Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Campanha francesa antifumo provoca polêmica

24 de fevereiro de 2010 38

Les Droits des Non-Fumeurs, divulgação

Super de mau gosto a nova campanha publicitária da associação francesa Direito dos Não Fumantes (DNF). E, mesmo em um país liberal como a França, causou polêmica.

Os publicitários fizeram uma analogia entre o prazer do sexo e o prazer causado pelo cigarro. Com o lema Fumar é ser escravo do tabaco, o cartaz traz imagens de jovens de ambos os sexos simulando sexo oral  em um homem. Mas, no lugar do genital, aparece um cigarro e uma mão masculina em suas cabeças.

Isso é o que dá prazer a indústria do tabaco. Continue fumando, diz o cartaz.

Segundo o Escritório Francês de Prevenção contra o Tabagismo, o índice de adolescentes fumantes na França aumentou, entre 2008 e 2009, 3%  na faixa etária de 14 anos e de 2% no caso de jovens de 17 anos.

Óbvio que as associações de direitos da família e da mulher, entre outras, não gostaram do resultado. Agora, se a intenção era chamar a atenção para o assunto, acho que o impacto foi forte. Um dia depois do lançamento, já está dando (muito) o que falar.

Postado por Tríssia Ordovás Sartori, Caxias do Sul

Comentários (38)

  • Samuel Ritter diz: 24 de fevereiro de 2010

    Tem que apelar mesmo!! Muita gente começa a fumar pra “tirar onda”, pq acha legal e tal. Tem de submeter o fumante ao ridículo mesmo, assim quem fuma terá sua liberdade, mas o cigarro não atrairá novos adeptos.

  • Luciana diz: 24 de fevereiro de 2010

    Ridícula, de péssimo gosto, pobre, nojenta, revoltante imaginem uma criança vendo este cartaz e perguntando o que é aquilo!? Sem mais comentários.

  • who diz: 24 de fevereiro de 2010

    é realmente chato quando escancaram nossa submissão. não gostamos de parecer fracos, embora sejamos e não façamos nada para mudar.

    ótima campanha!

  • Fábio diz: 24 de fevereiro de 2010

    Não vejo nada demais. Sempre vai ter aquelas BEATAS que vão se escandalizar com qualquer coisa, querem proibir tudo, querem entrar na justiça contra tudo. Mas são minorias, o mundo continua seu giro normal apesar delas. Parabéns aos franceses que fizeram essa propaganda DIFERENTE e CRIATIVA. Não se preocupem com os BEATOS, nunca ouvir dizer que um BEATO ajudou a mudar o mundo em alguma coisa.

  • Marcelo diz: 24 de fevereiro de 2010

    Muito boa campanha. É exatamente isso que os fumantes fazem, pagam o maior boq… para a indústria de cigarros. Tudo é válido para acabar com o cigarro.

  • Paulo Nunes diz: 24 de fevereiro de 2010

    Ainda que comparado com alguma coisa sexual (mesmo que alguns moralistas não gostem do tema!), a campanha não conseguiria atingir a horrível sensação que o cheiro e a fumaça dos cigarros causam aos que não fumam, e que não por certo não é sentida nas telas!

  • Carlos Rodrigues Borges diz: 24 de fevereiro de 2010

    Não há necessidade de se fazer esse tipo de campanha.Algo repuganante. Sem graça. Aposto que até os que fumam jamais fariam associação do ato de fumar ao sexo oral.
    Sejam mais criativos, por favor.

  • filipe diz: 24 de fevereiro de 2010

    engraçado, mulheres semi-nuas rebolando na TV pode, até é bonito, um filme de violência ou a própria violência nas ruas é comum, as pessoas até se amontoam nos locais dos crimes e acidentes para ver a desgraça, mas uma campanha que faz uma metáfora de submissão sexual com a submissão do vício não pode pq os puritanos acham ofensiva, e quanto as crianças, é melhor falar com seu filho sobre sexo do que deixar ele aprender tudo sozinho e cometendo muitos erros que podem destruir a vida dele

  • Mika diz: 25 de fevereiro de 2010

    …E a campanha acaba de ser cancelada….uma pena.

  • J. M. Costa diz: 24 de fevereiro de 2010

    A imagem publicitaria foi bem planejada, pois envolve todos os ämbitos que a droga esta presente.
    Comeca com cigarro, dps maconha e depois a protituicao…
    isto genericamente falando.

    abracos

  • shakira diz: 24 de fevereiro de 2010

    É realmente de muito mal gosto a forma como expõs a imagem dos adolecentes. Muito pobre.Falta de criatividade e bom censo.

  • Czar Fernando diz: 24 de fevereiro de 2010

    ótima campanha, não entendo porque esse bando de ignorante acha qualquer propaganda contra o fumo um “escanlado”..

  • Daniel Nunes diz: 24 de fevereiro de 2010

    Não sei porque o Brasil tem se preocupado com isso, aqui é tudo distorcido, deixe os Franceses com suas campanhas, pelo menos foi sicero e genial, não é que nem o Brasil que é um país hipócrita, onde adolescentes de 15 anos que transam com quem tem mais de 18 é pedofilia e uma guria de 12 anos que transa com um rapaz de 17 daí pode. Tipo, há um limite de idade!

  • elton diz: 24 de fevereiro de 2010

    Acho que vocês não leram: “entre 2008 e 2009, 3% na faixa etária de 14 anos e de 2% no caso de jovens de 17 anos.”! E depois disso vem aqui para dizerem que estão chocados!! Pelo amor de Deus né gente! Campanhas como estas tinham que vir para o Brasil, para chocar, impressionar essa molacada, que começa num tabaco e vai parar no CRACK! Existem emails mais chocantes de vídeos de acidentes de trânsito, onde os motoristas bebem, que também deveriam passar aqui no Brasil! Pena que “choca”!

  • João Manoel diz: 24 de fevereiro de 2010

    Há equívoco na campanha porque o boquete é bom.

  • Gustavo diz: 24 de fevereiro de 2010

    Achei boa a sacada. A campanha pode ser estranha e chocante, mas é inteligente e pertinente. Não vejo mal gosto.

  • bina diz: 24 de fevereiro de 2010

    Que nojo!!!

  • dilmão diz: 24 de fevereiro de 2010

    Tem que chocar e polemizar. Vejam as campanhas de trânsito..Por que não fazem exposições de fotos de carros e corpos mutilados (como vi uma vez aqui mesmo em porto alegre há 10 anos) ou que as campanhas sejam mais incisivas e agressivas? “””Óbvio que as associações de direitos da família e da mulher…””” Ooh!!! Essas associações tão zelosas não se preocupam com a mercantilização do corpo feminino (muitas vezes incentivadas pelas mães de modelos por ex.) e pornografia reinante.

  • Ronaldo diz: 24 de fevereiro de 2010

    A propaganda atingiu seu objetivo que é chamar a atenção para a mensagem que ela tenta passar. Acho apenas que os modelos poderiam aparecer também de costas para o cigarro. Seria mais real, não acham?

  • Eduardo diz: 24 de fevereiro de 2010

    O olhar da menina me deu até vontade de começar a fumar… ou melhor, de ser fumado!

  • Renato diz: 24 de fevereiro de 2010

    Isso é um absurdo!!!!
    Então, para quem bebe, irão colocar uma garrafa no lugar do cigarro????
    E, quem vicio em sexo…irão mandar fazer sexo oral em um cigarro e transar com uma garrafa???
    Só esqueceram de mencionar que cigarro não transmite DST e AIDS e, muito menos sai matando pessoas inocentes por estas estradas afora!!!!

  • Laura Zago diz: 24 de fevereiro de 2010

    Olha…não sei não! Mas se o objetivo era mostrar que o cigarro não causa prazer. Equivocaram-se, pois sexo oral dá e muito!!!

  • camila diz: 24 de fevereiro de 2010

    Eu achei DE MUITO BOM GOSTO.
    É o que a indrustria do cigarro faz com vcs… A verdade deve ser dita mesmo q os ceus caiam!!!

  • Fábio Galleano Bier diz: 24 de fevereiro de 2010

    Nojento e desprezível,consegue ser bem pior que o hábito de fumar.Existem maneiras mais inteligentes de combater o vício do cigarro.

  • Fabricio de Carvalho diz: 24 de fevereiro de 2010

    Quanta ignorancia gente dizendo que se começa no cigarro e se acaba no crack na prostituição. O QUE TEM A VER UMA COISA COM A OUTRA. ENQUANTO AGRICULTORES GANHAREM DINHEIRO COM FUMO, GOVERNOS DE TODOS OS NIVEIS GANHAREM DINHEIRO COM IMPOSTOS SOBRE O CIGARRO, QUE É BEM ALTO, EU TO POCO ME LIXANDO PARA A OPINIÃO DOS NÃO FUMANTES. POIS QUEM BEBE UMA GARRAFA DE WHISKY E SAI DIRIGINDO POR AÍ NÃO TEM PROBLEMA. NÃO FAZ FUMAÇA PERTO DE MIM. PAGO IMPOSTO E DEVO SER RESPEITADO POIS NÃO FAÇO NADA ILEGAL.

  • gustavo diz: 24 de fevereiro de 2010

    no que isso ofende os direitos da família e da mulher?

  • Ro klering diz: 24 de fevereiro de 2010

    Achei a campanha sem criatividade e com vários angulos de análise, afinal sexo oral é bom. Eu como não fumante, ficaria mais estimulada a começar a fumar com esse tipo de campanha! E outra, sexo oral não causa dependencia, ao contrário do cigarro! Por favor, para campanhas contra o fumo, onde o objetivo é justamente afastar as pessoas do cigarro, deveriam ser usadas imagens repunantes e que lembrem coisas ruins.

  • Crysthian diz: 24 de fevereiro de 2010

    Baita campanha. O que vem puro d anatureza é melhor.

  • Tom diz: 24 de fevereiro de 2010

    Acho que mesmo sendo chocante e polemica, é o único modo de mudar a visão das pessoas em relação ao cigarro.

  • Paulo Pennaforte diz: 24 de fevereiro de 2010

    Toda vez que alguma publicidade é dura com os desmiolados que fumam, se drogam ou bebem demais, vem a turma da hipocrisia dizer que foi demais, que foi de mau gosto blábláblá. Tem que ser duro mesmo! Se a “tabajada” não gostou, que largue o cigarro, agarre uma enxada e vá fazer algo de útil. Gente sem noção tem que ser ridicularizada mesmo, pois não aprende de outro jeito. Renato, cigarro mata inocentes sim, os fumantes passivos são suas vítimas! Acho que o SUS não devia atender fumantes.

  • Lelo diz: 24 de fevereiro de 2010

    Eu como não fumante, considero o único problema no cigarro quando as pessoas fumam em lugares fechados, proibindo isso, cada um faz o que quiser com seu corpo.

  • paulo cezar diz: 24 de fevereiro de 2010

    Onde viste mau gosto????? Ou querias que fizessem um cartaz dizendo “fumar, faz mal a saúde”!!!!! Onde previs ser forte, campanhas fortes!!! Parabéns aos franceses!! No Brasil, nó achamos de mau gosto. Realemnte lá é o primeiro mundo!!! Estãobem na frente de nossos formadores de opinião!!!

  • Rubens Detanico diz: 24 de fevereiro de 2010

    Baita campanha! Show

  • mauricio diz: 24 de fevereiro de 2010

    Um erro grave, a cinta deveria estar aberta!!!!
    Essa campanha deveria ser universal!!!!

  • marcos diz: 24 de fevereiro de 2010

    vamos deixar a hipocrisia de lado. a campanha é ótima. genial.

  • Fumante diz: 24 de fevereiro de 2010

    Bah, campanha legal mesmo!
    Agora fiquei na dúvida se estou com vontade de fumar ou de fazer um boquete!!!

  • Dino Filho diz: 25 de fevereiro de 2010

    Gente sem noção perde o foco. Entra num debate sobre uma campanha e acaba desviando o assunto, falando absurdos do tipo ” que largue o cigarro, agarre uma enxada e vá fazer algo de útil”. Como se os fumantes fossem vagabundos que passam o dia apenas fumando. Quanto à campanha, que é o que interessa, é mesmo de muito mal gosto. Concordo com todos que disseram que sexo oral dá prazer, e portanto, sob essa ótica, a campanha é incompetente.

  • Roberto Rico diz: 24 de fevereiro de 2010

    ë pra ser nojento mesmo! Povinho!
    Abram seus olhos!

Envie seu Comentário