Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O empoderamento feminino na saga 'Star Wars'

07 de novembro de 2015 0

 

Disney, divulgação

Disney, divulgação

O Adriano Duarte, colega que é fã de Star Wars, percebeu que há uma feliz mudança do papel feminino no próximo filme, O Despertar da Força, que estreia em dezembro. Como ele entende tudo sobre a saga, provoquei-o a escrever sobre essa impressão e ele topou. O trecho abaixo é assinado por ele.

Se nos anos 1970 a série cinematográfica Star Wars usou elementos míticos para construir a jornada do herói sob a pele de um homem, desta vez a saga retorna para mostrar o empoderamento das mulheres, cada vez maior sob todos os aspectos da vida real.
A desconhecida Daisy Ridley interpreta Rey no sétimo capítulo da franquia. Apesar da ampla divulgação, a trama da aventura espacial é mantida em segredo. Mas ficou claro que veremos uma garota sem perspectivas de ascensão pessoal, a exemplo da caminhada empreendida pelos atores masculinos das duas trilogias anteriores. A partir dessa premissa, Rey partirá para uma jornada extraordinária moldada nos estágios estabelecidos pelo antropólogo Joseph Campbell: alguém que deixa o mundo comum, passa por diversas provações até conseguir o elixir que trará nova vida a todos. Rey, portanto, é figura universal, representa uma faceta feminina da atualidade: mulheres independentes que enfrentam preconceito e despertam para desafios dignos de heróis.
O novo Star Wars não repara o machismo do passado, mas tenta enfraquecer estereótipos hollywoodianos, reflexo do sucesso de filmes como Jogos Vorazes. Uma das mentoras por trás dessa mudança na saga é a produtora Kathleen Kennedy, primeira mulher no comando de uma série criada, mantida e adorada predominantemente por homens.
Obviamente, houve boicote contra a personagem feminina e também contra o ator negro que contracena com Daisy. Ainda assim é minoria. Parece mesmo que o público se cansou de princesas desprotegidas à espera do salvador tanto na fantasia quanto na vida real.

Envie seu Comentário