizer q pega fogo porque contém enxofre

  • Alvaro diz: 22 de janeiro de 2010

    Bah, André; tu não tem um assunto mesnos “fedido” para postar não?

    Resposta: Até tenho, Alvaro, mas tenho que ser democrático, pobres flatos…

  • Alvaro diz: 22 de janeiro de 2010

    POBRES FLATOS???, olha pergunta pra alguém em um elevador o que pensa sobre um “pobre flato” solto naquele ambiente fechado. HEHEHEHEH

  • Fernando de Oliveira diz: 25 de janeiro de 2010

    hahahha!!! Excelente post, André! Tudo tratado de forma muito científica, percebe-se.

    Resposta: Papo acadêmico!

  • Milla TRICOLOR diz: 28 de janeiro de 2010

    MUITO, MUITO, MUITO BOM!! Fico uns dias sem visitar o blog e quando volto, me dói a barriga de rir!! Adorei!! beeijos

    Resposta: Por isso, volte sempre :)

Envie seu Comentário