Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Já ouviram falar em absorventes ecologicamente corretos?

31 de maio de 2011 26

Foto: MissCup, divulgação

A sustentabilidade é uma preocupação contemporânea genuína. E ela se manifesta das mais diferentes maneiras, de roupas ou papel reaproveitados a absorventes ecologicamente corretos.

Os fabricantes de uma das marcas, que acaba de chegar ao Brasil, garantem que o coletor vaginal é simples de utilizar e oferece proteção total. Não resseca a flora vaginal, não prolifera bactérias nem a exalação de odores, uma vez que o sangue não entra em contato com o ar.

Os tais objetos têm vários nomes – MoonCup, Lady Cup, MissCup, para citar alguns – e são copinhos com capacidade de 30ml, reutilizáveis, e que servem para armazenar o fluxo menstrual.

Em forma de sino invertido, o copinho de silicone hipoalergênico é introduzido na vagina e esvaziado duas vezes ao dia. Para limpá-lo, basta água e sabão. Os fabricantes explicam que ele pode ser trocado com menos frequência do que tampões e tem duração de 10 anos. Custa cerca de R$ 80 e, pode ser comprado pela internet.

A saber: cada mulher consome em média 15 mil absorventes durante a vida, material que demora cerca de 100 anos para se decompor e gera 150 quilos de lixo.

Alguém aí já usou e pode dar um depoimento sobre suas impressões?

Comentários (26)

  • Paulo diz: 31 de maio de 2011

    Primeiramente eu quero deixar bem claro que eu nunca usei essa “coisa”.
    Nem faço idéia de como se monta isso.
    Parece pedaço de roupa de astronauta.
    Então tem um sino que vai lá dentro? Tá mas de que lado?
    Supondo que seja do lado maior, o que iria no lado menor?
    E aquela sacola vai aonde?
    Será que é para pendurar no pescoço e sair desfilando por aí?
    E aquela coisa saindo no canto superior direito da sacola serve para que? E vai aonde?
    Tá complicado.
    Será que vem com manual de instruções?
    Tem algum kit especial só para loiras? (brincadeirinha)
    Acho que é mais fácil instalar um aparelho de DVD em uma TV do que colocar essa maravilha da ciencia moderna.
    No tempo do velho Modess era tudo mais simples.
    A minha avó era feliz e não sabia.

  • Gabi diz: 31 de maio de 2011

    Estranho…

  • Daiane diz: 31 de maio de 2011

    Olá
    achei bem legal a ideia…
    temos que preservar o meio ambiente…
    beijos

  • Vanessa diz: 31 de maio de 2011

    Bah achei muito esquisito, não penso em usar. Ainda mais que tem que lavar, parece meio anti higiênico tb.

  • Andrea diz: 31 de maio de 2011

    Nunca usei isso, é a 1ª vez que ouso falar nestes absorventes ecologicamente corretos, mas pelo que vejo não é complicado usar desde que isso não machuque e nem incomode.
    Tudo pelo bem do planeta.
    Se for como imagino vç segura na parte menor e coloca a parte maior, para tirar é só puxar a parte menor, a bolsinha seria para vç guardar seu absorventes ecologicamente corretos, nao sei, alguém ai pode me dizer se é isso mesmo?
    Eu usaria sim mas so depois de saber se isso nao machuca mesmo, e se ele nao vaza na hora de sentar, é realmente seguro?

  • Luciana diz: 31 de maio de 2011

    Paulo, com certeza você não usou e nem irá usar algo assim. Talvez tenha sido difícil compreender o que é essa “coisa” e como ela deve ser utilizada, já que você não compreendeu nem que aquela “sacola” não é para ser pendurada no pescoço, mas sim para guardar o Cup, quando não estiver utilizando.
    Para quem não for adepta desta nova opção, com certeza ainda haverá o velho absorvente que a sua avó usava. Vai de cada mulher saber o que prefere fazer. Com certeza passar mensalmente por uma menstruação e sentir todas as dores que estão atreladas a elas é muito pior do que escolher o que usar para absorvê-la.
    A propósito, acho que se um homem não tem maturidade o suficiente para falar sobre este tipo de assunto, ele não deve opinar. É triste ver alguém falando assim sobre algo que é da intimidade das mulheres.

    Respondendo à pergunta, nunca usei, mas não veria problemas em testar. O único detalhe que não vai atrair é o preço, pois levaria mais de um ano para esse item se pagar, em comparação ao valor do absorvente descartável.

  • lisane diz: 31 de maio de 2011

    Géntemmmm, olha a mente aberta, para começar..avó não usava modess, usava paninho, aliás eu também usava na adolescência , e olha que isso nem faz tanto tempo assim, era uma coisa nojenta porque lá em casa eramos em quatro mulheres ai cada uma tinha seus paninhos e no cantinho a mãe pintava de uma cor para eu identificar quais eram os meus, porque os meus eram de uma cor e das minhas irmãs de outra cor, os panos eram todos iguais, não tinha essa oferta nem variedade de tecidos de hoje em dia, depois ela colocava um panelão no fogo lá no quintal e fervia aqueles panos todos juntos, passava na agua limpa e estendia no varal, toda vizinhança sempre sabia quando a gente estava “naqueles dias”, hhhhh, sério!!! Depois vieram os absorventes, ufa, ai surgiu o tal Tampax que minha mãe e a mãe de todo mundo é contra ainda hoje porque diz que faz mal e coisa e tal, ai agora, surgiu o Misscup, e pelo sucesso que esta fazendo ele é bem prático e de fácil manuseio, ganhei o meu de uma amiga que queria tirar sarro comigo, mas quem tirou sarro fui eu, dela né! porque o Misscup é bem prático e gostei do fato de não ficar encomodando como o absorvente interno, dá para ir a piscina ou praia que não molha que nem os outros, enfim, precisa provar para opinar, viu gurias, tá meip carinho por aqui ainda mas já já o preço cai…eu recomendo!!!

  • Sarita diz: 31 de maio de 2011

    Concordo com os questionamentos do Paulo. Só discordo do velho modess, pois ele não tem idéia do que era usar aquele fraldão no meio das pernas e fazer cara de nada, fingindo estar tudo bem.

    E acho que esse sininho de sangue aí não deve funcionar mto bem. Nós mulheres bem sabemos que de vez em quando um daqueles coágulos tamanho T Rex resolve aparecer, e como ele passaria por aquele buraquinho?

    Nã, nada como o tampax. Ou melhor, nada como o DIU Mirena!! Nada de menstruação nem preocupação! Só a dor para colocar o dito cujo que é algo beirando o insuportável – a dor do parto deve ser desesperadora!!!

  • Ândrea diz: 31 de maio de 2011

    Olá Tríssia,

    Acabei de adquirir um MissCup e é ótimo.
    Parece um pouco estranho, por acharem que o uso é como um absorvente interno, o que não é verdade.
    Mas é ecologicamente correto, superconfortável (se colocado direitinho).
    Basta seguir as instruções.
    Não há vazamentos e o melhor: é ecologicamente correto.
    Diria que é como lentes de contato: a gente apanha um pouco para colocar e tirar no início, mas depois fica tudo bem…
    É só seguir as instruções…

    Vale a pena!

  • Natalia diz: 31 de maio de 2011

    Eu uso e acho muito fácil. Eu nem sinto quando uso e o melhor: não deixo nenhum absorvente na natureza ou dando sopa em algum banheiro por aí!

  • Nati diz: 31 de maio de 2011

    Que bom ver essa reportagem sobre o Miss Cup no jornal. Além de ser um alivio para a terra, o copo de lua nos traz uma nova relação com a natureza e com nossa natureza mulher. Eu uso o copo de lua há 2 anos e sou super feliz com ele. Já usava abiosorventes há 5 anos (paninhos mesmo) e o copo de lua me trouxe a praticidade que me fazia falta. Se alguém quiser trocar expêriencias e novidades também fico super contente. Meu contato é terracristal@hotmail.com ou 54 91187518.

  • Simone diz: 31 de maio de 2011

    Muito boa idéia. Eu vou experimentar, com certeza. O meio ambiente agradece e nós dependemos dele, quer queiramos ou não.

  • Anne diz: 31 de maio de 2011

    Tá, mas convenhamos: estamos no trabalho, no shopping, no restaurante…enfim…tá na hora de esvaziar o copinho. Como faz? Entra no banheiro e tira, vai na pia, na frente de todo mundo, lava (aquela coisa nojenta na mesma pia onde as pessoas lavam as mãos e escovam os dentes), volta pro banheiro e coloca. Isso td na frente de outras pessoas?!?! Acho que não, obrigada. Prefiro ficar com o meu OB e ajudar o meio ambiente de outras formas.

  • mana diz: 31 de maio de 2011

    é estranho, á principio… mas tbem não entendo direito como funciona isso. um simples tampax, a pessoa tem que pensar no gianechini pra conseguir pôr, imagina um funil desse. pode ser que mude de idéia ao conhecer melhor, mas sei lá. e quando senta? e aqueles dias de fluxi intenso? e os coágulos?

  • Paulo diz: 31 de maio de 2011

    Luciana, parece que você é nova por aqui, então seja bem-vinda ao blog.
    Já que o meu nome foi citado, gostaria de comentar um parágrafo do seu comentário. Por favor, não considere isso uma ofensa.

    “A propósito, acho que se um homem não tem maturidade o suficiente para falar sobre este tipo de assunto, ele não deve opinar. É triste ver alguém falando assim sobre algo que é da intimidade das mulheres”.

    Como você mede a maturidade de um homem? Apenas se baseando em um único comentário isolado?
    Esse blog é aberto a todos, inclusive aos homens e todos podem opinar.

    “Intimidade das mulheres”? Em que século você vive?
    Você acha que as mulheres só devem fofocar isoladas em grupos de mulheres?
    Isso é coisa do passado. E põe passado nisso.
    Felizmente hoje em dia, homens e mulheres já podem conversar juntos sobre qualquer assunto.

    Parece que você tem muita dificuldade (vergonha) para falar com homens.
    Pelo menos essa foi a primeira impressão que eu tive ao ler o seu comentário.
    Se esse for o caso (não sei) talvez você devesse procurar ajuda para aprender a ficar mais a vontade na presença de homens. Por favor não se ofenda com isso. Só quero ajudar.

    Nós homens nos interessamos por tudo o que acontece no universo feminino, afinal é com vocês mulheres que nos convivemos no nosso dia a dia.

    Nós temos mãe, irmãs, namoradas, esposas (só uma de cada vez), primas, amigas, etc. Todas elas menstruam, algumas tem cólicas, tpm, etc.

    Você não precisa ter vergonha dos homens na hora de falar sobre coisas normais que acontecem com todas as mulheres normais do mundo.

    Não sei quantos anos você tem, mas se você for muito jovem talvez esse blog não seja muito adequado para a sua faixa de idade.

    Para terminar, homem não é bicho-papão. Homem gosta de mulher (pelo menos a maioria) e podemos e devemos conviver em paz. Juntos.

  • Lara diz: 1 de junho de 2011

    Eu uso e recomendo. O melhor investimento que eu já fiz.
    Pra quem tá falando que é anti higiênico… higiênico é ficar com um pedaço de algodão molhado de sangue grudado na vagina sem deixá-la respirar pra vc é?
    Bom, o mooncup coleta o meu sangue e está em contato com a minha pele, não tendo nada de nojento na minha fisiologia e eu cuidando da minha limpeza é ótimo!
    Você não lava o garfo que põe na boca com a esponja toda cheia de oleo e tem certeza que tá limpo? então, o mooncup fica muito mais limpo já que vc lava com sabão neutro e agua morna…
    Não vaza, dá pra ficar bastante tempo, vc nao sente nada… Muito melhor que o “modess” úmido abafando, é a evolução do ob!
    Beijos

  • Rafaela diz: 1 de junho de 2011

    É gente… quanta cabecinha pequena e fechada neste mundo… Menos de meio século para impor uma necessidade que por toda humanidade ainda não se existia!

    Meio ambiente não conta?

    Concordo com a totalidade dos comentários da Lisiane!

  • V. Montezano diz: 1 de junho de 2011

    Hahaha, eu não sei se dou risada do assunto principal ou dos debates.
    Eu acredito que: existem coisas pra homem e coisas pra mulher, cada um com o melhor que lhes toca de toda essa globalização e modernização tecnológica. Se vier a somar, seja bem vindo e que as mulheres façam bom uso. Não é nenhum bicho de sete cabeças!

  • Roberta diz: 1 de junho de 2011

    Paulo, concordo que os homens podem falar sobre estas questões femininas, mas por favor seja mais elegante… você foi muito infeliz em suas colocações.

  • Paulo diz: 1 de junho de 2011

    Roberta, eu concordo em parte com você, mas quando as mulheres forem falar sobre algumas “questões masculinas” eu espero que você venha aqui no blog pedir para que elas também sejam “elegantes” nos comentários delas.
    O que eu tenho visto por aí é comentários feitos por mulheres que não são nada elegantes.

    Além disso eu não estava zombando das mulheres, eu estava ridicularizando o engenheiro idustrial (o gênio) que projetou aquela maravilha. Inclusive algumas mulheres também acharam graça naquele objeto estranho.

    Uma coisa é rir DAS mulheres.
    Outra coisa é rir COM as mulheres.
    Percebe a diferença?

  • Karen diz: 2 de junho de 2011

    Para as meninas que utilizam e aprovam, minha única dúvida: na hora de retirar, é tranquilo? Não há como vazar mesmo?

    Beijos

  • Sarita diz: 2 de junho de 2011

    Paulo, assino embaixo!

  • Eliana diz: 7 de junho de 2011

    Eu, como ignorante no assunto, digo que me assustei com essa coisa, achei muito esquisito, e anti higiênico, mas as mulheres aqui que usaram curtiram, acharam tranquilo, cabe a mim experimentar… ou não… sei lá é estranho.
    Tenho dias em que devo usar os dois tipos (interno e externo)ao mesmo tempo, tamanho fluxo, se pah essa coisa resolveria meu problema.

    E Paulo concordo com tuas palavras.

  • Fernanda diz: 9 de junho de 2011

    Eu ainda não usei, mas me interessei bastante, é estranho? sim, mas tudo que a gente desconhece é estranho, ainda me lembro de quando era criança e minha mãe me explicou sobre mestruação e absorventes e quase morri de nojo, hoje é motivo de risadas. Então vamos lá, vamos dar uma chance para o que é estranho.
    E Paulo, quem inventou o Misscup deve ser um gênio mesmo, caso contrário não estaria sendo aderido por várias mulheres no mundo.

  • Bianca Gonçalves diz: 2 de novembro de 2011

    Nossa, muito bizarro isso, pode ate preservar o meio ambiente,
    mas na minha opinião seria meio anti higienico :s

    Primeira fez que leio o blog, adooorei!
    beijinhos

  • adriana diz: 2 de janeiro de 2012

    se vc ja tem pratica com o ob, logo vc descobre o melhor jeito de colocar (basta seguir as instrucoes e na segunda ou terceira vez vc tira de letra) e retirar ( um pouco mais complicado,mas tb nada do outro mundo). Comparando com o ob, e bem mais higienico, sem vazamento nenhum ( quem usa ob, sabe que em dias de fluxo muito forte tem que trocar com mais frequencia,senao vaza mesmo). Quanto ao uso fora de casa, na balada,por exmplo, vc pode continuar com o ob se achar que pode ter necessida de trocar. No trabalho depende do banheiro da sua empresa, se for limpo, reservado, nao vejo problemas. Ah, paulo, me desculpa, mas o engenheiro que inventou o coletor menstrual e’ um genio mesmo, pois nao incomoda em nada e nao vaza nunca mesmo em dias de muito fluxo.

Envie seu Comentário