Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Pense leve

24 de setembro de 2008 7

divulgação

O coração que está em paz vê festa em todas as aldeias, diz o provérbio hindu. A sabedoria oriental pode nos ajudar com uma palavra-chave: leveza. Não significa que a gente tenha que gostar de tudo o que acontece a nossa volta, mas nos ensina que até as melhores surpresas têm um fim. Também não existe aborrecimento que dure pra sempre.
A busca da felicidade é o combustível que move a humanidade – é ela que nos força a sair da cama, estudar, trabalhar, ter uma crença, guardar dinheiro, gastar dinheiro, viajar, fazer amigos, procurar respostas pras nossas angústias, apaixonar-se, brigar, casar, separar, ter filhos…
Às vezes, as circunstâncias meio que nos obrigam a reclamar do mundo e encarar os acontecimentos de forma negativa. Não faz mal, isso passa. O problema é quando não passa, quando vira rotina e atrapalha quem nos rodeia (sem falar na gente mesmo). Já reparou que pode ser catastrófico?
A infelicidade nos torna especiais. Quando estamos doentes, deprimidos e tristes,  os amigos nos visitam e nos consolam. Mas quando estamos radiantes e felizes de verdade, parece que o mundo se volta contra nós. A pessoa feliz vira uma espécie de “afronta” à infelicidade alheia.
E, naturalmente, como o mundo está cheio de pessoas infelizes, poucos são corajosos o bastante pra suportar a humanidade torcendo contra. É perigoso e arriscado. Melhor conformar-se e agarrar-se à infelicidade. Feliz, você é apenas um indivíduo. Infeliz, você faz parte de uma multidão.
Pode parecer insanidade, mas tem lógica. Só precisa olhar para sua própria infelicidade e observar o que ela lhe traz. As pessoas não ficam mais simpáticas e atenciosas quando a gente está meio deprê? Isso não é muito estranho? E, se você insistir em ser feliz, vai virar alvo de muita inveja e as pessoas não serão nada amigáveis. Elas se sentirão enganadas: você possui algo que não está ao alcance delas.
Só não vale tentar suprimir a felicidade por causa disso. Não podemos perder de vista os pequenos prazeres e alegrias da vida. A felicidade não é um fim em si, mas uma conseqüência do nosso estilo de vida. São as reações do dia-a-dia em situações bem banais que irão definir nosso nível de felicidade. Por isso, é importante lembrar (sempre, sempre!) a idéia de leveza ao longo dessa jornada.

Postado por Tríssia Ordovás Sartori, Caxias do Sul

Comentários (7)

  • Clarissa diz: 24 de setembro de 2008

    Realmente muito bom!!!
    É pra copiar, colar e divulgar!!!
    O melhor post já escrito aki, com certeza!

  • Kelen diz: 24 de setembro de 2008

    Trissia, ja faz algum tempo que acompanho o blog, mas nao tinha me manifestado ainda. Porem hoje tocaste fundo no meu coracao. Parabens pela cronica! Perfeita para o meu dia feliz e radiante! Aproveito para elogiar o blog muito leve ao tratar assuntos nao taio leves assim!
    Ps: desculpa a falta de acentos, teclado desconfigurado…hehehe

  • Dino diz: 24 de setembro de 2008

    Lindo texto, mas discordo em um ponto: Quando estamos felizes, quem se afasta são as pessoas que nem mereceriam, mesmo, estar ao nosso lado. Os verdadeiros AMIGOS, aqueles que realmente nos AMAM, estarão sempre por perto. Porque eles se comprazem com nossa felicidade! Tudo bem, esse universo pode ser bem reduzido, serão muito poucos AMIGOS de verdade que encontraremos ao longo da vida mas, e daí? Ainda prefiro a QUALIDADE à QUANTIDADE!

  • Gisele diz: 24 de setembro de 2008

    Ótimo texto, o primeiro agradável que eu li hoje e provavelmente o melhor de todos que lerei ao longo do dia.
    Parabéns!

  • Carla B diz: 24 de setembro de 2008

    Trissia, adorei a crônica, sempre q puder coloca. Sinto falta quando tu não escreve no Pioneiro, e por falar nisso, pede pra trocar vc por algum dos antigos cronistas, tá na hora.bj

  • Nádia diz: 24 de setembro de 2008

    Então prefiro seguir assim..solitária e feliz! Sei que você também pensa da mesma forma. Gente infeliz…mandamos pra longe!

  • Rafaela Rech diz: 24 de setembro de 2008

    Parabéns pelo texto.. Perfeito para um dia lindo como hoje.. Dia lindo e perfeito para trazer a felicidade para nossas vidas..

Envie seu Comentário