Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O papel dos padrinhos

19 de novembro de 2008 9

Penso que padrinhos devem ser escolhidos por afinidade, por proximidade, por representarem um bom exemplo para os noivos...nunca por terem muito dinheiro no banco. Antigamente os padrinhos literalmente apadrinhavam o casal e davam os melhores presentes: casa, carro, o pobre do boi que viraria prato principal do jantar. Hoje segue sendo de bom tom dar um presente bacana, mas sem todo este exagero. Meus pais foram padrinhos de 45 casamentos. Se o critério do presente carérrimo fosse lei nossa família teria ido à falência de tanto comprar carros para os outros.

Segundo a igreja, os padrinhos são aqueles casais a quem os noivos irão recorrer quando estiverem passando por alguma dificuldade. Eles serão os conselheiros, os amigos de plantão. Hoje, com festas de casamento de proporções gigantes, o papel dos padrinhos também é o de dar aquela mãozinha na organização. Um dos padrinhos pode ajudar o noivo a escolher o traje e ser o guardião das alianças até a hora que o padre as peça na cerimônia. Já a madrinha trabalha uma centena de vezes mais. Ela ajuda a noiva com todas as suas tarefas e também é a responsável pela organização do chá de cozinha ou chá de lingerie.

Adorei "trabalhar" em todas as vezes que fui madrinha de casamento. Me senti muito especial por ajudar a construir um dia que dois amigos vão lembrar para sempre. Para minhas madrinhas estou preparando rotinas árduas e impiedosas de trabalho escravo. Ok, é brincadeira, mas vou querer muito as gurias perto de mim ajudando a aliviar o stress e dando muita risada.

E vocês? Que critérios adotaram ou vão adotar para escolher os padrinhos e madrinhas do seu casamento?

Postado por Gabi

Comentários (9)

  • Alice Gonçalves Rodrigues diz: 29 de novembro de 2008

    Oi Gabi!!
    Gostei de ver que você escolheu seus padrinhos por serem um bom exemplo pra vocês, também foi este o critério que usei para escolher os meus. Acredito que os padrinhos devem ser pessoas que abençoarão nosso casamento e pra isso devem ter um casamento assim!!

  • Stela diz: 21 de novembro de 2008

    Nós não tivemos padrinhos! Optamos por não ter, sei lá, não quisemos. Primeiro que somos evangélicos e isso pra nós não é assim algo que TEM QUE ter... pode ter... mas sei lá, nós optamos por não ter. Como o casamento civil foi junto com o religioso e os dois foram direto no salão onde aconteceria a festa, os convidados já estavam sentados em seus lugares... no civil precisávamos cada um de nós de duas testemunhas então ele escolheu um amigo casado e eu uma amiga casada e cada casal foram nossos

  • stela diz: 21 de novembro de 2008

    respectivas testemunhas do civil e se levantaram de seus lugares somente na hora que o tabelião os chamou pelos nomes... foi isso, hehehe

  • Roberta diz: 19 de novembro de 2008

    Olá Gabi... adoro seu blog, mas as vezes ele me deixa preocupada.... ainda não fizemos nada!!! nem salão, nem cardápio, nem convites, nem nada!!!
    Para padrinhos já pensamos em alguns nomes. São pessoas das família e amigos que conhecem a nossa história e nos acompanham desde antes a gente começar a namorar (como muitos dizem, eles já sabiam que a gente ia ficar junto, só a gente que nao saiba).
    Lembra que comentei que ia enviar o post das alianças para ele? Acho que funcionou! bjs

  • Bruna diz: 19 de novembro de 2008

    Nós escolhemos por afinidade e por proximidade!

    Tudo certo!

  • Caroline diz: 19 de novembro de 2008

    Oi Gabi!

    Bom .. nós resolvemos fazer um casamento pequeno, não convidar toda família .. já que lea é mtooooo grande ..
    então usados como critério de escolha dos convidados: irmãos, padrinhos de batizado e crisma, amigos próximos e os padrinhos do casamento.
    Esses nós escolhemos por afinidade .. aqueles que participaram de nossa vida durante o namoro e noivado.
    Acho que foi a melhor escolha!!

    Bjs

  • lu diz: 19 de novembro de 2008

    Quando pensamos na escolha dos nossos padrinhos pensamos em quanto estas pessoas significam para nós, mas não somente nisso pensamos no que realmente poderíamos esperar receber de nossos padrinhos, pensamos nas suas experiências de vida e como, se tivermos algum problema na nossa relação, estas pessoas tão queridas poderam nos ajudar a construir possibilidades para ficarmos juntos. Ao convidar cada um dos nossos 4 casais de padrinhos colocamos os nossos motivos.

  • Aline diz: 19 de novembro de 2008

    Penso em escolher pessoas que conhecem a nossa história, que são especiais pra nós; que realmente torçam pela nossa felicidade!

  • Greici Vidaletti diz: 19 de novembro de 2008

    Optamos por 3 casais de padrinhos para cada lado devido ao tamanho da igreja. Como o altar é pequenino, não gostaríamos de ver nossos padrinhos apertados e com calor. A escolha foi complicada, pois temos muitas pessoas queridas a nossa volta, mas resolvemos da seguinte forma: dos três casais cada um escolheu um casal da família, um casal de amigos de infância e um casal de livre escolha...entre amigos, colegas de profissão, etc. No nosso caso deu muito certo, e todos estão sendo OTIMOS conosco.

Envie seu Comentário