Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A roupa do noivo

06 de janeiro de 2009 14

Terno, fraque, smoking? Qual o traje mais adequado para o noivo? O livro Casamento sem Frescura, da Cláudia Matarazzo, traz um tira-dúvidas sobre o assunto. A autora, assim como eu, defende o uso do terno e a aposentadoria dos fraques nos casamentos. No entanto o que importa mesmo é que o noivo esteja se sentindo bem e, é claro, bonito no dia do seu casamento. O pior erro que ele pode cometer é misturar elementos de um traje e de outro. Nada de fraque com camisa colorida, smoking de uma cor que não seja o preto, gravata borboleta com terno.

Abaixo você lê as explicações da Cláudia sobre cada traje e ficará mais fácil escolher o seu.

CASACA: É um paletó preto curto na frente e com a cauda longa, bipartida. A calça também é preta. A camisa é branca, com colarinho alto dobrado nas pontas. Usa-se gravata borboleta e complementa-se o traje com faixa larga preta na cintura. A casaca praticamente só é usada em casamentos da nobreza e após as nove da noite. Quando o noivo usa casaca todos os convidados devem usar smoking.

DINNER JACKET: Também conhecido como meia-casaca, tem calça preta e paletó curto sem cauda. O restante segue as mesmas regras do uso da casaca. Este traje é usado em casamentos muito formais e à noite.

FRAQUE: A calça do fraque é de tecido risca-de-giz. O paletó é cinza-grafite com cauda longa e deve ser usado abotoado. O coleto é preto e há duas opções de camisa. Com a branca social usa-se gravata social em cinza-prateado. Já com camisa branca de gola alta e pontas dobradas usa-se o plastrom, que é uma gravata de cetim cinza-perolado, mais larga e com pontas arredondadas. O fraque também deve ficar restrito a casamentos muito formais e à noite.

MEIO-FRAQUE: É similar ao fraque. O traje, no entanto, não tem cauda e o paletó é usado desabotoado. Cláudia Matarazzo alerta que o meio-fraque como traje nem existe. Ele é uma versão inventada pelos latinos. Muitos noivos caem na conversa das lojas e o usam para ficar “diferente dos convidados”. Se quiser usar o meio-fraque vista colete preto, camisa social branca e gravata social cinza, nunca o plastrom.

SMOKING: Calça preta com faixa acetinada nas laterais, paletó preto com lapela acetinada, camisa branca (com gola alta opcional) e gravata borboleta preta. Só deve ser usado em eventos black tie ou em eventos que se pede traje a rigor.

TERNO: Consiste em calça, colete e paletó. Vale lembrar que o colete é opcional e não combina com todos os tipos físicos. Fica melhor em homens mais altos e magros. Para quem vai casar à noite o terno pode ser preto, grafite-escuro ou marinho quase preto. A camisa deve ser branca ou de outra cor muito clara. A gravata pede motivos discretos. Os sapatos devem ser pretos e nunca em verniz.

Postado por Gabi

The following two tabs change content below.

Latest posts by (see all)

Comments pelo FB

Comments pelo FB

Comentários (14)

  • Claudia Batista de Deus diz: 31 de janeiro de 2009

    Olá, Boa noite meu casamento vai ser de dia simples e informal gostaria da saber se meu noivo pode usar o fato sem gravata.Ele baixo e tem alt 1,67

  • Bruna Ribeiro diz: 16 de janeiro de 2009

    O terno pode ser risca de giz ou não tem nada a ver?
    bjinhus

  • Taiane diz: 23 de março de 2009

    E a flor na lapela? É obrigatória? Que flor usar? Padrinhos também usam flor?

  • cintia diz: 1 de abril de 2009

    Show, Gabi. Essa vai direto pro noivo!!!! bjs

  • Dimona diz: 6 de janeiro de 2009

    oi linda, eu tb nao sou fã do meio fraque, acho q um terno bem cortado com bom tecido fica lindo e chique, tal qual o noivo da juliana paes

  • Maristela diz: 7 de janeiro de 2009

    Olá!! Também prefiro o terno… acho elegante e refinado sem chance de errar! E PARABÉNS pelo blog, tenho sido uma leitora diária! Um beijo!

  • Roberta Machado diz: 6 de janeiro de 2009

    Olá Gabi!!! Meu noivo vive falando que nao existem “preparativos” para o noivo, não tem “dia do noivo”, salão, essas coisas…. Vou mostrar o post para ele…. quero ver ele escolher o traje rapidamente ;)

  • Adelton diz: 2 de fevereiro de 2010

    Adelton olá Gabi eu estou na maior duvida ,eu achei o casamento do Alexandre pato o jogador de futel muito bonito a roupa branca dele e eu quero casar-me com uma roupa branca como a dele.
    Isso e brega ?

  • gabichanas diz: 2 de fevereiro de 2010

    Adelton, não pegou muito bem entre o pessoal de moda. Eu, particularmente, não gostei muito. Um terno escuro é mais elegante.

  • ANELISE diz: 18 de fevereiro de 2010

    OLA, MEU CASAMENTO SERA NA SEDE CAMPESTRE DA SOCIEDADE DE MEDICINA EM SANTA MARIA, UM LUGAR SIMPLES, CASAMENTO SERA A NOITE NUMA FESTA PARA AMIGOS INTIMUS E FAMILIARES, ESTOU NA DUVIDA O Q MEU NOIVO PODE USAR PARA N ERRAR.

  • Gabi Capez diz: 28 de fevereiro de 2010

    Oi Gabi! Meu noivo é gaúcho e eu paulistana, vamos nos casar em SP. Tenho dúvidas quanto a flor na lapela ou uma folha do meu buquê? Adoro seu blog, é o mais criativo e com conteúdo atual.
    Bjo;
    Gabi

  • Dilema de noivo: compro, alugo ou mando fazer? | Noiva.com por Gabrieli Chanas diz: 4 de outubro de 2010

    [...] Terno, fraque ou smoking? [...]

  • Janaina Regina diz: 24 de fevereiro de 2012

    Meu noivo quer usar smoking, eu acho muito charmoso!
    Ao contrário da autora, gosto também do fraque pra casamento e acho que combinaria com o estilo de vestido que tô procurando. Porém, meu noivo é baixo, acho que nada legal de fraque.

    Adorei o blog, beijos.

  • Gaúcha diz: 17 de fevereiro de 2014

    Oi Gabi!
    Estou com uma dúvida… Meu noivo está pensando em usar o terno slim.. no caso, a calça e o paletó seriam cinza chumbo com colete cinza claro, camisa branca e gravata prata.. será que fica estranho? estou em dúvida quanto ao colete cinza claro…
    Aguardo retorno.
    Obrigada!

Envie seu Comentário