Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Aprenda a cuidar dos pés no verão

03 de fevereiro de 2015 0

Stock.xchng, divulgação

Inevitavelmente, o calor faz com que os pés, fechados boa parte do ano, fiquem expostos.

A podóloga Liamara Pereira explica que a pele dos pés é naturalmente mais grossa, principalmente na planta, pois acumula mais células mortas e cria calosidades facilmente.

Alguns cuidados caseiros, no entanto, são suficientes para mantê-los em dia. Para ajudar nisso, a profissional ensina técnicas simples para fazer esfoliação e escalda pés sem sair de casa.

❚ O que fazer para deixar a pele dos pés macia?

O ideal é prevenir usando cremes específicos para os pés durante o ano todo, mas como na maioria das vezes isso não acontece, o recomendado é fazer um tratamento de nutrição mais elaborado com profissional da área, e uma manutenção em casa, à noite, com cremes à base de óleos essenciais (líquidos extraídos de plantas, utilizados na medicina alternativa, como aromaterapia) e manteiga de karité. Se quiser potencializar o resultado, basta passar o creme e envolver os pés em sacos plásticos. É importante lembrar que a ingestão de água também ajuda a manter a pele hidratada.

❚ Uma boa alternativa para deixar os pés relaxados são os escaldas-pés. É possível prepará-los em casa?

O primeiro passo é esfoliá-los com uma mistura de mel e açúcar tipo cristal ou hidratante com açúcar ou sal marinho. Massageie os pés, retire o excesso da mistura e coloque-os na água quente até os tornozelos (a temperatura não deve passar dos 38° C, para evitar desconforto). Nesta água, acrescente sal grosso (desinchaço), camomila ( calmante) e óleos essenciais de lavanda ou menta (efeito revigorante). Também podem ser acrescentadas pétalas de rosas e bolinhas de gude no fundo da bacia para promover uma massagem. Deixe os pés de molho, de 15 a 20 minutos. Depois, passe neles uma mistura de glicerina líquida, óleo de amêndoas ou semente de uva, ou outro creme de sua preferência. Envolva os pés com papel filme e deixeos envoltos por, no mínimo, 20 minutos.

❚ É recomendado lixar os pés?

Não. O ideal é fazer somente uma esfoliação semanal. Caso haja necessidade de lixá-los, isso deve ser feito, pelo menos, com uma distância quinzenal e a tradicional lixa deve ser substituída por uma pedra pomes.

❚ O que fazer com as rachaduras e como evitá-las?

Rachaduras são portas de entrada para infecções. Quando muito profundas, o ideal é procurar um podólogo, que irá avaliar e indicar um tratamento adequado. Em casos mais brandos, o uso de cremes à base de ureia e óleo de semente de uva podem resolver a situação. Para evitá-las, o ideal é não andar com pés descalços, evitando o contato com a poeira.

❚ O uso de esmaltes danifica as unhas?

O uso de esmaltes em si não prejudica, mas o uso contínuo, sim. O ideal é dar uma pausa de uma semana e hidratar as unhas com óleos ( semente de uva ou amêndoa) e ceras nutritivas especificas, assim, evitando que elas fiquem porosas e quebradiças. Caso não seja possível, retire o esmalte dois dias antes de nova esmaltação e hidrate as unhas.

❚ O que fazer com as calosidades e como evitá-las?

As calosidades são causadas pelo atrito, especialmente devido ao uso de salto alto e sapatos apertados. Para tratá-las deve-se consultar um podólogo para fazer a retirada dos mesmos e a indicação do melhor tratamento.

Envie seu Comentário