Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 21 março 2011

Sociólogo francês garante: bolsas carregam a personalidade da dona

21 de março de 2011 5

Foto: Acervo pessoal

A bolsa carrega a personalidade de quem a usa. Essa é a premissa do sociólogo francês Jean-Claude Kaufmann, que acaba de lançar na França Le sac: un petit monde d’amour (A bolsa: um mundinho de amor, na tradução). Professor da Sorbonne, ele tenta explicar a relação que existe entre as mulheres e o pequeno universo que cabe em uma bolsa.

Foto: Reprodução

No meu caso, que raramente uso as de tamanho grande, esse universo é mesmo bem pequeno. Acredito, no entanto, que a bolsa ajuda a dar uma ideia de quem é a mulher que a exibe – se é sofisticada, fashionista, discreta ou se não dá a mínima para a opinião dos outros. E há, simplesmente, aquelas que não gostam de ficar trocando suas coisas de bolsa em bolsa, as práticas.

Kaufmann reitera um pouco essa ideia e afirma, na obra, que o acessório representa a parte mais íntima da mulher e está ligada à constituição da identidade, porque contém objetos carregados de afetividade, itens preciosos situados além da análise racional. Outra observação do sociólogo: O interior é um mundo à parte, fora da vista e do julgamento alheio. O exterior gosta de se exibir e define o poder social da usuária”.

Achei o livro curioso, já que costumo usar bolsas despretensiosas e pouco convencionais. Vai saber qual é a mensagem que estou passando… :P

Frase do dia

21 de março de 2011 0

“Escuta, não dou lições nem esmolas, quando eu me dou, é por inteiro.”

Walt Whitman